Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/270
Tipo do documento: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS REPERCUSSÕES NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): THE TEACHER TRAINING AND THE REPERCUSSIONS PROFESSIONAL PRACTICE OF GRADUATES OF SPECIALIZATION COURSES IN HIGHER EDUCATION METHODOLOGY IN SAO LUIS MARANHÃO
Autor: Almeida, Ozana Lins Siqueira 
Primeiro orientador: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Primeiro membro da banca: Moraes, Lélia Cristina Silveira de
Resumo: O presente estudo analisa a formação de professores e as repercussões dessa formação na prática profissional de egressos de cursos de especialização em metodologia do ensino superior em duas Instituições de Ensino Superior na cidade de São Luís no Maranhão. Para isso, procuramos fazer um breve resgate histórico sobre a formação de professores no Brasil. Em seguida, analisamos os fundamentos teórico-metodológicos norteadores da formação de professores. Adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica com apoio teórico encontrado em estudos de pesquisadores como Severino (2002), Lakatos e Marconi (2002), entre outros. Tivemos como campo empírico da investigação duas Instituições de Ensino Superior, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão (CAPEM); e como sujeitos, os egressos do ano de 2010 do curso de especialização em metodologia do ensino superior dessas instituições. Para a investigação do objeto de estudo apoiamo-nos em Silva Junior e Sguissardi (2001), Nascimento e Melo (2009), Cabral Neto, Nascimento e Chaves (2011), entre outros, no que concerne à Educação Superior. Em Nóvoa (1995), Anastasiou e Pimenta (2002), Masetto (2003), Gatti (2009), Tardif e Lessard (2011), no que se refere à formação de professores. Os estudos bibliográficos e documentais subsidiaram a análise dos dados coletados por meio de instrumentos metodológicos, como questionários e entrevistas que foram aplicados aos egressos dos cursos. No universo pesquisado, cerca de 70% dos egressos afirmaram a relevância do curso e dos saberes adquiridos, como os pedagógicos, como suporte para o exercício da docência em curso superior. Contraditoriamente, as disciplinas mais afinadas com a fundamentação teórica não assumiram, para os egressos, o mesmo papel.
Abstract: This study analyzes the training of teachers and the impact of such training in the professional practice of graduates of specialized courses in methodology of higher education in two higher education institutions in the city of Sao Luis in Maranhao. For that, we give a brief historical survey about teacher education in Brazil. Then we analyze the guiding theoretical and methodological foundations of teacher education. We used a qualitative approach, by means of literature, documentary analysis and empirical research with theoretical support found in studies of researchers such as Severino (2002), Lakatos and Marconi (2002), among others. We had such empirical field research two Institutions of Higher Education, the Federal University of Maranhão (UFMA) and the Center for Assessment, Planning and Education of Maranhão (CAPEM) and as subjects, the graduates of the year 2010 the specialization course in methodology these institutions of higher education. For the investigation of the subject matter we rely on Silva Junior and Sguissardi (2001), Birth and Melo (2009), Cabral Neto Nascimento and Keys (2011), among others, with regard to Higher Education. In Nóvoa (1995), Anastasiou and Pepper (2002), Masetto (2003), Gatti (2009), Tardif and Lessard (2011), with regard to teacher training. Bibliographic and documentary studies contributed data analysis collected through methodological tools, such as questionnaires and interviews were applied to graduates of the programs. In the group studied, about 70% of the graduates stated the relevance of the course and acquired knowledge, such as teaching, as support for the practice of teaching in higher education. Paradoxically, the more in tune with the subjects took no theoretical basis for the graduates, the same role.
Palavras-chave: Trabalho docente
Formação do professor
Ensino Superior
Teaching
Teacher education
Higher Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ALMEIDA, Ozana Lins Siqueira. THE TEACHER TRAINING AND THE REPERCUSSIONS PROFESSIONAL PRACTICE OF GRADUATES OF SPECIALIZATION COURSES IN HIGHER EDUCATION METHODOLOGY IN SAO LUIS MARANHÃO. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/270
Data de defesa: 31-Mai-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao Ozana.pdf562,47 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.