Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Amanda da Silva e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456965713206383por
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058185567130333por
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058185567130333por
dc.contributor.referee2CUTRIM, Klautenys Dellene Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310600393313804por
dc.contributor.referee3LEAL, Ana Regina Barros Rêgo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3007129823835577por
dc.date.accessioned2019-05-17T16:38:12Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda da Silva e. Revista do Norte: a impressão fotográfica e a impressão social da São Luís no começo do século XX. 2019.138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2671-
dc.description.resumoA presente pesquisa realiza uma investigação sobre a Revista do Norte, uma publicação de literatura e arte, ilustrada com fotografias, produzida e impressa no Maranhão, por Alfredo Teixeira e Antônio Lobo, com duração de cinco anos, entre 1901 e 1906. O escopo deste trabalho é saber quais são as representações de cidade que orientavam a publicação das fotografias na Revista, entender os critérios utilizados pelos editores na seleção desse material fotográfico. O trabalho contextualiza a Revista do Norte e seus realizadores na história da imprensa ilustrada, não só maranhense, mas brasileira, no final do século XIX e início do XX, com destaque para alguns periódicos ilustrados publicados no Maranhão, aliado ao desenvolvimento tipográfico e do progresso dos processos técnicos de reprodução e impressão de imagens. O destaque é para a Typogravura Teixeira e o trabalho gráfico realizado na revista. Compreender, portanto, quais eram os discursos das práticas e representações (CHARTIER,1982) sociais de cidade, que a revista queria passar através das fotografias escolhidas para ilustrar a publicação. Para isso, foi necessário identificar e analisar o lugar social em que a revista estava inserida e o cenário que a cidade de São Luís estava imersa naquele início de século XX. A revista foi gerada a partir de um projeto de Alfredo Teixeira em conjunto com o jornalista Antônio Lobo, uma das lideranças do grupo de intelectuais maranhenses autodenominados de os Novos Atenienses (1890-1930). O grupo atuava sobre a circunstância de decadência econômica e cultural da cidade de São Luís no final do XIX e início do XX. Este grupo queria apresentar uma reação transformadora deste cenário e retomar a forja do discurso de passado glorioso, de riqueza material, cultural e, sobretudo, literário, daquela geração criadora do epíteto da Atenas Brasileira. Para o entendimento da criação mitológica da Atenas Brasileira, recorremos à explicação crítica dos discursos criados e perpetuados ao longo dos séculos, baseado, principalmente, nos estudos de Borralho (2011) e Martins (2006). Por fim, será realizada uma análise temática das fotografias através de um recorte representativo das imagens referentes à cidade de São Luís. Baseado num diálogo interdisciplinar, confrontaremos essas imagens com as representações da cidade relatada pela historiografia, pela imprensa e pela literatura.por
dc.description.abstractThis paper presentes an investigation about Revista do Norte (North Journal), a literature and art publication, ilustrated with photographs, produced and printed in Maranhão, by Antônio Lobo and Alfredo Teixeira, lasting 5 years, from 1901 to 1906. The scope of this research is to know what purposes the work is like the representations of the city that guide the publication of the images in the magazine, as well as the documents for the editors in the assembly of the photographic material. The reserarch contextualizes Revista do Norte and its directors in the history of illustrated press, not only in Maranhão, but in the entire country by the late 19th and early XIX century, featuring some illustrated journals published in Maranhao, as well as the typographic development and the progress on the technical processes of reproduction and printing images. It is noteworthy the Teixeira Tipogravura and the graphic work done for the jornal.Understand, thus, what we were the discourses of practices and representations (CHARTIER, 1982), which is a magazine to move to the photographs chosen to illustrate a publication. For this, it was necessary to identify and analyze the social place in which the magazine was inserted and the scenario that the city of São Luís was imminent in the early 20th century. The magazine was generated from a project of Alfredo Teixeira together with the journalist Antônio Lobo, one of the leaders of the group of Maranhão intellectuals, called the New Athenians (1890-1930). The research group on the circumstance of the economic and cultural decadence of the city of São Luís in the late 19th and early 20th century. This group wanted to present a reaction aiming to change this situation and resume the speech of a glorious past of material and cultural wealth and mostly literary from that generation that created the epiphet of Atenas Brasileira (Brazilian Athens). To understand the creation of the mythological Brazilian Athens, we resort to the critical explanation on the speeches created and held through centuries, based mainly on the studies of Borralho (2011) and Martins (2006). Lastly, based on an interdisciplinary dialogue, we will confront the images as representations of the city related by historiography, the press and literature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-05-17T16:38:12Z No. of bitstreams: 1 AmandaSilva.pdf: 7615152 bytes, checksum: a0374097f82fbf306aa50bdce74fe32d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T16:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmandaSilva.pdf: 7615152 bytes, checksum: a0374097f82fbf306aa50bdce74fe32d (MD5) Previous issue date: 2019-01-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRevista do Nortepor
dc.subjectRevistas ilustradaspor
dc.subjectSão Luíspor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectRevista do Norteeng
dc.subjectIllustrated journalseng
dc.subjectSão Luíseng
dc.subjectPhotographeng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.subject.cnpqFotografiapor
dc.titleRevista do Norte: a impressão fotográfica e a impressão social da São Luís no começo do século XXpor
dc.title.alternativeRevista do Norte: photographic print and social impression of São Luís at the beginning of the 20th centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaSilva.pdfDissertação de Mestrado7,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.