Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Ana Meire Filgueira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266160654379453por
dc.contributor.advisor1LAMEIRA, Valeria Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415132477088981por
dc.contributor.referee1LAMEIRA, Valeria Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415132477088981por
dc.contributor.referee2SOUSA, Francisco de Jesus Siva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9859985236057053por
dc.contributor.referee3FURTADO, Maria Conceição-
dc.date.accessioned2019-06-13T12:45:18Z-
dc.date.issued2018-01-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Meire Filgueira dos. Contribuição da teoria psicanalítica ̶ de Freud, lida com Lacan – à escuta de crianças no contexto da justiça da infância e juventude.. 2018. 22 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2721-
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre as contribuições da teoria psicanalítica à escuta de crianças no contexto da justiça da infância e da juventude, em que se objetiva identificar qual lugar subjetivo encontram-se crianças em situação judicial ̶ o que certifica autenticidade às suas narrativas, com os alicerces da teoria do inconsciente proposta pelo referencial da psicanálise de Freud, lida com Lacan. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza qualitativa, baseada no método psicanalítico, que não se destina a obtenção de dados exatos para comprovação de hipótese, mas empreender a análise de uma experiência em que o pesquisador está implicado e é por ela afetado. Aborda-se a inserção da psicologia no meio jurídico e alguns dos momentos marcantes ao longo deste percurso, dentre os quais se destaca a presença do psicólogo na justiça da infância e juventude com fins de realização de perícia psicológica junto às crianças e adolescentes, legalmente estabelecida como se pode verificar no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990). Adverte-se que o protagonismo infantil constitui realidade recente que contou com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), que defende a participação efetiva da criança em toda ação que lhe seja levada a efeito pelas instituições públicas, devendo ser escutada conforme suas formas peculiares de expressão. A análise empreendida está apoiada nas evidências apresentadas por Freud (1856- 1939) em sua teoria psicanalítica que nos convence da legitimidade do aparelho psíquico, que não se reduz à consciência e é sobredeterminado pelo inconsciente, do qual sofre significativas e frequentes determinações. Seguem-se alguns pontos do ensino de Lacan (1901-1981), que parte do inconsciente freudiano e propõe sua teoria do sujeito, de sua constituição e articulação pela linguagem na relação com o outro. Neste sentido, adotando essa perspectiva, pretende-se mostrar que o psicólogo atuante na justiça da infância e juventude, ao dedicar sua escuta ao sujeito que ali comparece, nas entrelinhas das narrativas da criança não confunde o psíquico com o consciente, não se fixa nos dados fenomênicos ou na busca apenas de informações que comprovem o fato em apreço, vai além: à singularidade do sujeito.por
dc.description.abstractThe present study focuses on the contributions of psychoanalytic theory to listen to children in the context of Justice for children and youth, which aims to identify a subjective place children in judicial situation, certifying the authenticity of their narratives, with the foundations of the theory of the subject proposed by theoretical psychoanalysis of Freud, Lacan handles. It is a theoretical research qualitative in nature, based on the psychoanalytic method, which is not intended for obtaining accurate data for proof of hypothesis, but undertake the analysis of an experiment in which the researcher is involved and is affected by it. Deals with the integration of psychology and legal means some of the remarkable moments along that route, among which stands out the presence of the psychologist at Justice for children and youth, legally established as can be seen in the Statute of the child and adolescent (Law 8,069/1990), with the purpose of realization of psychological expertise with children and adolescents. Strengthening the child role, comes more recently with the Legal framework of the early childhood (13,257 Law/2016), which supports the effective participation of the child in every action to be undertaken by public institutions and should be heard as its forms expression peculiar The evidence presented by Freud (1856-1939) in psychoanalytic theory in your convinced of the legitimacy of that Psychic apparatus cannot be reduced to consciousness, but is determined the unconscious, and suffers significant and frequent determinations. Lacan (1964/1985) ratifies the subject of the unconscious and your constitution and articulation by the language, from the relation with the other. In this sense, adopting this perspective, psychologist active in justice for children and youth is dedicated to listening your subject that appears between the lines of the narratives of the child and believes that the psychic is intertwined with the conscious. Therefore, the focus of your listen not secure fenomênicos data, i.e. stop just looking for information proving the fact reported, but to go beyond, a singularity from the subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-06-13T12:45:18Z No. of bitstreams: 1 Ana Meire Filgueira dos Santos.pdf: 500545 bytes, checksum: f0aea2810a8ff38f3f402efebe2b03a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T12:45:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Meire Filgueira dos Santos.pdf: 500545 bytes, checksum: f0aea2810a8ff38f3f402efebe2b03a3 (MD5) Previous issue date: 2018-01-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria Psicanalítica; Escuta; Contexto jurídicopor
dc.subjectPsychoanalysis; Listening; Judicial Contexteng
dc.subject.cnpqIntervenção Terapêutica.por
dc.titleCONTRIBUIÇÃO DA TEORIA PSICANALÍTICA ̶ DE FREUD, LIDA COM LACAN – À ESCUTA DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DA JUSTIÇA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE.por
dc.title.alternativeCONTRIBUTION OF FREUD'S PSYCHOANALYTIC THEORY ̶, READ WITH LACAN – LISTENING TO CHILDREN IN THE CONTEXT OF CHILDHOOD JUSTICE AND YOUTH.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Meire Filgueira dos Santos.pdfDissertação de Mestrado.488,81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.