Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUtta, Bergson Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5749013976082281por
dc.contributor.advisor1BONFIM, Maria Núbia Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343958564608936por
dc.contributor.referee1Melo, Maria Alicept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:41Z-
dc.date.available2014-03-24pt_BR
dc.date.issued2011-09-26pt_BR
dc.identifier.citationUTTA, Bergson Pereira. EDUCATIONAL PRACTICE IN HIGHER EDUCATION OF UFMA: theoretical concepts and methodological implications in bachelor of education. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/271-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva conhecer a Prática Educativa realizada no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMA. O estudo propôs-se a responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as implicações das metodologias utilizadas pelos docentes do Curso de licenciatura em Pedagogia na sua prática educativa na UFMA? No levantamento bibliográfico sobre a Prática Educativa, buscamos teorizar a práxis e as tendências teóricas do ensino, bem como historicizar o Ensino Superior. Para tanto, nos apropriamos dos estudos teóricos sobre a práxis em Vásquez (1990) e Freire (1987), sobre a prática educativa sob o olhar de Zabala (1998) e as tendências teórico-práticas, segundo as análises de Libâneo (1985). Para nossa investigação, elegemos a técnica de análise de conteúdos. Aplicamos questionários de perfil com os pesquisadores e depois realizamos entrevistas, bem como conhecemos o Projeto Político Pedagógico do Curso, com o intuito de compreender qual o sentido de prática vem sendo dado às experiências pedagógicas. Constatamos que a Prática Educativa desenvolvida pelos professores no Curso de Pedagogia desta universidade vem se pautando numa linha progressista, o que evidencia pelas variadas metodologias e formas de atuação, que incluem o planejamento do trabalho educativo, a motivação e a estimulação dos discentes.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate the educational practice conducted in the Pedagogy course of UFMA. The study meant to answer the following research question: What are the implications of the methodologies used by teachers of the Pedagogy course in their educational practice at UFMA? In the literature on educational practice, it was theorized on the practice and theoretical teaching trend, as well as historicizing Graduation system of Education, observing how this practice has been developed in its interior. Thus, theoretical studies were done on praxis based on Vázquez (1990) and Freire (1987), on the educational practice under the studies of Zabala (1998) and theory and practional trends, according to the analysis of Libâneo (1985). For this investigation, it was chosen the content analysis technique, with theoretical support in Bardin (1977), in which can be verified a set of events, then process the data and analyze its contents. Profile questionnaires were applied to respondents and then interviews conducted in order to know the Educations Programme of the Course, focusing on the teaching experience. It was found that the educational practice developed by the professors in the Pedagogy course of this university has been based on a progressive line, what has been evidenced by various methods action forms, including the planning of the educational work, motivation and stimulation of students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Bergson.pdf: 1594131 bytes, checksum: 4ecdeb3f214e3031de7149afc182c1d7 (MD5) Previous issue date: 2011-09-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática Educativapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPráxispor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectTendências Teóricaspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEducational Practiceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPraxiseng
dc.subjectMethodologieseng
dc.subjectTheoretical Trendseng
dc.subjectMotivationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR DA UFMA: concepções teóricas e implicações metodológicas no Curso de Licenciatura em Pedagogiapor
dc.title.alternativeEDUCATIONAL PRACTICE IN HIGHER EDUCATION OF UFMA: theoretical concepts and methodological implications in bachelor of educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Bergson.pdf1,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.