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Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo integrado do PROEJA: concepção e orientação pedagógica
Título(s) alternativo(s): Integrated PROEJA curriculum: pedagogical design and orientation
Autor: SANTOS, Natália Cristina Goiabeira dos 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Primeiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Segundo membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Terceiro membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado integra o Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Nesta pesquisa analisamos o Currículo Integrado do PROEJA, do Curso Técnico em Comércio no Campus IFMA - Bacabal em seus fundamentos teóricos e metodológicos. A abordagem metodológica que esta pesquisa se fundamenta é a abordagem qualitativa, uma vez que a mesma possibilita realizar a análise do objeto estudado a partir do contexto em que faz parte, podendo, portanto, ser analisado em sua perspectiva macro e micro, tornando possível uma análise crítico-dialético sobre a realidade em que o objeto se encontra. Os autores utilizados são portanto: Lessard-Hérbert et al (1990), Kosik (1976), Gamboa (1998) (2010). O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada com professores, coordenador e diretor. A amostra da pesquisa foi composta de seis docentes, um coordenador da EJA no curso Técnico em Comércio e um diretor atuantes no Campus IFMA –Bacabal. A fundamentação teórica que sustentou nosso trabalho foi baseada, dentre outros, em: Gramsci (2001), Arroyo (2016), Bernstein (1990), Freire (1996), Lopes e Macedo (2011), Silva (2016), Ramos (2007), Gallo (2000), Lück (1994), Fleuri (2003), Frigotto (2005), Frigotto, Ciavata e Ramos (2011), Di Pierro e Haddad (2000), Cavalieri (2010), Garcia e Ferreira (2012), bem como as diversas Leis e Decretos que permeiam o PROEJA como: o Documento Base do PROEJA (2007), Decreto lei nº 5458/2006, Resoluções e Normas internas do IFMA, o Plano de Curso do curso Técnico em Comércio Campus IFMA-Bacabal (2017). Ao analisarmos os dados coletados, concluímos que o Plano de Curso do Curso Técnico em Comércio não contempla a concepção de currículo integrado proposta pelo Documento Base do PROEJA, em que defende uma formação omnilateral, integral, que prepare o aluno para compreender e atuar criticamente na realidade na qual está inserido. O Plano de Curso, na verdade, está centrado em habilidade e competências que busca preparar o aluno em médio prazo para estar disponível no mercado de trabalho. Constatamos também, que os professores que atuam no Curso Técnico em Comércio não possuem conhecimento aprofundado do programa (PROEJA) e outros nem sequer o conhecem, bem como não tiveram contato com o Documento Base. Foi revelado ainda que embora haja esse desconhecimento dos princípios que orientam o PROEJA, por parte dos professores, estes demonstram certa sensibilidade para compreender o que é o currículo integrado e para isso explicitam a necessidade da formação . Palavras-chave: Currículo Integrado
Abstract: The present Master Thesis is part of the research group “Escola, Currículo, e Formação Docente of the Postgraduate Course on Education at Federal University of Maranhão. We analyze on this research the Integrated Curriculum of PROEJA from Curso Técnico em Comércio on Campus IFMA-Bacabal on its theoretical and methodology fundamentals. The methodology approach that this research bases, it is the qualitative approach because it allow to analyze the object from the context that it belong in a macro and micro perspective, make possible as well the critical dialectic about the reality that the object belongs. The authors we use are: Lessard-Hérbert et al (1990), Kosik (1976), Gamboa (1998) (2010). The instrument use for data collection was the semi structure interview with teachers, coordinator and director. The sample research was compound by six teachers, one coordinator form EJA and a director that works on Campus – IFMA Bacabal. The theoretical fundamentals that bases our work are the following authors: Gramsci (2001), Arroyo (2016), Bernstein (1990), Freire (1996), Lopes and Macedo (2011), Silva (2016), Ramos (2007), Gallo (2000), Lück (1994), Fleuri (2003), Frigotto (2005), Frigotto, Ciavata and Ramos (2011), Di Pierro and Haddad (2000), Cavalieri (2010), Garcia and Ferreira (2012), so, as well the Laws and Decrees that are the bases for PROEJA: the Documento Base of PROEJA (2007), Decree nº 5458/2006, Resolutions and Internal Rules of IFMA, the Plano de Curso from the Curso Técnico em Comércio Campus IFMA-Bacabal (2017). When we analyze the data collection we conclude that the Plano de Curso of Curso Técnico em Comércio do not contemplate the conception of integrated curriculum that is propose on Documento Base of PROEJA. That Document defends an omnilateral and holistic formation that prepare the students to understand and act critically on the reality that they are include. Actually, the Plano de Curso is center on skills and competency that try to prepare the students on a medium term to be available for the market. We also detected that the teachers who works on Curso Técnico em Comércio do not have in depth knowledge about the PROEJA program and others do not even know the program, as well they do not have contact with the Documento Base. It was revealed that, though the teachers acknowledge the principles that guide the program, those same teachers show some sensibility to understand what is integrated curriculum. Because of this, they show the necessity of formation.
Palavras-chave: Currículo integrado
PROEJA
Escolarização e profissionalização
Integrated curriculum
PROEJA
Schooling and professionalization
Área(s) do CNPq: Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SANTOS, Natália Cristina Goiabeira dos. Currículo integrado do PROEJA: concepção e orientação pedagógica. 2018. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2626
Data de defesa: 27-Dez-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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