Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Richard Christian Pinto dos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4096996173204619 | por |
dc.contributor.advisor1 | BARROS, João de Deus Vieira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Lélia Cristina Silveira de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0326760034146239 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Carlos Benedito Rodrigues da | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6665907175030944 | por |
dc.contributor.referee3 | Lima, Francisca das Chagas Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1233582014620052 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:54:39Z | - |
dc.date.available | 2014-01-13 | pt_BR |
dc.date.issued | 2013-09-25 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Richard Christian Pinto dos. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/262 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar de que maneira se apresentam os conteúdos da Educação das Relações Etnicorraciais em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio utilizados na rede estadual de ensino do Maranhão através de um estudo dos três volumes de uma coleção. Para a seleção das obras que se tornaram objeto de estudo utilizamos os bancos de dados do Programa Nacional de Livros Didáticos. Para promover a análise nos valemos do referencial que relaciona os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (1988) acrescida das contribuições de Capelle & Gonçalves (2011), Franco (2003) e Rocha & Deusdara (2005) para identificar as categorias que emergem de tais textos no que concerne à Educação das Relações Etnicorraciais. Para compreensão da temática utilizamos como fundamentação teórica os estudos de Moore (2007), Paixão (2008), Cavalleiro (2001), Munanga (1999, 2005), Nascimento (1980, 2004), além do subsídio dos documentos jurídicos referentes à temática. Verifica-se que a coleção analisada contempla satisfatoriamente as exigências legais, pois discute a persistência de desigualdades entre os grupos etnicorraciais, apresenta elementos da cultura de matriz africana, além de contextualizar historicamente a produção literária de alguns autores africanos e brasileiros cujas obras retratam a questão. | por |
dc.description.abstract | Cet travail vise à analyser la façon dont le contenu de l'Éducation des Relations Etnicorraciales est présenté dans les manuels de Langue Portugaise du Lycée utilisée dans l'État de Maranhão à travers l'étude de trois volumes d'une collection. La sélection des oeuvres qui sont devenues l'objet d'étude, nous avons utilisé les bases de données du Programa Nacional de Livros Didáticos. Pour une analyse plus approfondie nous comptons avec le cadre qui concerne aux procédures méthodologiques de l'Analyse du Contenu de Bardin avec les contributions de Capelle & Gonçalves (2011), Franco (2003) et Rocha & Deusdara (2005) pour identifier les catégories qui se dégagent de ces textes concernant à l'Éducation des Relations Etnicorraciales. Pour comprendre le thème utilisé que des études théoriques de Moore (2007), Paixão (2008), Cavalleiro (2001), Munanga (1999, 2005), Nascimento (1980, 2004), l'allocation des documents juridiques relatifs à ce thème. Il se trouve que la collection comprend de façon satisfaisante analysé les exigences légales discute de la persistance des inégalités entre groupes etnicorraciais présente des éléments de la culture africaine, et contextualiser historiquement la production littéraire de certains auteurs africains et brésiliens dont les oeuvres dépeindre la question . | fra |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Richard Christian.pdf: 4006521 bytes, checksum: 44e6051092ad4597f8b3afc7a6140448 (MD5) Previous issue date: 2013-09-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Básica | por |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | por |
dc.subject | Relações Etnicorraciais | por |
dc.subject | Éducation Basique | fra |
dc.subject | Loi numéro 10.639/2003 | fra |
dc.subject | Relations Ethnico-raciales | fra |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Richard Christian.pdf | 3,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.