Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2620
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de jornalismo multimídia
Título(s) alternativo(s): Hypertextual narratives in higher education: a didactic proposal for the teaching of multimedia journalism
Autor: MONTEIRO, Jean Carlos da Silva 
Primeiro orientador: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Resumo: O avanço da Globalização, da web 2.0 e das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a influenciar as redações de jornalismo bem como a impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mundo do trabalho. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como proposta didática-pedagógica para que o aluno saiba lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Dessa forma, este estudo averiguou as contribuições das Narrativas Hipertextuais como proposta didática no processo de aprendizagem de 40 alunos do sexto período do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís, da cidade de São Luís - Maranhão, por meio de uma pesquisa exploratória, envolvendo uma Experiência de Aprendizagem Mediada. Realizou-se uma Revisão de Literatura sobre a Cultura e Sociedade do Século XXI, Educação Superior no Brasil e as Competências do Século XXI, Ensino de Jornalismo no Século XXI (que envolveu ainda pesquisa documental acerca das mudanças curriculares e novos cenários de aprendizagem do jornalista) e uma Revisão Sistemática da Literatura, em que se buscou identificar estudos, no período de 2005 a 2017, que abordem a utilização de Narrativas Hipertextuais na Educação Superior para embasar teoricamente a experiência desta pesquisa. Observou-se que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem competências e habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as tecnologias no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
Abstract: The advance of Globalization from web 2.0 and Information and Communication Technologies began to influence journalism writing, as well as impact production processes, transmission and News consumption. Not only did these changes occur in the professional setting, but also in future journalists’ academic training. Due to need for multimedia professionals, the journalism major underwent several curricular modifications to improve classroom content regarding new trends in the work world. Against this backdrop, the possibility emerged to work with Hypertextual Narratives as a didactic and pedagogical proposal students know how to deal with variety and quantity of information technological resources produced in the field. As such, this study investigated Hypertextual Narratives as a didactic proposal in the learning process of 40 3rd year Journalism students at the college, Faculdade Estácio, in the city of São Luís – Maranhão, via exploratory research involving a Mediated Learning Experiment. A literature review was done on 21st century Culture and Society, Higher Education in Brazil and 21st century Competencies, 21st century Journalism teaching (which even involved documentary research on curricular changes and new learning scenarios for journalists) and a Systematic Literature Review that aimed to identify studies, during the period 2005 – 2017, which deal with use of Hypertextual Narratives in Higher Education to theoretically substantiate this research experiment. It was observed that Hypertextual Narratives foster collaborative interaction and construction in the classroom in addition to developing competencies and skills for writing, reading, interpreting texts, hypertexts and dealing with Technologies in the current Convergence Era that society has witnessed.
Palavras-chave: Sociedade da informação
Tecnologias de informação e comunicação
Narrativas hipertextuais
Educação superior
Ensino de jornalismo
Information society
Information and communication technologies
Hypertextual narratives
Higher education
Teaching journalism
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de jornalismo multimídia. 2019. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2620
Data de defesa: 29-Jan-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEANCARLOSDASILVAMONTEIRO.pdfDissertação de Mestrado4,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.