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Tipo do documento: Tese
Título: A UTILIZAÇÃO DE “SERIOUS GAMES” COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS EM ENDODONTIA.
Título(s) alternativo(s): THE USE OF "SERIOUS GAMES" AS TOOLS EDUCATIONAL IN ENDODONTIA.
Autor: AZEVEDO, Izabelle Maria Cabral de 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de
Primeiro coorientador: SOUZA, Soraia de Fátima Carvalho
Primeiro membro da banca: MACEDO, Mary Caroline Skelton
Segundo membro da banca: MAIA, Cláudia de Castro Rizzi
Terceiro membro da banca: MONIER, Elza Bernardes
Quarto membro da banca: LOPES, Fernanda Ferreira
Quinto membro da banca: OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de
Resumo: O desenvolvimento científico e tecnológico é motivo de mudanças em diversas áreas, inclusive no setor de saúde. Dentro desse contexto, surgiram os chamados Jogos Sérios (do inglês, Serious Games) que estão inseridos na área educacional. Um Jogo Eletrônico educativo para a prática pedagógica pode propiciar novas concepções de ensinoaprendizagem em um ambiente interativo estimulando a memória e a concentração. Tanto jogos como simuladores são amplamente utilizados em educação na área da saúde. Em hospitais de ensino, por exemplo, os estudantes simulam situações com colegas e pacientes além de praticarem suas habilidades clínicas. Na Odontologia existem poucos relatos sobre a utilização de jogos sérios no auxílio ao aprendizado. O ensino da especialidade Endodontia deve preparar o futuro profissional para a realização de procedimentos endodônticos, procedimentos de urgência, prescrição de medicamentos e principalmente obtenção de diagnósticos corretos, garantindo a autonomia do cirurgião-dentista em seu ambiente de trabalho. Assim, o objetivo desta tese foi observar o que tínhamos sobre este tema relacionado a jogos sérios, construir um game educativo na área e aplicá-lo com estudantes do último ano de graduação em Odontologia. O primeiro capítulo resolvemos construir um game do tipo quiz que testa os conhecimentos já adquiridos, validando técnica e pedagogicamente as questões utilizadas na temática de Urgências Endodônticas. O jogo já encontra-se disponível na plataforma Android para download. No segundo capítulo aplicamos o game com alunos do último ano de graduação para avaliarmos através de um questionário baseado no EGameFlow se um serious game pode ser utilizado como ferramenta de melhoria do conhecimento. Através disso pudemos observar que todas as categorias contempladas foram avaliadas positivamente, principalmente aquelas relacionas à melhoria do conhecimento. A partir desta iniciativa, surge a perspectiva da abordagem dos serious games em maior escala, já que a sua utilização tem ganhado destaque pelo seu potencial de alcance e impacto social.
Abstract: Scientific and technological development is a subject of change in several areas, including in the health sector. Within the context, the games Serious Games, that are inserted in the educational area appeared. An Educational Electronic Game for pedagogical practice can provide new concepts of teaching-learning in an interactive environment stimulating memory and concentration. Both games and simulators are widely used in health education. In teaching hospitals, for example, students simulate situations with colleagues and patients in addition to practicing their clinical skills. In dentistry there are few reports about the use of serious games to aid learning. The teaching of the Endodontics specialty should prepare the future professional for the accomplishment of endodontic procedures, emergency procedures, prescription of medicines and mainly obtaining correct diagnoses, guaranteeing the autonomy of the dental surgeon in his work environment. Thus, the purpose of this thesis was to observe what we had on this topic related to serious games, build an educational game in the area and apply it with students of the last year of graduation in Dentistry. The first chapter we decided to build a quiz game that tests the knowledge already acquired, validating technically and pedagogically the issues used in the issue of Endodontic Emergencies. The game is now available on the Android platform for download. In the second chapter we applied the game to students of the last year of graduation to evaluate through a questionnaire based on EGameFlow if a serious game can be used as a tool to improve knowledge. Through this we could observe that all the contemplated categories were evaluated positively, mainly those related to the improvement of knowledge. From this initiative, the perspective of serious games approach appears on a larger scale, since its use has been highlighted by its potential of reach and social impact.
Palavras-chave: Educação em Odontologia; Jogos; Endodontia; Avaliação Educacional; Estudantes de Odontologia
Dental Education; Games; Endodontics; Educational Evaluation; Dental Students
Área(s) do CNPq: Odontologia.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA I/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA/CCBS
Citação: AZEVEDO, Izabelle Maria Cabral de. A utilização de “serious games” como ferramentas educacionais em Endodontia.. 2018. 78 folhas. Tese( Programa de Pós-Graduação em Odontologia/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2676
Data de defesa: 12-Dec-2018
Appears in Collections:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

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