Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFURTADO, Taisa Teresa Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874655324591295por
dc.contributor.advisor1ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.contributor.referee1ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Cristianne Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714971389284118por
dc.contributor.referee3SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665907175030944por
dc.contributor.referee4CASTELAR, Marilda-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770576514922680por
dc.date.accessioned2019-06-13T14:59:15Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.identifier.citationFURTADO, Taisa Teresa Gomes. A política de cotas raciais na Universidade Federal do Maranhão: subjetividade e identidade de estudantes negros cotistas como perspectivas de análise.. 2018. 135 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2724-
dc.description.resumoA política de cotas raciais caracteriza-se como uma política de ação afirmativa fundamental na correção das desigualdades e na reparação de uma história de marginalização sofrida pela população negra através da garantia do acesso ao ensino superior. Contudo, tão importante quanto à sua implementação é a assistência e o acompanhamento desses estudantes negros cotistas, no que se refere aos efeitos e implicações subjetivas que o racismo vivenciado no ambiente acadêmico pode ocasionar. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou analisar os processos de construção da subjetividade e da identidade de estudantes negros cotistas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), buscando identificar como se dão as relações raciais na UFMA, demarcando as diferenças entre os cursos de maior nota de corte, relacionar as especificidades das dificuldades enfrentadas pelos estudantes negros cotistas e seu impacto em sua autoestima e autoconceito, além de apontar as estratégias de enfretamento por eles utilizadas frente ao preconceito e à discriminação racial. Foram realizadas entrevistas com oito estudantes dos cursos de maior nota de corte de cada uma das unidades acadêmicas da Cidade Universitária: Direito, Engenharia Química, Medicina e Psicologia. A análise dos dados deu-se à luz do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio-Histórica. Os resultados demonstram que as dificuldades em comum enfrentadas por esses estudantes dizem respeito, em sua maioria, à questão financeira e ao esforço para acompanhar o ritmo do curso e dos demais colegas de turma. Os estudantes negros cotistas tendem a sofrer preconceito racial de maneira mais explícita no seu relacionamento com os professores no curso de Medicina, sofrendo preconceito também pelo fato de serem cotistas. As estratégias de enfrentamento por eles propostas dizem respeito à importância do apoio institucional e dos grupos do movimento negro. Ainda, o ingresso na universidade proporcionou, ou intensificou, o reconhecimento de uma identidade negra por parte dos estudantes cotistas.por
dc.description.abstractThe policy of racial quotas is characterized as a fundamental affirmative action policy in the correction of inequalities and in the repair of a history of marginalization suffered by the black population through the guarantee of access to higher education. However, as important as its implementation is the assistance and follow-up of these black student quotaters, regarding the effects and subjective implications that the racism experienced in the academic environment can cause. In this sense, the present research aimed to analyze the processes of construction of the subjectivity and identity of black students of the Federal University of Maranhão (UFMA), seeking to identify how racial relations in UFMA occur, demarcating the differences between the higher grade courses to relate the specificities of the difficulties faced by black students and their impact on their self-esteem and self-concept, as well as pointing out the coping strategies used by them against prejudice and racial discrimination. Interviews were conducted with eight students from the highest grade courses at each of the academic units of the University City Campus: Law, Chemical Engineering, Medicine and Psychology. Data analysis was based on the theoretical-methodological framework of Socio-Historical Psychology. The results show that the common difficulties faced by these students are mostly the financial question and the effort to keep pace with the course and other classmates. Black quotations students tend to suffer racial prejudice more explicitly in their relationship with teachers in medical school, and are also prejudiced by the fact that they are quota holders. The coping strategies proposed by them concern the importance of institutional support and groups of the black movement. Moreover, admission to university provided or intensified the recognition of a black identity on the part of quota students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-06-13T14:59:15Z No. of bitstreams: 1 Taisa Furtado.pdf: 1580275 bytes, checksum: 0ed179b9a6a08e290eb15a673b68e8cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T14:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Taisa Furtado.pdf: 1580275 bytes, checksum: 0ed179b9a6a08e290eb15a673b68e8cf (MD5) Previous issue date: 2018-09-03eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRacismo; Cotas raciais; Subjetividade; Identidadepor
dc.subjectRacism; Racial quotas; Subjectivity; Identityeng
dc.subject.cnpqPsicologia Socialpor
dc.titleA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: subjetividade e identidade de estudantes negros cotistas como perspectivas de análise.por
dc.title.alternativeTHE POLICY OF RACIAL QUOTAS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO: subjectivity and identity of black student analyze.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taisa Furtado.pdfDissertação de Mestrado.1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.