Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chahini, Thelma Helena Costa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Silvana Maria Moura da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:54:40Z | - |
dc.date.available | 2007-12-20 | pt_BR |
dc.date.issued | 2006-02-07 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CHAHINI, Thelma Helena Costa. CHALLENGES OF ACCESS AND PERMANENCE OF PEOPLE WITH EDUCATIONAL SPECIAL NEEDS IN INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN SÂO LUIS-MA. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/265 | - |
dc.description.resumo | No presente estudo são analisados os principais desafios a serem superados para que alunos com deficiência visual, auditiva e física tenham acesso, permanência e atendimento especializado nas Instituições de Educação Superior de São Luis-Ma (IES-MA), de acordo com a legislação federal vigente. Mesmo tendo seus direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira (1988), as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) não tem a garantia dos mesmos. Da reduzidissima fração dos referidos alunos que vêm recebendo alguma forma atendimento educacional "especial", a maioria não consegue chegar à Educação Superior. | por |
dc.description.abstract | In the present study the main challenges are analyzed to be surpassed so that pupils with visual deficiency, auditory and physical they have access, permanence and attendance specialized in the Institutions of Higher Education of São Luis-Ma (IES-MA), in accordance with the effective federal legislation. Exactly having its rights assured for the Brazilian Federal Constitution (1988), the people with educational necessities special (NEE) do not have the guarantee of the same ones. Of a poor fraction of the related pupils who come receiving some form educational attendance "especial", the majority does not obtain to arrive at the Higher Education. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THELMA HELENA COSTA CHAHINI.pdf: 660837 bytes, checksum: ae399448617cad04227eead39e70c8eb (MD5) Previous issue date: 2006-02-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESPECIAL | por |
dc.subject | DEFICIÊNCIA | por |
dc.subject | NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS | por |
dc.subject | DESAFIOS | por |
dc.subject | ACESSO | por |
dc.subject | PERMANÊNCIA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO SUPERIOR | por |
dc.subject | SPECIAL EDUCATION | eng |
dc.subject | DISABILITY | eng |
dc.subject | SPECIAL EDUCATION NEEDS | eng |
dc.subject | CHALLENGES | eng |
dc.subject | ACCESS | eng |
dc.subject | CONTINUANCE | eng |
dc.subject | HIGHER EDUCATIONS | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.title | OS DESAFIOS DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SÃO LUIS-MA | por |
dc.title.alternative | CHALLENGES OF ACCESS AND PERMANENCE OF PEOPLE WITH EDUCATIONAL SPECIAL NEEDS IN INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN SÂO LUIS-MA | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
THELMA HELENA COSTA CHAHINI.pdf | 645,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.