Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Thacyla De Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822658991850778por
dc.contributor.advisor1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee2TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943003955628885por
dc.contributor.referee3VALE, Samyr Beliche-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1531971102610447por
dc.contributor.referee4AZEVEDO, Roberto Gerson de Albuquerque-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6421094349482352por
dc.date.accessioned2019-06-03T20:39:04Z-
dc.date.issued2019-04-18-
dc.identifier.citationLIMA, Thacyla De Sousa. Boas práticas de reuso na autoria de objetos de aprendizagem. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2702-
dc.description.resumoObjetos de Aprendizagem (OAs) são recursos digitais reusáveis marcados com metadados que podem ser usados para apoiar a educação. O reúso, como forma de melhorar os recursos educacionais e facilitar e acelerar o processo de autoria, tem sido um tema importante desde os primeiros esforços de pesquisa em OAs. De fato, tem havido propostas em documentos de OAs e formatos de metadados e em ferramentas de autoria que permitem personalização e que suportam um processo de autoria para OAs. Este trabalho tem como objetivo identificar as boas práticas de reúso que melhoram a autoria de OAs e explorar essas boas práticas na evolução de uma ferramenta de autoria. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Como resultado da revisão foram selecionados 47 artigos que apresentam um modelo para representar OAs ou uma ferramenta de autoria. Além disso, algumas das boas práticas identificadas foram utilizadas na evolução da ferramenta de autoria Cacuriá. As funcionalidades adicionadas foram avaliadas em um experimento com 11 professores/tutores. Os resultados mostram que as boas práticas adicionadas podem facilitar a autoria de OAs. Ao fornecer uma visão geral e ainda ausente das abordagens atuais, este trabalho identifica problemas de pesquisa em aberto e caminhos a seguir visando um melhor suporte para o reúso nos processos de criação de OAs.por
dc.description.abstractLearning Objects (LOs) are reusable digital resources tagged with metadata that can be used to support education. Reusability, as a way to improve the educational resources and to ease and speed up the authoring proccess, has been an important theme since the first research efforts on LOs. Indeed, there have been proposals on both LOs document and metadata formats and on authoring tools that allow customization and that support an authoring process for LOs. Therefore, this work aims to identify good reuse practices that improve OA authoring and to explore these good practices in the evolution of an authoring tool. For this, a systematic review of the literature was carried out. As a result of the review, we selected 47 articles that present a model to represent OAs or an authoring tool. In addition, some of the good practices identified were used to improve an authoring tool. The added functionalities were evaluated in an experiment with 11 teachers/tutors. The results showed that the good practices added improved and eased the authoring of LOs. By providing an overview of and what is still missing in the current approaches, this thesis is also useful to identify open research problems and paths to follow aiming at a better support for the reuse in the LO authoring processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-06-03T20:39:04Z No. of bitstreams: 1 THACYLA-Lima.pdf: 3074268 bytes, checksum: b0272597f0a39d67c622b93bd6b889e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-03T20:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THACYLA-Lima.pdf: 3074268 bytes, checksum: b0272597f0a39d67c622b93bd6b889e8 (MD5) Previous issue date: 2019-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectReúsopor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectFerramenta de autoriapor
dc.subjectOApor
dc.subjectLearning objectspor
dc.subjectReusepor
dc.subjectAuthoringpor
dc.subjectAuthoring toolpor
dc.subjectLOpor
dc.subject.cnpqTeoria da Computaçãopor
dc.titleBoas práticas de reuso na autoria de objetos de aprendizagempor
dc.title.alternativeGood practices for reuse of learning objectseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THACYLA-Lima.pdfDissertação de Mestrado3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.