Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2598
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprender e ensinar na era digital: um estudo sobre Mobile Learning emexperiênciasde avaliação de aprendizagem na Educação Superior
Título(s) alternativo(s): Learning and teaching in the digital age: a study on Mobile Learning in learning experiences in higher education
Autor: BERWANGER, Perla Maria 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Carloney Alves de
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: As tecnologias digitais móveis se integraram rapidamente aocotidianodevárias sociedades e se tornaram recursos inovadores das práticas sociais em diversas dimensões, como na educação.Esta investigação aborda a presença e o uso de tecnologias digitais móveis em processos de ensino-aprendizagem em um curso de graduação. Como se dá essa presença e como ocorre esse uso, são indagações que nortearam nosso estudo.A pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso de tecnologias digitais móveis, especificamente com uso dosmartphone, nos processos de ensino-aprendizagem no curso de Administração da UFMA e como objetivos específicos se propôs aanalisar motivações dos docentes e discentes em situações de uso e quais suas finalidades; verificar se o uso dos aplicativos Kahoot!, GoSoapBox e Edpuzzle traria modificações positivas e/ou negativas durante o processo de ensino aprendizagem, e por fim identificara familiaridadedesses sujeitos sobre dispositivos e aplicativos digitais móveis.A pesquisa utilizou o método cartográfico e está inserida na convergência de duas áreas do conhecimento, Administração e Educação,e se desenvolve com um caráter Interdisciplinar.Nos apoiamos nas elaborações teóricas deSiemens (2004, 2006); Prensky (2001, 2003, 2004); Santaella (2010, 2013); Moura (2010); Kenski (2012); Carvalho (2015); Coutinho (2013, 2010); Bottentuit Junior (2017), entre outros.Nossa investigação de natureza exploratória-descritiva adotouabordagem mista –quantitativa e qualitativa.O universo da nossa pesquisa é composto por 61sujeitos (docentes e discentes) do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, Campus Baganga, em São Luís. Trabalhamos com umaamostra não probabilística por conveniência. Acoleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e novembro de 2018. Utilizamosdiário de pesquisa, fichas de observação, questionários fechados de múltipla escolha e questionários mistos. Em nossas experiênciascom osmartphoneutilizamostrês aplicativos:Kahoot!GoSoapBox e Edpuzzle. Os resultados indicam que os sujeitos participantes da pesquisanão utilizamsmartphoneeaplicativos digitais como recurso didático-pedagógico central em sala de aula.Algumas Tecnologias da Informação e Comunicaçãosão acionadas comofacilitadorasda gestão das atividades e como apoio secundário em suas práticas didático-pedagógicas rotineiras. Quase a totalidade de discentes não conhecia os aplicativos citados nem suas possibilidades de uso. Dedez aplicativos apresentados, quatro foram utilizados nas disciplinas de Logística e de Teoria Geral da Administração. Sugerimos outras investigações de cunho exploratório e descritivo para aprofundarmos o entendimento sobre o fenômeno. Ademais, sugerimos a ampliação do escopo do campo empírico em investigação futura, a realização de pesquisas que focalizem estudos comparativos entre instituições de ensino superior no estado do Maranhão.
Abstract: Mobile digital technologies have rapidly integrated into the everyday lives of various societies and have become innovative resources for social practices in various dimensions, such as education. This investication approach the presence and the use of mobile digital technology in process of learning-teaching in a undergraduated course. As the given presence and how occure this usage, are the point that lead our study.A field research on the presence and use of mobile digital technologies in teaching-learning processes in an undergraduate course. How this presence occurs and how the use occurs are questions that guided our study. The research had as general objective to investigate the use of smartphone in the teaching-learning processes in the Administration course of UFMA specifically to a) to analyze the motivations of the teachers and students in situations of use and what their purposes, b) to verify if the use of the applications Kahoot!, GoSoapBox and Edpuzzle would bring positive and / or negative modifications during the process of teaching learning, and c) to identify the familiarity of these subjects on digital devices and mobile applications.The research used the cartographic method and is inserted in the convergence of two areas of knowledge, Administration and Education, and develops with an Interdisciplinary character. We rely on the theoretical elaborations of Siemens (2004, 2006); Prensky (2001, 2003, 2004); Santaella (2010, 2013); Moura (2010); Kenski (2012); Carvalho (2015); Coutinho (2013, 2010); Bottentuit Junior (2017), among others. Our exploratory-descriptive research adopted a mixed-quantitative and qualitative approach. The universe of our research is composed of 61 individuals(teachers and students) of the Administration course of the Federal University of Maranhão, Baganga Campus, in São Luís. We work with a non-probalistic sample for convenience. Data collection was performed between August and November of 2018. We used research diaries, observation sheets, multiple choice questionnaires and mixed questionnaires. In our experiences with the smartphonewe use three applications:Kahoot! GoSoapBox and Edpuzzle. The results indicate that the subjects participating in the research do not use smartphones and digital applications as a central didactic-pedagogical resource in the classroom. Some Technologies of Information and Communication are activated as facilitators of the management of activities and as secondary support in their routine didactic-pedagogical practices. Almost all students did not know the applications cited or their possibilities of use. Of ten applications presented, four were used in the disciplines Logistics and General Theory of Administration. We suggest other exploratory and descriptive investigations to deepen our understanding of the phenomenon. We suggest broadening the scope of the empirical field, to do so now as a comparative study among institutions of higher education in the state of Maranhão.
Palavras-chave: Mobile learning
Smartphone
Aplicativos
Avaliação da aprendizagem
Educação superior
Mobile learning
Smartphone
Applications
Learning process
Higher education
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: BERWANGER, Perla Maria. Aprender e ensinar na era digital: um estudo sobre Mobile Learning em experiências de avaliação de aprendizagem na Educação Superior. 2019. 194 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2598
Data de defesa: 31-Jan-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerlaMBerwanger.pdfDissertação de Mestrado2,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.