Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Maristela dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465396503835216por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee2FARIA, Maria da Graça dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255188189054410por
dc.contributor.referee3SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780498844139228por
dc.date.accessioned2019-04-30T16:21:24Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maristela dos Santos. As tramas do poder e seus reflexos no discurso feminino do início do século XX em Maria da Tempestade (1956), de João Mohana. 2019. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2633-
dc.description.resumoMaria da Tempestade (1956), romance escrito pelo autor maranhense João Mohana, revela o contexto de uma época em que os valores familiares tradicionais eram colocados acima dos ideais de liberdade afetiva e independência. Bárbara, protagonista desta obra literária, mostra-se uma mulher à frente de seu tempo, já que possui anseios e ideais que não condiziam com aqueles atribuídos a uma mulher do início do século XX. Nos anos iniciais desse século, ideais que almejavam conferir mais direitos às mulheres faziam parte dos discursos em circulação. Simone de Beauvoir (2016) e outras autoras – e também ativistas – faziam parte de um cenário de protestos que buscava garantir maior participação das mulheres na vida social. Imersas nesse cenário de enfrentamentos, três personagens – três almas femininas – estabelecem relações conflituosas de poder uma com a outra. Para o filósofo Michel Foucault, a ideia de relações de poder se apoia no estudo de mecanismos produtores de ideias, palavras e ações. Para o poder se exercer através de mecanismos sutis, é imperativo organizar, formar e colocar em circulação um saber (FOUCAULT, 2003). Nessa perspectiva, este trabalho pretende discutir como as relações entre as personagens Bárbara, sua mãe Elisa e a senhora de vida decadente, Cora Mendes, estabelecem relações que veiculam poder e influenciam na constituição de suas respectivas subjetividades. Para tanto, os estudos de Michel Foucault, bem como alguns conceitos de análise do discurso serão utilizados a fim de melhor se compreender a formação discursiva e a produção de sentidos que estão em circulação no início do século XX, período em que se passa a narrativa. Para assegurar uma aproximação entre Literatura e Análise do Discurso, mobilizaremos as pesquisas realizadas por Dominique Maingueneau acerca do Discurso Literário. Segundo Maingueneau, o campo de estudo de uma produção literária constitui-se como um “sistema cujas diversas instâncias interagem: gênero de texto, intertextualidade, mídium, modo de vida dos escritores, posicionamento estético, cena de enunciação, temática, etc.” (MAINGUENEAU, 2016). Assim, busca-se analisar o discurso de três personagens mulheres que ocupam papéis centrais em Maria da Tempestade (1956), analisando a maneira como o discurso patriarcal influencia suas relações e as fazem exercer poder.por
dc.description.abstractMaria da Tempestade (1956), a novel written by author João Mohana, who was born in Maranhão, reveals the context of a time when the traditional family values were prioritized over the ideals of affective freedom and independence. Bárbara, the main character of this piece of literature work, presents herself as a woman ahead of her time, since she demonstrates the desires and ideals which are not perceived as common attributes of a woman from the beginning of the twentieth century. In the beginning of the said century, ideals which aimed to expand women’s rights were part of the speeches in circulation. Simone de Beauvoir (2016) and other authors – not to mention the activists – were part of a scenario of protests which tried to guarantee greater participation of women in social life. Immersed in this confrontation scenario, three characters – three feminine souls – stablish relationships of power that conflict with one another. According to philosopher Michel Foucault, the idea of relations of powers is based on the study of mechanisms that produce ideals, words, and actions. In order to exercise a power through subtle mechanisms, it is necessary to organize, form, and put a knowledge into circulation (FOUCAULT, 2003). With that in mind, this work aims to discuss how the relations between Bárbara, her mom, Elisa, and the lady with a decadent life, Cora Mendes, stablish relations that convey power, besides influencing the constitution of its respective subjectivities. For this purpose, the studies of Michel Foucault, as well as some concepts of analysis of speech will be used to achieve a better understanding of the discursive formation and the production of the senses that are circulating in the beginning of the twentieth century, period that the mentioned narrative is situated. To assure an approximation between Literature and Analysis of Speech, we will mobilize the researches made by Dominique Maingueneau about the Literary Speech. According to Maingueneau, the field of study of a literary production is constituted by a “system whose many instances interact: the text genre, intertextuality, mídium, writers’ lifestyle, esthetic positioning, enunciation scene, theme, etc.” (MAINGUENEAU, 2016). Therefore, this paper aims to analyze the speech of three female characters that occupy significant roles in Maria da Tempestade (1956), analyzing how the patriarchal speech influences their relations and makes them exercise power.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-04-30T16:21:24Z No. of bitstreams: 1 MARISTELAALMEIDA.pdf: 496934 bytes, checksum: f7cd68f36e73293860faf591155ef0b5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-30T16:21:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARISTELAALMEIDA.pdf: 496934 bytes, checksum: f7cd68f36e73293860faf591155ef0b5 (MD5) Previous issue date: 2019-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectMaria da Tempestade (1956)por
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectPowereng
dc.subjectMaria da Tempestade (1956)eng
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapor
dc.titleAs tramas do poder e seus reflexos no discurso feminino do início do século XX em Maria da Tempestade (1956), de João Mohanapor
dc.title.alternativeThe plots of power and its reflexes in the feminine discourse of the early twentieth century in Maria da Storia (1956) by João Mohanaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISTELAALMEIDA.pdfDissertação de Mestrado485,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.