Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Richard Christian Pinto dospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4096996173204619por
dc.contributor.advisor1BARROS, João de Deus Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Lélia Cristina Silveira dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Benedito Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665907175030944por
dc.contributor.referee3Lima, Francisca das Chagas Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:39Z-
dc.date.available2014-01-13pt_BR
dc.date.issued2013-09-25pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Richard Christian Pinto dos. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/262-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar de que maneira se apresentam os conteúdos da Educação das Relações Etnicorraciais em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio utilizados na rede estadual de ensino do Maranhão através de um estudo dos três volumes de uma coleção. Para a seleção das obras que se tornaram objeto de estudo utilizamos os bancos de dados do Programa Nacional de Livros Didáticos. Para promover a análise nos valemos do referencial que relaciona os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (1988) acrescida das contribuições de Capelle & Gonçalves (2011), Franco (2003) e Rocha & Deusdara (2005) para identificar as categorias que emergem de tais textos no que concerne à Educação das Relações Etnicorraciais. Para compreensão da temática utilizamos como fundamentação teórica os estudos de Moore (2007), Paixão (2008), Cavalleiro (2001), Munanga (1999, 2005), Nascimento (1980, 2004), além do subsídio dos documentos jurídicos referentes à temática. Verifica-se que a coleção analisada contempla satisfatoriamente as exigências legais, pois discute a persistência de desigualdades entre os grupos etnicorraciais, apresenta elementos da cultura de matriz africana, além de contextualizar historicamente a produção literária de alguns autores africanos e brasileiros cujas obras retratam a questão.por
dc.description.abstractCet travail vise à analyser la façon dont le contenu de l'Éducation des Relations Etnicorraciales est présenté dans les manuels de Langue Portugaise du Lycée utilisée dans l'État de Maranhão à travers l'étude de trois volumes d'une collection. La sélection des oeuvres qui sont devenues l'objet d'étude, nous avons utilisé les bases de données du Programa Nacional de Livros Didáticos. Pour une analyse plus approfondie nous comptons avec le cadre qui concerne aux procédures méthodologiques de l'Analyse du Contenu de Bardin avec les contributions de Capelle & Gonçalves (2011), Franco (2003) et Rocha & Deusdara (2005) pour identifier les catégories qui se dégagent de ces textes concernant à l'Éducation des Relations Etnicorraciales. Pour comprendre le thème utilisé que des études théoriques de Moore (2007), Paixão (2008), Cavalleiro (2001), Munanga (1999, 2005), Nascimento (1980, 2004), l'allocation des documents juridiques relatifs à ce thème. Il se trouve que la collection comprend de façon satisfaisante analysé les exigences légales discute de la persistance des inégalités entre groupes etnicorraciais présente des éléments de la culture africaine, et contextualiser historiquement la production littéraire de certains auteurs africains et brésiliens dont les oeuvres dépeindre la question .fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Richard Christian.pdf: 4006521 bytes, checksum: 44e6051092ad4597f8b3afc7a6140448 (MD5) Previous issue date: 2013-09-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectLei 10.639/2003por
dc.subjectRelações Etnicorraciaispor
dc.subjectÉducation Basiquefra
dc.subjectLoi numéro 10.639/2003fra
dc.subjectRelations Ethnico-racialesfra
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Richard Christian.pdf3,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.