Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVetter, Silvana Maria de Jesuspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767138627279680por
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graçaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:41Z-
dc.date.available2013-11-27pt_BR
dc.date.issued2006-01-20pt_BR
dc.identifier.citationVETTER, Silvana Maria de Jesus. MEMORIES OF READING OF AGED PEOPLE. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/272-
dc.description.resumoEste trabalho consta de uma investigação sobre as memórias de leitura de pessoas idosas. Tem por objetivo resgatar as memórias de leitura dessas pessoas, através dos seus relatos orais, método que nos permite trazer à tona o processo já vivido, oportunizando a desconstrução de imagens prontas, instituídas socialmente. Com este estudo, procuramos responder às seguintes perguntas: Como se dava a prática da leitura no Maranhão, entre os nascidos nas décadas de 1920 a 1950? Como era a relação das pessoas com o livro? Havia facilidade de acesso à biblioteca? Os materiais de leitura eram obtidos através de empréstimo entre amigos e familiares, ou compras? Para resgatar pontos marcantes da história cultural da leitura, contamos com a abonação dos estudos de Bosi (1994); Certeau (1972); Chartier (1998;1996); Halbwachs (1990); Le Goff (1994); Manguel (1997), entre outros que serviram para a construção teórica desta pesquisa. Assim, com este estudo, nas circunstâncias dos relatos orais, constatamos que o processo histórico da leitura resulta do registro da memória, divulgado nas relações sociais, através de um constante exercício da leitura. Nessa perspectiva, é válido dizer que se muitas pessoas não lêem, é porque não houve, em suas memórias, o registro da necessidade da leitura para a sua própria vida.por
dc.description.abstractThis work consists of an inquiry on the memories of reading of aged people. It has for objective to rescue the memories of reading of these people, through its verbal stories, method that in allows them to bring to emerge the lived process already, using the chance to destroy the ready images, instituted socially. With this study, we look for to answer to the following questions: How was given the practice of the reading in the Maranhão, enters been born in the decades of 1920 the 1950? How was the relation of the people with the book? It had easiness of access to the library? The reading materials were gotten through loan between familiar and friends, or purchases? To rescue important points of the cultural history of the reading, we count on the abomination of the studies of Bosi (1994); Certeau (1972); Chartier (1998;1996); Halbwachs (1990); Le Goff (1994); Manguel (1997), among others that they had served for the theoretical construction of this research. Thus, with this study, in the circumstances of the verbal stories, we evidence that the historical process of the reading results of the register of the memory, divulged in the social relations, through a constant exercise of the reading. In this perspective, it is valid to say that if many people do not read, it is because it did not have in its memories the register of the necessity of the reading for its own life.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silvana vetter.pdf: 818557 bytes, checksum: fdfd4182aa79de70610838fa2f3a6e09 (MD5) Previous issue date: 2006-01-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectMaranhãopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectAged peopleeng
dc.subjectMaranhãoeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMemórias de Leitura de Pessoas Idosaspor
dc.title.alternativeMEMORIES OF READING OF AGED PEOPLEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
silvana vetter.pdf799,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.