Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/265
Tipo do documento: Dissertação
Título: OS DESAFIOS DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SÃO LUIS-MA
Título(s) alternativo(s): CHALLENGES OF ACCESS AND PERMANENCE OF PEOPLE WITH EDUCATIONAL SPECIAL NEEDS IN INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN SÂO LUIS-MA
Autor: Chahini, Thelma Helena Costa
Primeiro orientador: SILVA, Silvana Maria Moura da
Resumo: No presente estudo são analisados os principais desafios a serem superados para que alunos com deficiência visual, auditiva e física tenham acesso, permanência e atendimento especializado nas Instituições de Educação Superior de São Luis-Ma (IES-MA), de acordo com a legislação federal vigente. Mesmo tendo seus direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira (1988), as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) não tem a garantia dos mesmos. Da reduzidissima fração dos referidos alunos que vêm recebendo alguma forma atendimento educacional "especial", a maioria não consegue chegar à Educação Superior.
Abstract: In the present study the main challenges are analyzed to be surpassed so that pupils with visual deficiency, auditory and physical they have access, permanence and attendance specialized in the Institutions of Higher Education of São Luis-Ma (IES-MA), in accordance with the effective federal legislation. Exactly having its rights assured for the Brazilian Federal Constitution (1988), the people with educational necessities special (NEE) do not have the guarantee of the same ones. Of a poor fraction of the related pupils who come receiving some form educational attendance "especial", the majority does not obtain to arrive at the Higher Education.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEFICIÊNCIA
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
DESAFIOS
ACESSO
PERMANÊNCIA
EDUCAÇÃO SUPERIOR
SPECIAL EDUCATION
DISABILITY
SPECIAL EDUCATION NEEDS
CHALLENGES
ACCESS
CONTINUANCE
HIGHER EDUCATIONS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: CHAHINI, Thelma Helena Costa. CHALLENGES OF ACCESS AND PERMANENCE OF PEOPLE WITH EDUCATIONAL SPECIAL NEEDS IN INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN SÂO LUIS-MA. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/265
Data de defesa: 7-Fev-2006
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
THELMA HELENA COSTA CHAHINI.pdf645,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.