Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2620
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de jornalismo multimídia |
Título(s) alternativo(s): | Hypertextual narratives in higher education: a didactic proposal for the teaching of multimedia journalism |
Autor: | MONTEIRO, Jean Carlos da Silva |
Primeiro orientador: | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes |
Primeiro membro da banca: | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes |
Segundo membro da banca: | BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista |
Terceiro membro da banca: | WUNSCH, Luana Priscila |
Resumo: | O avanço da Globalização, da web 2.0 e das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a influenciar as redações de jornalismo bem como a impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mundo do trabalho. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como proposta didática-pedagógica para que o aluno saiba lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Dessa forma, este estudo averiguou as contribuições das Narrativas Hipertextuais como proposta didática no processo de aprendizagem de 40 alunos do sexto período do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís, da cidade de São Luís - Maranhão, por meio de uma pesquisa exploratória, envolvendo uma Experiência de Aprendizagem Mediada. Realizou-se uma Revisão de Literatura sobre a Cultura e Sociedade do Século XXI, Educação Superior no Brasil e as Competências do Século XXI, Ensino de Jornalismo no Século XXI (que envolveu ainda pesquisa documental acerca das mudanças curriculares e novos cenários de aprendizagem do jornalista) e uma Revisão Sistemática da Literatura, em que se buscou identificar estudos, no período de 2005 a 2017, que abordem a utilização de Narrativas Hipertextuais na Educação Superior para embasar teoricamente a experiência desta pesquisa. Observou-se que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem competências e habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as tecnologias no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado. |
Abstract: | The advance of Globalization from web 2.0 and Information and Communication Technologies began to influence journalism writing, as well as impact production processes, transmission and News consumption. Not only did these changes occur in the professional setting, but also in future journalists’ academic training. Due to need for multimedia professionals, the journalism major underwent several curricular modifications to improve classroom content regarding new trends in the work world. Against this backdrop, the possibility emerged to work with Hypertextual Narratives as a didactic and pedagogical proposal students know how to deal with variety and quantity of information technological resources produced in the field. As such, this study investigated Hypertextual Narratives as a didactic proposal in the learning process of 40 3rd year Journalism students at the college, Faculdade Estácio, in the city of São Luís – Maranhão, via exploratory research involving a Mediated Learning Experiment. A literature review was done on 21st century Culture and Society, Higher Education in Brazil and 21st century Competencies, 21st century Journalism teaching (which even involved documentary research on curricular changes and new learning scenarios for journalists) and a Systematic Literature Review that aimed to identify studies, during the period 2005 – 2017, which deal with use of Hypertextual Narratives in Higher Education to theoretically substantiate this research experiment. It was observed that Hypertextual Narratives foster collaborative interaction and construction in the classroom in addition to developing competencies and skills for writing, reading, interpreting texts, hypertexts and dealing with Technologies in the current Convergence Era that society has witnessed. |
Palavras-chave: | Sociedade da informação Tecnologias de informação e comunicação Narrativas hipertextuais Educação superior Ensino de jornalismo Information society Information and communication technologies Hypertextual narratives Higher education Teaching journalism |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de jornalismo multimídia. 2019. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2620 |
Data de defesa: | 29-Jan-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEANCARLOSDASILVAMONTEIRO.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.