Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Maria Celia Macedo Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0957638880151803por
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graçaspt_BR
dc.contributor.referee1Barros, João de Deus Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Iran de Maria Leitãopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:40Z-
dc.date.available2014-01-16pt_BR
dc.date.issued2013-08-06pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Maria Celia Macedo Araújo. GÉNERO Y UNIVERSIDAD: la presencia de la mujer en los cursos del Centro del Ciencia y Tecnología (CCET) de la Universidad Federal de Maranhão. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/263-
dc.description.resumoNeste trabalho, intitulado Gênero e Universidade: a presença da mulher aluna nos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Maranhão propusemo-nos a averiguar a inserção e relação da mulher-aluna desse Centro no período de 2001 a 2010. Analisamos como foram distribuídas as matrículas por sexo, avaliando em quais cursos do CCET houve a menor e a maior predominância de matrícula feminina; apontando quais os motivos da escolha dos cursos pelas alunas; quais as formas de relacionamento e valorização entre homens e mulheres alunos e que outras questões emergiram no contexto acadêmico e nos espaços da Universidade. Tivemos como base teórica os estudos sobre a História das Mulheres no Mundo Ocidental, da historiadora francesa Michelle Perrot, (1998); as reflexões sobre a categoria gênero, especialmente da historiadora norteamericana Joan Scott (1991), do sociólogo francês Pierre Bourdieu (2010) e do filósofo francês Alain Touraine (2010). No Brasil, buscamos as contribuições de Guacira Louro (1998), Nísia Floresta (1989), Mary Del Priore (2007), dentre outras. Construímos uma prática problematizadora da história da mulher no Ensino Superior, no esforço não só de produzir uma narrativa pronta e puramente descritiva dos fatos abordados, mas, a partir do amadurecimento teórico e metodológico e das próprias reflexões e questões postas, construir um discurso crítico e comprometido com as finalidades científicas e políticas das relações de gênero e educação no espaço acadêmico da Universidade. Do universo da pesquisa extraímos uma amostra de 121 sujeitos, sendo 59 sujeitos do sexo masculino e 53 feminino, para os quais aplicamos um questionário; entrevistamos 4 (quatro) alunas dos cursos de Computação, Engenharia Elétrica, Design e Química, 4 (quatro) professoras(os) que ministram aulas e exercem ou já exerceram cargos de direção nos diversos segmentos do Centro e uma professora aposentada, que foi até o momento a única mulher diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Ao final do trabalho pudemos constatar que ainda restam preconceitos e discriminação, mesmo que velados, em relação à mulher que faz um curso das área das ciências exatas, como os do CCET e que as mulheres estão nesses cursos por aptidão, satisfação pessoal e escolha própria, diferentemente de épocas passadas em que as mulheres deixavam de os frequentar, não por falta de vocação, mas porque estes cursos eram tidos como masculinos, inibindo a sua presença.por
dc.description.abstractEn este trabajo, titulado Género y Universidad: la presencia de la mujer en los cursos del Centro del Ciencia y Tecnología (CCET) de la Universidad Federal de Maranhão, decidimos investigar la relación da inserción de la mujer -alumno en este centro, durante 2001-2010. Fue analizado como las inscripciones fueron distribuidos por sexo, al evaluar los cursos CCET, la prevalencia más baja y más alta de la matrícula femenina, señalando los motivos de la elección de los cursos por los estudiantes, ¿cuáles son las formas de relación y de recuperación entre hombres y mujeres estudiantes y otros problemas surgieron en el contexto académico y los locales de la Universidad. Las obras sobre los estudios teóricos sobre la Historia de las Mujeres en el mundo occidental, del historiador francés Michelle Perrot (1998), las reflexiones sobre la categoría de género, sobre todo del historiador, estadounidense Joan Scott (1991), del sociólogo francés Pierre Bourdieu ( 2010 ) y del filósofo francés Alain Touraine (2010) fueron las teorías que se han guiados nuestros estudios. En Brasil, buscamos contribuciones de Guacira Louro (1998), Nísia Floresta (1989), Mary Del Priore (2007), entre otros. Construido en una práctica problematizadora en la historia de las mujeres en la educación superior, en un esfuerzo no sólo para producir una narrativa rápida y meramente descriptiva de los hechos discutidos, pero a partir de las reflexiones y preguntas teóricas y metodológicas propias y plantea, construir un discurso crítico y comprometido con los objetivos y políticas de las relaciones de género y la educación en el ámbito académico de la Universidad. De la encuesta se extrae una muestra de 121 sujetos, 59 sujetos eran varones y 53 mujeres, para los cuales se aplicó un cuestionario, entrevistamos a cuatro (4) estudiantes de los cursos de Ingeniería Informática, Ingeniería Eléctrica, Diseño y Química, 4 (cuatro) maestros (los) que enseñar y llevar a cabo o tienen posiciones de liderazgo portátiles en varios segmentos del Centro y un profesor jubilado, que era hasta ahora la única mujer directora del Centro para la Ciencia y la Tecnología. Al final del estudio, se encontró que todavía hay prejuicios y la discriminación, aunque velada, en relación con la mujer que se abre camino en las ciencias exactas, como el CCET y que las mujeres son estos cursos de aptitud, la satisfacción personal y la elección, a diferencia de tiempos pasados, cuando las mujeres no pudieron asistir, no por falta de vocación, sino porque estos cursos eran vistos como masculinos, inhibiendo su presencia.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO MARIA CELIA.pdf: 961638 bytes, checksum: 3b0e4ceba6d2d4b49b3d4608c5db86ce (MD5) Previous issue date: 2013-08-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectRelações de Gêneropor
dc.subjectCursos Tecnológicospor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectMujerspa
dc.subjectRelaciones de Génerospa
dc.subjectCursos Tecnológicosspa
dc.subjectUniversidadspa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGÊNERO E UNIVERSIDADE:a presença da mulher aluna nos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhãopor
dc.title.alternativeGÉNERO Y UNIVERSIDAD: la presencia de la mujer en los cursos del Centro del Ciencia y Tecnología (CCET) de la Universidad Federal de Maranhãospa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO MARIA CELIA.pdf939,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.