Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMATOS, Diego Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6341855284753458por
dc.contributor.advisor1CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.advisor-co1CUTRIM, Sérgio Sampaio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237por
dc.contributor.referee1CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.referee2CUTRIM, Sérgio Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237por
dc.contributor.referee3SINFRONIO, Francisco Sávio Mendes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5984945942545807por
dc.contributor.referee4PEREIRA, Newton Narciso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2964542703674339por
dc.date.accessioned2019-04-04T17:53:11Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationMATOS, Diego Lima. Gestão ambiental portuária maranhense: análise do gerenciamento do risco de derrame de óleo no Complexo Portuário de São Luís. 2018. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente / CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2587-
dc.description.resumoDentre os diversos aspectos ambientais relacionados ao transporte marítimo e logística portuária de combustíveis derivados do petróleo encontra-se aquele que, por mais que não seja rotineiro, pode causar sérios impactos ambientais, que é o risco de derrame de óleo em corpos hídricos. Tendo em vista que, pelo menos em curto prazo, como não há possibilidade de retirada dessa fonte de energia não renovável oriunda de combustíveis fósseis, em virtude desta fonte ser um dos principais motores da economia atual, surge a necessidade de se gerenciar esse risco. Dessa forma, o presente trabalho visa diagnosticar e analisar a situação dos sistemas de gerenciamento de risco de derrame de óleo das empresas que atuam no Complexo Portuário de São Luís (CPSL). Como fonte de coleta de dados para a pesquisa, utilizou-se notícias de jornais e informes dos incidentes envolvendo derrame de óleo nos últimos 30 anos (1987-2017), dados atuais dos relatórios de sustentabilidade e do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), e também das principais hipóteses acidentais e proposta de estrutura de recursos materiais para resposta a incidentes constantes nos Planos de Emergência Individual (PEI) das empresas da região do CPSL, além da coleta de informações oriundas da aplicação de formulário junto aos gestores ambientais dos portos do CPSL. Como resultado, constatou-se que a maioria das origens dos casos encontrados tanto em notícias quanto nos PEI são de navios e dutos, enquanto que os portes de vazamentos foram considerados pelas notícias, em grande parte, como pequenos, enquanto que, no caso dos PEI, houve predominância de cenários de grandes volumes. Sobre o quantitativo de ocorrências constantes nos relatórios de sustentabilidade, quase não foi encontrado menção aos mesmos, enquanto que, por outro lado, identificou-se a preocupação dos gestores em evidenciar a utilização do gerenciamento de risco como parte da estratégia da organização. Tanto as ocorrências quanto os sistemas de gerenciamento de risco tiveram resultados semelhantes ao obtê-los do IDA para as empresas da região. Quanto aos formulários dos gestores portuários também apontam certa uniformidade no atendimento dos requisitos mínimos de sistema de gestão, auditoria ambiental e principais fontes de risco. Sobre os recursos materiais de resposta a incidentes com óleo presentes nos portos, a maior parte desses elementos principais atendem aos requisitos previstos nos PEI.por
dc.description.abstractAmong the various environmental aspects related to maritime transport and port logistics of petroleum-derived fuels is one that, although not routine, can cause serious environmental impacts, which is the risk of oil spillage into water bodies. Given that, at least in the short term, as there is no possibility of withdrawing this source of non- renewable energy from fossil fuels, because this source is one of the main engines of the current economy, the need arises to manage this risk. Thus, the present work aims to diagnose and analyze the situation of the oil spill risk management systems of the companies that operate in the Port Complex of São Luís (CPSL). As a source of data collection for the research, we used newspaper reports and reports of incidents involving oil spills in the last 30 years (1987-2017), current data from the sustainability reports and the Environmental Performance Index (IDA) as well as the main accidental hypotheses and a proposal for a structure of material resources to respond to incidents included in the Individual Emergency Plans (PEI) of companies in the CPSL region, as well as the collection of information from the application of the form to the environmental managers of the ports of the CPSL. As a result, it was found that most of the origins of the cases found in both news and in the PEIs are from ships and pipelines, while the loads of leaks were considered by the news to be largely small, whereas in the case of PEI, there was a predominance of large volume scenarios. Regarding the number of occurrences contained in sustainability reports, almost no mention was made of them, while, on the other hand, the managers' concern about highlighting the use of risk management as part of the organization's strategy was identified. Both occurrences and risk management systems have had similar results when obtained from the IDA for companies in the region. As for the port managers' forms, they also show a certain uniformity in meeting the minimum management system requirements, environmental auditing and main sources of risk. Regarding the material resources to respond to oil incidents in ports, most of these main elements meet the requirements of PEIs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-04-04T17:53:11Z No. of bitstreams: 1 Diego Matos.pdf: 2014311 bytes, checksum: 5301e3db34e223cf02629de8404278a8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-04T17:53:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diego Matos.pdf: 2014311 bytes, checksum: 5301e3db34e223cf02629de8404278a8 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGerenciamento de riscopor
dc.subjectDerrame de óleopor
dc.subjectPortospor
dc.subjectRisk managementeng
dc.subjectOil spilleng
dc.subjectPortseng
dc.subject.cnpqPetróleo e Petroquímicapor
dc.subject.cnpqControle da Poluiçãopor
dc.titleGestão ambiental portuária maranhense: análise do gerenciamento do risco de derrame de óleo no Complexo Portuário de São Luíspor
dc.title.alternativePort environmental management in Maranhão: analysis of oil spill risk management in the Port Complex of São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Matos.pdfDissertação de Mestrado1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.