Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2623
Tipo do documento: Dissertação
Título: Blog educacional e dispositivos móveis: uma proposta de intervenção em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Educational blog and mobile devices: an intervention proposal in technical courses integrated to high school in the modality of education youth and adults
Autor: LIMA, Mariceia Ribeiro 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Terceiro membro da banca: CELERI, Marcio Jose
Resumo: Nas últimas cinco décadas presenciamos momentos de profundas e rápidas mudanças que remodelaram a base material da sociedade. Dentre as inovações tecnológicas surgidas, o que mais tem se destacado são os aparelhos de comunicação móvel (celulares e smartphones) que se popularizaram e se tornaram objetos tão indispensáveis no dia a dia de cada um que, atualmente, muitos são incapazes de viver sem estar conectados a esses dispositivos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de uso das tecnologias digitais na sala de aula através de uma proposta metodológica com Blog Educacional e dispositivos móveis. A pesquisa está fundamenta nos trabalhos de Bottentuit Junior (2017; 2018)Shin, Kang (2015); Moura (2017) e nas pesquisas que utilizam o Blog como ferramenta de aprendizagem (SOUSA, 2013; BOTTENTUIT JUNIOR, 2007; SILVA, 2013; ARAÚJO, 2015; VASCONCELOS, 2016). Trata-se de uma pesquisa de Intervenção Pedagógica realizada no Curso Técnico em Redes de Computadores, modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do IFMA Campus São José de Ribamar, com uma amostra de 12 estudantes. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: ficha de observação e questionário. O produto da pesquisa é um Manual de Boas Práticas para uso de Blog Educacional com auxílio de dispositivos móveis, construído ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Os resultados permitem concluir que o uso de Blogs aliados a Dispositivos Móveis em turmas de EJA é uma estratégia adequada para esse público, com benefícios enriquecedores, pois estimulam a escrita colaborativa e ampliam a percepção do estudante sobre os aparelhos celulares enquanto ferramentas que podem viabilizar e favorecer a construção do conhecimento de qualquer natureza.
Abstract: In the last five decades we have seen moments of deep and rapid changes that have reshaped the material base of society. Among the technological innovations that have emerged, mobile communication devices (cell phones and smartphones) have become more popular and have become so indispensable objects in the daily life of each one that, today, many are unable to live without being connected to these devices. The present research aims to analyze the possibilities of using digital technologies in the classroom through a methodological proposal with Educational Blog and mobile devices. The research is based on the works of Bottentuit Junior (2017; 2018) Shin, Kang (2015); Moura (2017) and in the researches that use the Blog as a learning tool (SOUSA, 2013, BOTTENTUIT JUNIOR, 2007, SILVA, 2013, ARAÚJO, 2015, VASCONCELOS, 2016). It is a Pedagogical Intervention research carried out in the Technical Course in Computer Networks, Youth and Adult Education modality, of the IFMA Campus São José de Ribamar, with a sample of 12 students. The instruments used in the research were: observation sheet and questionnaire. The research product is a Good Practices Handbook for use of Educational Blog with the help of mobile devices, built during the development of the research. The results allow us to conclude that the use of Mobile Allied Blogs in EJA classes is an appropriate strategy for this audience, with enriching benefits, as they stimulate collaborative writing and broaden students' perceptions about cellular devices as tools that can favor the construction of knowledge of any nature.
Palavras-chave: EJA
Dispositivos móveis
Blogs
Metodologia de ensino
EJA
Mobile devices
Blogs
Teaching methodology
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: LIMA, Mariceia Ribeiro. Blog educacional e dispositivos móveis: uma proposta de intervenção em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos. 2019.162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2623
Data de defesa: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARICEIARIBEIROLIMA.pdfDissertação de Mestrado18,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.