Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChahini, Thelma Helena Costapt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Silvana Maria Moura dapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:40Z-
dc.date.available2007-12-20pt_BR
dc.date.issued2006-02-07pt_BR
dc.identifier.citationCHAHINI, Thelma Helena Costa. CHALLENGES OF ACCESS AND PERMANENCE OF PEOPLE WITH EDUCATIONAL SPECIAL NEEDS IN INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN SÂO LUIS-MA. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/265-
dc.description.resumoNo presente estudo são analisados os principais desafios a serem superados para que alunos com deficiência visual, auditiva e física tenham acesso, permanência e atendimento especializado nas Instituições de Educação Superior de São Luis-Ma (IES-MA), de acordo com a legislação federal vigente. Mesmo tendo seus direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira (1988), as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) não tem a garantia dos mesmos. Da reduzidissima fração dos referidos alunos que vêm recebendo alguma forma atendimento educacional "especial", a maioria não consegue chegar à Educação Superior.por
dc.description.abstractIn the present study the main challenges are analyzed to be surpassed so that pupils with visual deficiency, auditory and physical they have access, permanence and attendance specialized in the Institutions of Higher Education of São Luis-Ma (IES-MA), in accordance with the effective federal legislation. Exactly having its rights assured for the Brazilian Federal Constitution (1988), the people with educational necessities special (NEE) do not have the guarantee of the same ones. Of a poor fraction of the related pupils who come receiving some form educational attendance "especial", the majority does not obtain to arrive at the Higher Education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THELMA HELENA COSTA CHAHINI.pdf: 660837 bytes, checksum: ae399448617cad04227eead39e70c8eb (MD5) Previous issue date: 2006-02-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectDEFICIÊNCIApor
dc.subjectNECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAISpor
dc.subjectDESAFIOSpor
dc.subjectACESSOpor
dc.subjectPERMANÊNCIApor
dc.subjectEDUCAÇÃO SUPERIORpor
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONeng
dc.subjectDISABILITYeng
dc.subjectSPECIAL EDUCATION NEEDSeng
dc.subjectCHALLENGESeng
dc.subjectACCESSeng
dc.subjectCONTINUANCEeng
dc.subjectHIGHER EDUCATIONSeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleOS DESAFIOS DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SÃO LUIS-MApor
dc.title.alternativeCHALLENGES OF ACCESS AND PERMANENCE OF PEOPLE WITH EDUCATIONAL SPECIAL NEEDS IN INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN SÂO LUIS-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
THELMA HELENA COSTA CHAHINI.pdf645,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.