Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Mariceia Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6130643214964144por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2WUNSCH, Luana Priscila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0587330097059471por
dc.contributor.referee3CELERI, Marcio Jose-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5015533417873242por
dc.date.accessioned2019-04-26T14:52:35Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationLIMA, Mariceia Ribeiro. Blog educacional e dispositivos móveis: uma proposta de intervenção em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos. 2019.162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2623-
dc.description.resumoNas últimas cinco décadas presenciamos momentos de profundas e rápidas mudanças que remodelaram a base material da sociedade. Dentre as inovações tecnológicas surgidas, o que mais tem se destacado são os aparelhos de comunicação móvel (celulares e smartphones) que se popularizaram e se tornaram objetos tão indispensáveis no dia a dia de cada um que, atualmente, muitos são incapazes de viver sem estar conectados a esses dispositivos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de uso das tecnologias digitais na sala de aula através de uma proposta metodológica com Blog Educacional e dispositivos móveis. A pesquisa está fundamenta nos trabalhos de Bottentuit Junior (2017; 2018)Shin, Kang (2015); Moura (2017) e nas pesquisas que utilizam o Blog como ferramenta de aprendizagem (SOUSA, 2013; BOTTENTUIT JUNIOR, 2007; SILVA, 2013; ARAÚJO, 2015; VASCONCELOS, 2016). Trata-se de uma pesquisa de Intervenção Pedagógica realizada no Curso Técnico em Redes de Computadores, modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do IFMA Campus São José de Ribamar, com uma amostra de 12 estudantes. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: ficha de observação e questionário. O produto da pesquisa é um Manual de Boas Práticas para uso de Blog Educacional com auxílio de dispositivos móveis, construído ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Os resultados permitem concluir que o uso de Blogs aliados a Dispositivos Móveis em turmas de EJA é uma estratégia adequada para esse público, com benefícios enriquecedores, pois estimulam a escrita colaborativa e ampliam a percepção do estudante sobre os aparelhos celulares enquanto ferramentas que podem viabilizar e favorecer a construção do conhecimento de qualquer natureza.por
dc.description.abstractIn the last five decades we have seen moments of deep and rapid changes that have reshaped the material base of society. Among the technological innovations that have emerged, mobile communication devices (cell phones and smartphones) have become more popular and have become so indispensable objects in the daily life of each one that, today, many are unable to live without being connected to these devices. The present research aims to analyze the possibilities of using digital technologies in the classroom through a methodological proposal with Educational Blog and mobile devices. The research is based on the works of Bottentuit Junior (2017; 2018) Shin, Kang (2015); Moura (2017) and in the researches that use the Blog as a learning tool (SOUSA, 2013, BOTTENTUIT JUNIOR, 2007, SILVA, 2013, ARAÚJO, 2015, VASCONCELOS, 2016). It is a Pedagogical Intervention research carried out in the Technical Course in Computer Networks, Youth and Adult Education modality, of the IFMA Campus São José de Ribamar, with a sample of 12 students. The instruments used in the research were: observation sheet and questionnaire. The research product is a Good Practices Handbook for use of Educational Blog with the help of mobile devices, built during the development of the research. The results allow us to conclude that the use of Mobile Allied Blogs in EJA classes is an appropriate strategy for this audience, with enriching benefits, as they stimulate collaborative writing and broaden students' perceptions about cellular devices as tools that can favor the construction of knowledge of any nature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-04-26T14:52:35Z No. of bitstreams: 1 MARICEIARIBEIROLIMA.pdf: 19046835 bytes, checksum: c2f8cc3dd524e02085cd2fe8ed9f9db3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-26T14:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARICEIARIBEIROLIMA.pdf: 19046835 bytes, checksum: c2f8cc3dd524e02085cd2fe8ed9f9db3 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectBlogspor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectEJAeng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.subjectBlogseng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleBlog educacional e dispositivos móveis: uma proposta de intervenção em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeEducational blog and mobile devices: an intervention proposal in technical courses integrated to high school in the modality of education youth and adultseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARICEIARIBEIROLIMA.pdfDissertação de Mestrado18,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.