Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTEIRO, Jean Carlos da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339098378453005por
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3WUNSCH, Luana Priscila-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0587330097059471por
dc.date.accessioned2019-04-24T14:18:07Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de jornalismo multimídia. 2019. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2620-
dc.description.resumoO avanço da Globalização, da web 2.0 e das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a influenciar as redações de jornalismo bem como a impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mundo do trabalho. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como proposta didática-pedagógica para que o aluno saiba lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Dessa forma, este estudo averiguou as contribuições das Narrativas Hipertextuais como proposta didática no processo de aprendizagem de 40 alunos do sexto período do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís, da cidade de São Luís - Maranhão, por meio de uma pesquisa exploratória, envolvendo uma Experiência de Aprendizagem Mediada. Realizou-se uma Revisão de Literatura sobre a Cultura e Sociedade do Século XXI, Educação Superior no Brasil e as Competências do Século XXI, Ensino de Jornalismo no Século XXI (que envolveu ainda pesquisa documental acerca das mudanças curriculares e novos cenários de aprendizagem do jornalista) e uma Revisão Sistemática da Literatura, em que se buscou identificar estudos, no período de 2005 a 2017, que abordem a utilização de Narrativas Hipertextuais na Educação Superior para embasar teoricamente a experiência desta pesquisa. Observou-se que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem competências e habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as tecnologias no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.por
dc.description.abstractThe advance of Globalization from web 2.0 and Information and Communication Technologies began to influence journalism writing, as well as impact production processes, transmission and News consumption. Not only did these changes occur in the professional setting, but also in future journalists’ academic training. Due to need for multimedia professionals, the journalism major underwent several curricular modifications to improve classroom content regarding new trends in the work world. Against this backdrop, the possibility emerged to work with Hypertextual Narratives as a didactic and pedagogical proposal students know how to deal with variety and quantity of information technological resources produced in the field. As such, this study investigated Hypertextual Narratives as a didactic proposal in the learning process of 40 3rd year Journalism students at the college, Faculdade Estácio, in the city of São Luís – Maranhão, via exploratory research involving a Mediated Learning Experiment. A literature review was done on 21st century Culture and Society, Higher Education in Brazil and 21st century Competencies, 21st century Journalism teaching (which even involved documentary research on curricular changes and new learning scenarios for journalists) and a Systematic Literature Review that aimed to identify studies, during the period 2005 – 2017, which deal with use of Hypertextual Narratives in Higher Education to theoretically substantiate this research experiment. It was observed that Hypertextual Narratives foster collaborative interaction and construction in the classroom in addition to developing competencies and skills for writing, reading, interpreting texts, hypertexts and dealing with Technologies in the current Convergence Era that society has witnessed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-04-24T14:18:07Z No. of bitstreams: 1 JEANCARLOSDASILVAMONTEIRO.pdf: 4861582 bytes, checksum: 34527e2516e2916f76563727bc5d7b55 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-24T14:18:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JEANCARLOSDASILVAMONTEIRO.pdf: 4861582 bytes, checksum: 34527e2516e2916f76563727bc5d7b55 (MD5) Previous issue date: 2019-01-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectNarrativas hipertextuaispor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEnsino de jornalismopor
dc.subjectInformation societyeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectHypertextual narrativeseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTeaching journalismeng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleNarrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de jornalismo multimídiapor
dc.title.alternativeHypertextual narratives in higher education: a didactic proposal for the teaching of multimedia journalismeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEANCARLOSDASILVAMONTEIRO.pdfDissertação de Mestrado4,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.