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Tipo do documento: Dissertação
Título: Empreendimentos digitais no jornalismo: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inserção no mercado
Título(s) alternativo(s): Digital entrepreneurship in journalism: new models of news content dissemination and market insertion
Autor: ABREU, Poliana Marta Ribeiro de 
Primeiro orientador: FERREIRA JUNIOR, José Ribamar
Primeiro membro da banca: FERREIRA JUNIOR, José Ribamar
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Terceiro membro da banca: DORNELLES, Beatriz Corrêa Pires
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo analisar o Nexo Jornal e localizá-lo no cenário dos novos empreendimentos digitais de jornalismo, caracterizados não apenas como novas formas de difusão de conteúdos noticiosos, mas de modelos de negócios viáveis. Outro objetivo deste estudo foi identificar as características dessas iniciativas nativas digitais e tentar perceber até que ponto elas se configuram como novas formas de os jornalistas se inserirem no mercado, uma vez que muitos desses novos empreendimentos foram criados por profissionais que atuaram na mídia tradicional, cujo momento de crise financeira tem resultado em um número crescente de demissões.Diante de muitas transformações na prática jornalística, principalmente por causa dos processos de convergência midiática e integração de redações, como apontam Canavilhas (2014) e Salaverria (2008), foi realizado um levantamento com 69 empreendimentos digitais no Brasil a fim de construir este cenário do chamado jornalismo independente e inovador. Para esta pesquisa interdisciplinar, a metodologia escolhida foi o estudo de caso, por se tratar de um objeto específico (Nexo Jornal) dentro de um cenário maior, e análise de conteúdo, descritiva e analítica, na busca pela compreensão do funcionamento do site do veículo em questão, bem como das ferramentas que utiliza, entre as quais a newsletter e o podcast. Antes do estudo de caso propriamente dito, foi realizado, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018, um levantamento para que se tentasse entender como estão caracterizados os novos empreendimentos digitais de jornalismo. Com base em um mapeamento da Agência Pública, chegou-se a 69 sites, que foram visitados em busca de cinco informações relevantes (categorias de análise): estado de origem, ano de criação, tipo de conteúdo, modelo de negócios e ferramentas utilizadas. Com base nos dados levantados, foi possível identificar que a maioria desses sites, embora se configurem como práticas sociocomunicativas, ainda estão concentrados no eixo Sudeste-Sul do país. Além disso, a maioria ainda aposta em mais de um modelo de financiamento para conseguir se manter e produzem conteúdos bastante distintos (segmentados).Já sobre a análise de conteúdo específica sobre o Nexo Jornal, um veículo criado em 2015 com a proposta de contextualizar as informações e que sobrevive por meio de assinaturas, observou-se que muitas práticas tradicionalmente utilizadas no jornalismo continuam sendo executadas, principalmente no que diz respeito à produção de conteúdos, embora haja uma tentativa de se desvencilhar desses modelos. Por mais que utilize ferramentas inovadoras e possibilitadas pelos processos digitais, há ainda muito potencial a ser explorado, como o estabelecimento de vínculos mais fortes com o seu público – já que a análise do Facebook do veículo, com base nos pressupostos de Recuero (2009), mostrou pouco engajamento. Outra observação relevante é a importância do veículo analisado como articulador no cenário dos empreendimentos digitais, além de sua prática de curadoria jornalística por meio de sua newsletter. Com esta pesquisa, buscou-se contribuir com os estudos que se voltam para um mercado caracterizado por mudanças, cujas configurações a longo prazo ainda se mostram imprecisas. No entanto, este estudo mostrou que há, de fato, um cenário jornalístico que se pretende diferente do que foi construído, ao longo dos anos, inclusive com um papel diferenciado para o jornalista, que passa a ser, também, gestor do seu negócio.
Abstract: The journalist practice has undergone many transformations in the past years, mainly because of the media convergence processes and the newsroom integration, as pointed out by Canavilhas (2014) and Salaverria (2008). Nowadays, the scenario of digital journalism is characterized not only by new ways to disseminate content but also by an emerging venue to build viable business models. Given that, the present study has as the main goal to analyze the Nexo Newspaper platform, contextualizing it within the new Brazilian journalism digital business framework. It is relevant to refer that many of those digital newspapers were created as a way to overcome the unemployment faced during the financial crisis, by journalists who used to work in traditional media. For that reason, another objective of this study is to identify characteristics of digital native initiatives trying to understand to what extent they emerge as new ways for journalists to re-enter the labor market. The research followed an interdisciplinary approach, and the methodology was based on a mapping of the so-called independent innovative Brazilian journalism, using as a case study, the Nexus Newspaper. From November 2017 to January 2018, the public Agency was mapped in order to track the new digital enterprises of Brazilian journalism. This process led to a final sample of 69 websites analyzed, resulting in five relevant information (categories of analysis): state of origin, year of creation, content type, business model, and tools used. In what concerned the case study, a descriptive analytical content analysis was carried out, aiming at understanding the website operation and the tools used, such as newsletters and the podcasts. Results show that, although most sites are configured as socio communicative practices, they are mainly concentrated on the axis Southeast-South regions of the country. In addition, most of those businesses still rely on more than one funding model to be able to maintain and produce segmented content. Considering the analysis of Nexo Newspaper, created in 2015 under a subscription model, it was observed that even if making efforts to overcome the traditional journalism practices, they are still applied, mainly in what concern content creation. Even considering the fact digital processes turned possible innovative tools, there is still a potential which remains underexplored, especially regarding the establishment of stronger links with the public, as for example the low level of engagement evidenced through the Facebook analysis, based on Recuero (2009)’s assumptions. Another relevant observation is the important role played by Nexo as an articulator of the digital business scene, and their relevance to journalistic curation through its newsletter. In this sense, the present study contributes to the literature by describing the changes in a market which future shows to be imprecise. The study also shed light on how, over the years, the journalistic scene has changed when taking into consideration that nowadays journalists may be able to manage their own businesses.
Palavras-chave: Empreendimentos digitais
Jornalismo
Modelos de negócio
Empreendedorismo
NexoJornal
Digital businesses
Journalism
Business models
Entrepreneurship
NexoJornal
Área(s) do CNPq: Organização Editorial de Jornais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: ABREU, Poliana Marta Ribeiro de. Empreendimentos digitais no jornalismo: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inserção no mercado. 2019. 125 f. Dissertação (Programa em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2660
Data de defesa: 28-Jan-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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