Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/272
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias de Leitura de Pessoas Idosas
Título(s) alternativo(s): MEMORIES OF READING OF AGED PEOPLE
Autor: Vetter, Silvana Maria de Jesus 
Primeiro orientador: MOTTA, Diomar das Graças
Resumo: Este trabalho consta de uma investigação sobre as memórias de leitura de pessoas idosas. Tem por objetivo resgatar as memórias de leitura dessas pessoas, através dos seus relatos orais, método que nos permite trazer à tona o processo já vivido, oportunizando a desconstrução de imagens prontas, instituídas socialmente. Com este estudo, procuramos responder às seguintes perguntas: Como se dava a prática da leitura no Maranhão, entre os nascidos nas décadas de 1920 a 1950? Como era a relação das pessoas com o livro? Havia facilidade de acesso à biblioteca? Os materiais de leitura eram obtidos através de empréstimo entre amigos e familiares, ou compras? Para resgatar pontos marcantes da história cultural da leitura, contamos com a abonação dos estudos de Bosi (1994); Certeau (1972); Chartier (1998;1996); Halbwachs (1990); Le Goff (1994); Manguel (1997), entre outros que serviram para a construção teórica desta pesquisa. Assim, com este estudo, nas circunstâncias dos relatos orais, constatamos que o processo histórico da leitura resulta do registro da memória, divulgado nas relações sociais, através de um constante exercício da leitura. Nessa perspectiva, é válido dizer que se muitas pessoas não lêem, é porque não houve, em suas memórias, o registro da necessidade da leitura para a sua própria vida.
Abstract: This work consists of an inquiry on the memories of reading of aged people. It has for objective to rescue the memories of reading of these people, through its verbal stories, method that in allows them to bring to emerge the lived process already, using the chance to destroy the ready images, instituted socially. With this study, we look for to answer to the following questions: How was given the practice of the reading in the Maranhão, enters been born in the decades of 1920 the 1950? How was the relation of the people with the book? It had easiness of access to the library? The reading materials were gotten through loan between familiar and friends, or purchases? To rescue important points of the cultural history of the reading, we count on the abomination of the studies of Bosi (1994); Certeau (1972); Chartier (1998;1996); Halbwachs (1990); Le Goff (1994); Manguel (1997), among others that they had served for the theoretical construction of this research. Thus, with this study, in the circumstances of the verbal stories, we evidence that the historical process of the reading results of the register of the memory, divulged in the social relations, through a constant exercise of the reading. In this perspective, it is valid to say that if many people do not read, it is because it did not have in its memories the register of the necessity of the reading for its own life.
Palavras-chave: Leitura
Idoso
Maranhão
Reading
Aged people
Maranhão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: VETTER, Silvana Maria de Jesus. MEMORIES OF READING OF AGED PEOPLE. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/272
Data de defesa: 20-Jan-2006
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
silvana vetter.pdf799,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.