Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2730
Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICA E GÊNERO ENTRE VOZES E LENTES DO PODER JUDICIÁRIO: PRODUÇÃO DE DISCURSOS E IMAGENS DE MULHERES POLÍTICAS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DO TSE (2014 E 2016).
Título(s) alternativo(s): POLITICS AND GENDER AMONG VOICES AND EXPERTS OF THE JUDICIARY: PRODUCTION OF SPEECHES AND IMAGES OF POLITICAL WOMEN IN ADVERTISING PARTS OF THE TSE (2014 AND 2016).
Autor: SANTOS, Michelle Aranha Coelho dos 
Primeiro orientador: CRUZ, Mônica da Silva
Primeiro membro da banca: CRUZ, Mônica da Silva
Segundo membro da banca: NEVES, Ivânia dos Santos
Terceiro membro da banca: CUTRIM, Ilza do Socorro Galvão
Quarto membro da banca: FARIA, Maria da Graça dos Santos
Resumo: Análise da produção de discursos e imagens de mulheres políticas em propagandas do Poder Judiciário, veiculadas nos anos de 2014 e 2016, marcados por eleições presidenciais e municipais, respectivamente. Parte-se dos estudos do filósofo francês Michel Foucault sobre a constituição dos sujeitos e a produção de discursos, por meio de mecanismos de poder que possibilitam novas dimensões dos processos de subjetivação, ao selecionar alguns discursos fazendo-os atuar como verdadeiros, enquanto silenciam e interditam outros. A temática é estudada à luz da Análise do Discurso de linha francesa (AD), sobretudo na sua configuração da terceira fase, marcada por reflexões foucaultianas (2015a, 2015b, 2014, 2013a, 2013b, 2017a, 2017b, 2010a, 2010b, 2004, 1984, 1982) em confluência com reflexões e conceitos propostos pela análise videográfica (DUBOIS, 2004; GERBASE, 2012), dada a natureza audiovisual do corpus. Mobilizam-se, ainda, reflexões da Semiologia Histórica, uma vez que ela permite olhar para o objeto da AD enquanto um objeto, sobretudo, semiológico e de dimensão histórica (COURTINE, 2011; BERNARDES & SARGENTINI, 2014). Para o entendimento das questões de Gênero, serão bases para este estudo teorias feministas pós-estruturalistas (BUTLER, 2017a, 2017b, 2001; LOURO, 2014), que problematizam o objeto mulher, ao tomá-lo em sua diversidade e pluralidade. A metodologia é de base qualitativa e procedimentalmente consiste na análise de três propagandas veiculadas no meio televisivo, as quais insurgiram a partir da campanha Mulher na Política, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2014, e que se seguiram em 2016 como parte da Campanha Igualdade na política. Busca-se observar como as mulheres estão sendo representadas em propagandas do Tribunal Superior Eleitoral e Justiça Eleitoral brasileira, especialmente quais imagens estão sendo ali produzidas mediante certos mecanismos e relações de poder e, ainda, como os discursos ali circulam para constituir o objeto do qual se fala. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é compreender a produção do sujeito-mulher-política em propagandas do Poder Judiciário como um processo discursivo que se dá através de normas, disciplinas, visibilidade e invisibilidade. Nessa investigação, procurar-se-á discutir a que disciplinas as “mulheres” devem obedecer para se tornarem sujeitos políticos, e que enunciados são postos a exercer esse disciplinamento em peças publicitárias desse órgão. Pensa-se, ainda, quais sentidos essas instituições não preveem, ao visibilizarem certos tipos de mulher, retomando uma memória discursiva do senso comum midiático que privilegia certos corpos, ao conferir a falsa ilusão de visibilidade. Nesse sentido, observa-se que em nome de uma suposta democracia, a justiça produz um sujeito que será representado.
Abstract: Analysis of discourse’s production and images of political women in Judiciary’s propagandas that circulated in TV in the years 2014 and 2016, marked presidential and municipal, respectively. It begins with the studies of the philosopher Michel Foucault on the constitution of the subjects and the production of discourse, through mechanisms of power that allow the new actions of the processes of subjectivation, when selecting some discourses making us as affirmative, while silencing and interdicting others. The theme is studied in the light of the French Discourse Analysis (AD), especially in its third phase, marked by foucaultian reflexes (2015a, 2015b, 2014, 2013a, 2013b, 2017a, 2017b, 2010a, 2010b, 2004, 1984, 1982) in conjunction with reflections and concepts (DUBOIS, 2004; GERBASE, 2012), because of the nature audiovisual of the corpus. There is also mobilization of reflections from Historical Semiology, since it allows us to look at the object of the AD as an object, especially semiological and historical dimension (COURTINE, 2011; BERNARDES & SARGENTINI, 2014). For the understanding of Gender issues, post-structuralist feminist theories will be bases for this study (BUTLER, 2017a, 2017b, 2001; LOURO, 2014), that problematize the woman object, taking it in its diversity and plurality. The methodology is qualitative and procedurally based on the analysis of three propagandas transmitted in the television business, which emerged from the Women in Politics campaign of the Supreme Electoral Tribunal (TSE) in 2014 and followed in 2016 as part of the Campaign Equality in politics. It seeks to observe how women are being represented in propagandas of the Superior Electoral Tribunal and Brazilian Electoral Justice, especially which images are being produced there through certain mechanisms and power relations, and also, as the discourses circulate there to constitute the object of which it is spoken. Thus, the general objective of this work is to understand the production of the subject-woman-politics in propagandas of the Judiciary as a discursive process that takes place through norms, disciplines, visibility and invisibility. In this investigation, it will be tried to discuss to what disciplines the "women" must obey to become political subjects, and that statements are put to exercise this discipline in publicity pieces of this organ. It is also thought that these institutions do not envisage senses in the visibilization of certain types of women, recovering a discursive memory of the common sense media that privileges certain bodies, when conferring the false illusion of visibility. In this sense, it is observed that in the name of a supposed democracy, justice produces a subject that will be represented.
Palavras-chave: Discurso; Dispositivos; Gênero; Imagem; Política
Discourse; Apparatus; Gender; Image; Politics
Área(s) do CNPq: Lingüística Aplicada.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Citação: SANTOS, Michelle Aranha Coelho dos. Política e gênero entre vozes e lentes do poder judiciário: produção de discursos e imagens de mulheres políticas em peças publicitárias do TSE (2014 e 2016).. 2019. 188 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2730
Data de defesa: 29-Abr-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelle Aranha.pdfDissertação de Mestrado.3,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.