Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LIMA, Thacyla De Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5822658991850778 | por |
dc.contributor.advisor1 | SOARES NETO, Carlos de Salles | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1512846862093142 | por |
dc.contributor.referee1 | SOARES NETO, Carlos de Salles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1512846862093142 | por |
dc.contributor.referee2 | TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9943003955628885 | por |
dc.contributor.referee3 | VALE, Samyr Beliche | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1531971102610447 | por |
dc.contributor.referee4 | AZEVEDO, Roberto Gerson de Albuquerque | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6421094349482352 | por |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T20:39:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-18 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Thacyla De Sousa. Boas práticas de reuso na autoria de objetos de aprendizagem. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2702 | - |
dc.description.resumo | Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos digitais reusáveis marcados com metadados que podem ser usados para apoiar a educação. O reúso, como forma de melhorar os recursos educacionais e facilitar e acelerar o processo de autoria, tem sido um tema importante desde os primeiros esforços de pesquisa em OAs. De fato, tem havido propostas em documentos de OAs e formatos de metadados e em ferramentas de autoria que permitem personalização e que suportam um processo de autoria para OAs. Este trabalho tem como objetivo identificar as boas práticas de reúso que melhoram a autoria de OAs e explorar essas boas práticas na evolução de uma ferramenta de autoria. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Como resultado da revisão foram selecionados 47 artigos que apresentam um modelo para representar OAs ou uma ferramenta de autoria. Além disso, algumas das boas práticas identificadas foram utilizadas na evolução da ferramenta de autoria Cacuriá. As funcionalidades adicionadas foram avaliadas em um experimento com 11 professores/tutores. Os resultados mostram que as boas práticas adicionadas podem facilitar a autoria de OAs. Ao fornecer uma visão geral e ainda ausente das abordagens atuais, este trabalho identifica problemas de pesquisa em aberto e caminhos a seguir visando um melhor suporte para o reúso nos processos de criação de OAs. | por |
dc.description.abstract | Learning Objects (LOs) are reusable digital resources tagged with metadata that can be used to support education. Reusability, as a way to improve the educational resources and to ease and speed up the authoring proccess, has been an important theme since the first research efforts on LOs. Indeed, there have been proposals on both LOs document and metadata formats and on authoring tools that allow customization and that support an authoring process for LOs. Therefore, this work aims to identify good reuse practices that improve OA authoring and to explore these good practices in the evolution of an authoring tool. For this, a systematic review of the literature was carried out. As a result of the review, we selected 47 articles that present a model to represent OAs or an authoring tool. In addition, some of the good practices identified were used to improve an authoring tool. The added functionalities were evaluated in an experiment with 11 teachers/tutors. The results showed that the good practices added improved and eased the authoring of LOs. By providing an overview of and what is still missing in the current approaches, this thesis is also useful to identify open research problems and paths to follow aiming at a better support for the reuse in the LO authoring processes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-06-03T20:39:04Z No. of bitstreams: 1 THACYLA-Lima.pdf: 3074268 bytes, checksum: b0272597f0a39d67c622b93bd6b889e8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-03T20:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THACYLA-Lima.pdf: 3074268 bytes, checksum: b0272597f0a39d67c622b93bd6b889e8 (MD5) Previous issue date: 2019-04-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Reúso | por |
dc.subject | Autoria | por |
dc.subject | Ferramenta de autoria | por |
dc.subject | OA | por |
dc.subject | Learning objects | por |
dc.subject | Reuse | por |
dc.subject | Authoring | por |
dc.subject | Authoring tool | por |
dc.subject | LO | por |
dc.subject.cnpq | Teoria da Computação | por |
dc.title | Boas práticas de reuso na autoria de objetos de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Good practices for reuse of learning objects | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THACYLA-Lima.pdf | Dissertação de Mestrado | 3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.