Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2617
Tipo do documento: Dissertação
Título: Softwares educacionais aplicados ao ensino de Física: uma proposta didática para o ensino do oscilador harmônico
Título(s) alternativo(s): Educational software applied to Physics teaching: a didactic proposal for teaching harmonic oscillator
Autor: GONÇALVES, Joerbed dos Santos 
Primeiro orientador: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Primeiro coorientador: SOUSA, Karla Cristina Silva
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Segundo membro da banca: GARCEZ, Karl Marx Silva
Terceiro membro da banca: RÊGO, Hênio Henrique Aragão
Resumo: Uma das principais dificuldades que encontramos no ensino da Física, no Ensino Médio, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Nesta perspectiva, decidimos verificar evidências de aprendizagem significativa em uma abordagem metodológica para o ensino do Oscilador Harmônico, associando, assim, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em conteúdos de Física. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste na construção de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) juntamente com uma modelagem para simular o movimento do pêndulo simples e o sistema massa-mola através do software educacional Modellus. Para a fundamentação teórica a respeito do processo de investigação da aprendizagem do aluno, baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), Carvalho (2013), Moreira (2011), Vigotsky (1984) e de outros pesquisadores da corrente construtivista. A aplicação da SEI se deu em circunstâncias diferentes, que são: após uma aula tradicional e após a utilização do software educacional. A construção e aplicação da SEI foi realizada na turma 203 da segunda série do ensino médio da escola José de Anchieta, localizada na cidade de Pinheiro, município do Maranhão. O levantamento dos dados obtidos na pesquisa mostra que a metodologia proposta proporciona maior interação entre os alunos e também uma significativa melhora em suas predisposições para aprender. Desta forma, esta pesquisa que a prática foi potencialmente significativa para esses alunos, pois lhes proporcionaram o contato com teorias e práticas em tecnologias educacionais para a aprendizagem ativa de conceitos relacionados a osciladores harmônicos.
Abstract: One of the main difficulties that we find in Physics teaching in High School is how to teach students to be stimulated to learn and develop their learning autonomously. In this perspective, we decided to verify evidence of significant learning in a methodological approach to the teaching of Harmonic Oscillator, thus associating the use of Information and Communication Technologies (ICT) in Physics contents. The methodological procedure adopted in this research consists of the construction of an Investigative Teaching Sequence (SEI) together with a modeling to simulate the movement of the simple pendulum and the mass-spring system through the Modellus educational software. For the theoretical foundation regarding the research process of student learning, it was based on the theory of significant learning of David Ausubel (2003), Carvalho (2013), Moreira (2011), Vigotsky (1984) and other researchers of the current constructivist The application of the SEI occurred in different circumstances, which are: after a traditional classroom and after the use of educational software. The construction and application of the SEI was carried out in class 203 of the second high school series of the José de Anchieta school, located in the city of Pinheiro, municipality of Maranhão. The survey data show that the proposed methodology provides greater interaction among students and also a significant improvement in their predispositions to learn. In this way, this research that practice was potentially significant for these students, because they provided them the contact with theories and practices in educational technologies for the active learning of concepts related to harmonic oscillators.
Palavras-chave: Ensino de Física
Sequência de ensino investigativa
Software educacional Modellus
Oscilador harmônico
Sequence of investigative teaching
Modellus educational software
Harmonic oscillator
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: GONÇALVES, Joerbed dos Santos. Softwares educacionais aplicados ao ensino de Física: uma proposta didática para o ensino do oscilador harmônico. 2018. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2617
Data de defesa: 8-Nov-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoerbedGonçalves.pdfDissertação de Mestrado5,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.