Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Natália Cristina Goiabeira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512440165736408por
dc.contributor.advisor1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee2PORTELA, Edinólia Lima-
dc.contributor.referee3PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.date.accessioned2019-04-29T16:19:42Z-
dc.date.issued2018-12-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Natália Cristina Goiabeira dos. Currículo integrado do PROEJA: concepção e orientação pedagógica. 2018. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2626-
dc.description.resumoA presente Dissertação de Mestrado integra o Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Nesta pesquisa analisamos o Currículo Integrado do PROEJA, do Curso Técnico em Comércio no Campus IFMA - Bacabal em seus fundamentos teóricos e metodológicos. A abordagem metodológica que esta pesquisa se fundamenta é a abordagem qualitativa, uma vez que a mesma possibilita realizar a análise do objeto estudado a partir do contexto em que faz parte, podendo, portanto, ser analisado em sua perspectiva macro e micro, tornando possível uma análise crítico-dialético sobre a realidade em que o objeto se encontra. Os autores utilizados são portanto: Lessard-Hérbert et al (1990), Kosik (1976), Gamboa (1998) (2010). O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada com professores, coordenador e diretor. A amostra da pesquisa foi composta de seis docentes, um coordenador da EJA no curso Técnico em Comércio e um diretor atuantes no Campus IFMA –Bacabal. A fundamentação teórica que sustentou nosso trabalho foi baseada, dentre outros, em: Gramsci (2001), Arroyo (2016), Bernstein (1990), Freire (1996), Lopes e Macedo (2011), Silva (2016), Ramos (2007), Gallo (2000), Lück (1994), Fleuri (2003), Frigotto (2005), Frigotto, Ciavata e Ramos (2011), Di Pierro e Haddad (2000), Cavalieri (2010), Garcia e Ferreira (2012), bem como as diversas Leis e Decretos que permeiam o PROEJA como: o Documento Base do PROEJA (2007), Decreto lei nº 5458/2006, Resoluções e Normas internas do IFMA, o Plano de Curso do curso Técnico em Comércio Campus IFMA-Bacabal (2017). Ao analisarmos os dados coletados, concluímos que o Plano de Curso do Curso Técnico em Comércio não contempla a concepção de currículo integrado proposta pelo Documento Base do PROEJA, em que defende uma formação omnilateral, integral, que prepare o aluno para compreender e atuar criticamente na realidade na qual está inserido. O Plano de Curso, na verdade, está centrado em habilidade e competências que busca preparar o aluno em médio prazo para estar disponível no mercado de trabalho. Constatamos também, que os professores que atuam no Curso Técnico em Comércio não possuem conhecimento aprofundado do programa (PROEJA) e outros nem sequer o conhecem, bem como não tiveram contato com o Documento Base. Foi revelado ainda que embora haja esse desconhecimento dos princípios que orientam o PROEJA, por parte dos professores, estes demonstram certa sensibilidade para compreender o que é o currículo integrado e para isso explicitam a necessidade da formação . Palavras-chave: Currículo Integradopor
dc.description.abstractThe present Master Thesis is part of the research group “Escola, Currículo, e Formação Docente of the Postgraduate Course on Education at Federal University of Maranhão. We analyze on this research the Integrated Curriculum of PROEJA from Curso Técnico em Comércio on Campus IFMA-Bacabal on its theoretical and methodology fundamentals. The methodology approach that this research bases, it is the qualitative approach because it allow to analyze the object from the context that it belong in a macro and micro perspective, make possible as well the critical dialectic about the reality that the object belongs. The authors we use are: Lessard-Hérbert et al (1990), Kosik (1976), Gamboa (1998) (2010). The instrument use for data collection was the semi structure interview with teachers, coordinator and director. The sample research was compound by six teachers, one coordinator form EJA and a director that works on Campus – IFMA Bacabal. The theoretical fundamentals that bases our work are the following authors: Gramsci (2001), Arroyo (2016), Bernstein (1990), Freire (1996), Lopes and Macedo (2011), Silva (2016), Ramos (2007), Gallo (2000), Lück (1994), Fleuri (2003), Frigotto (2005), Frigotto, Ciavata and Ramos (2011), Di Pierro and Haddad (2000), Cavalieri (2010), Garcia and Ferreira (2012), so, as well the Laws and Decrees that are the bases for PROEJA: the Documento Base of PROEJA (2007), Decree nº 5458/2006, Resolutions and Internal Rules of IFMA, the Plano de Curso from the Curso Técnico em Comércio Campus IFMA-Bacabal (2017). When we analyze the data collection we conclude that the Plano de Curso of Curso Técnico em Comércio do not contemplate the conception of integrated curriculum that is propose on Documento Base of PROEJA. That Document defends an omnilateral and holistic formation that prepare the students to understand and act critically on the reality that they are include. Actually, the Plano de Curso is center on skills and competency that try to prepare the students on a medium term to be available for the market. We also detected that the teachers who works on Curso Técnico em Comércio do not have in depth knowledge about the PROEJA program and others do not even know the program, as well they do not have contact with the Documento Base. It was revealed that, though the teachers acknowledge the principles that guide the program, those same teachers show some sensibility to understand what is integrated curriculum. Because of this, they show the necessity of formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-04-29T16:19:42Z No. of bitstreams: 1 NataliaGoiabeiradosSantos.pdf: 869721 bytes, checksum: 07cd7bb3b0516dc704c254baa07d7508 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T16:19:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NataliaGoiabeiradosSantos.pdf: 869721 bytes, checksum: 07cd7bb3b0516dc704c254baa07d7508 (MD5) Previous issue date: 2018-12-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículo integradopor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectEscolarização e profissionalizaçãopor
dc.subjectIntegrated curriculumeng
dc.subjectPROEJAeng
dc.subjectSchooling and professionalizationeng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleCurrículo integrado do PROEJA: concepção e orientação pedagógicapor
dc.title.alternativeIntegrated PROEJA curriculum: pedagogical design and orientationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NataliaGoiabeiradosSantos.pdfDissertação de Mestrado849,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.