Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATISTA, Janaína Bogéa Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487416448167031por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2BONFIM, Maria Núbia Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343958564608936por
dc.contributor.referee3MUGSCHL, Sonia Maria Correa Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351520108524181por
dc.date.accessioned2019-05-08T15:04:37Z-
dc.date.issued2017-12-22-
dc.identifier.citationBATISTA, Janaína Bogéa Silva. O professor de português e a literatura infantojuvenil: relações entre formação, hábitos de leitura e prática pedagógica. 2017. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2641-
dc.description.resumoA pesquisa apresentada tem como objetivo investigar as relações entre formação, hábitos de leitura e prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa no ensino de literatura infantojuvenil no ensino fundamental II da rede municipal de ensino de São Luís. Esta pesquisa privilegiou uma abordagem metodológica qualitativa. Para tanto fez-se uso de entrevistas, enquanto instrumentos metodológicos, a fim de obter os dados que forneceram as informações referentes aos sujeitos participantes. Através dos depoimentos colhidos em entrevistas semiestruturadas, procurou-se apreender a experiência destas professoras com o ensino da Língua Portuguesa no ambiente da sala de aula, bem como as condições de trabalho oferecidas pela escola. Procurou-se investigar também relações entre a formação a que essas professoras tiveram acesso, os hábitos de leitura por elas desenvolvidos, as concepções de literatura desses sujeitos e sua prática pedagógica. Autores como Leffa (1999), Lajolo (2002), Soares (2004) e Kleiman (2009) contribuíram com as reflexões sobre os professores de Língua Portuguesa. Discutiu-se a importância da leitura e suas concepções. Analisou-se o ensino da literatura na escola e o letramento literário. Destacou-se o papel do professor-mediador na elaboração de práticas significativas de leitura. Da mesma forma, ressaltou-se a relevância da constituição adequada de espaços de leitura para um trabalho significativo com essa prática. O estudo destaca uma contradição entre a formação das professoras de Língua Portuguesa e a realidade encontrada em sala de aula. Revela, ainda, professoras com intensa responsabilidade profissional, interesse pelo aprendizado dos alunos e pela sua própria atualização. Identifica professoras preocupadas, face o descaso com instrumentos e recursos que poderiam lhes auxiliar em sala de aula, salas superlotadas associadas a uma extensa jornada de trabalho semanal, o que tem provocado desgastes físicos, mentais e manifestações emocionais como desânimo, desmotivação com o trabalho e desencanto com a sala de aula e com a profissão docente. Os resultados desta pesquisa apontam que as professoras de Língua Portuguesa precisam, efetivamente, se tornar leitoras literárias fluentes para que essa prática possa se estender a seu público, que são seus alunos, pois só dessa forma eles conseguirão efetivar essa prática leitora em seu cotidiano.por
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the relationships between formation, reading habits and pedagogical practice of the teaching of children's literature in the Portuguese Language classes of elementary education II of the São Luís municipal education network. This research privileged a qualitative methodological approach, in which were analyzed narratives of three teachers who work in the municipal school network. Through the testimonies collected in semi-structured interviews, it was sought to learn the experience of these teachers with the teaching of the Portuguese Language in the classroom environment, as well as the working conditions offered by the schools. For this purpose, questionnaires and interviews were used, as methodological tools, in order to obtain the data that provided the information regarding the participant’s subjects. In the analysis of these instruments, we sought to investigate the relationships between the training that these teachers had access to, the reading habits they developed, the literature conceptions of these subjects and their pedagogical practice. Authors such as Leffa (1999), Lajolo (2002), Soares (2004) and Kleiman (2009) contributed with reflections on Portuguese language teachers. The importance of reading and its conceptions was discussed. The teaching of literature in school and literary literacy were analyzed. The role of the teacher-mediator in the development of meaningful reading practices was highlighted. Likewise, the relevance of the adequate constitution of reading spaces for a meaningful work with reading was emphasized. The study highlights a contradiction between the training of teachers of Portuguese Language and the reality found in the classroom. It also reveals teachers with intense professional responsibility, interest in students' learning and their own updating. It identifies worried teachers, due to the lack of tools and resources that could help them in the classroom, overcrowded rooms associated with an extensive weekly workday, which has caused physical, mental and emotional exhaustion such as discouragement, discouragement with work and disenchantment with the classroom and with the teaching profession. The results of this research point out that Portuguese teachers need to become fluent literary readers so that this teaching practice can be appropriate to their audience, who are their students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-05-08T15:04:37Z No. of bitstreams: 1 JANAINABATISTA.pdf: 1094649 bytes, checksum: 3c3c4aa211cb88bbcd909be49d2c1e25 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T15:04:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANAINABATISTA.pdf: 1094649 bytes, checksum: 3c3c4aa211cb88bbcd909be49d2c1e25 (MD5) Previous issue date: 2017-12-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectFormação de professores de língua portuguesapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectChild and adolescent literatureeng
dc.subjectPortuguese language teacher trainingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO professor de português e a literatura infantojuvenil: relações entre formação, hábitos de leitura e prática pedagógicapor
dc.title.alternativeThe portuguese teacher and children's literature: relationships between formation, reading habits and pedagogical practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAINABATISTA.pdfDissertação de Mestrado1,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.