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Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo integrado no ensino médio: a percepção dos alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA
Título(s) alternativo(s): Integrated curriculum in high school: the students' perception of the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IEMA
Autor: ROSA, Karyanne Moreira da Silva Nogueira 
Primeiro orientador: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Primeiro membro da banca: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Segundo membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Terceiro membro da banca: MOREIRA, Verônica Lima Carneiro
Resumo: Esta pesquisa tem como foco o currículo integrado do ensino médio técnico de uma escola profissional – o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a Unidade Plena localizada no município de Bacabeira – e como ponto de partida a busca de respostas sobre a contribuição da proposta curricular desse Instituto para a formação humana e profissional dos alunos, constituindo esse aspecto um dos seus objetivos principais. Além disso, objetiva analisar a integração curricular prescrita nos documentos legais e pedagógicos e como essa integração curricular se materializa na escola. A percepção de alunos do 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante do instituto – sujeitos da pesquisa – constitui um ponto fundamental para a obtenção de respostas aos objetivos pretendidos obtidas por meio da aplicação de questionários preformados e, principalmente, pela técnica do grupo focal. Essa técnica de pesquisa, desdobrada em quatro dimensões (percepção do currículo integrado; ensino médio em tempo integral; continuação dos estudos; mercado de trabalho) permitiu compreender diferentes percepções dos alunos sobre o currículo integrado e a sua contribuição na formação humana e profissional desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa realizada numa abordagem qualitativa na medida em que possibilita apreender a relação entre processos sociais que nem sempre se mostram de imediato à percepção dos sujeitos envolvidos. Os sujeitos participantes da pesquisa, na aplicação dos questionários, foram 96 alunos cursistas do 3º ano do Ensino Médio do IEMA, dos cursos técnicos de Logística, Administração e Mineração. O grupo focal foi realizado com 10 alunos, também do 3º ano do Ensino Médio do IEMA, dos cursos técnicos supracitados. Esta pesquisa está fundamentada nos trabalhos de vários estudiosos, dos quais destacamos no campo do currículo: Bernstein (1996), Silva (2003), Frigotto (2004) e (2005), Santomé (1998), Lopes e Macedo (2011); assim como Althusser (1980), Apple (2011), Ciavatta (2005), Lessard-Hébert, Goyette e Boutin (1990), Gadotti (2009), Giroux (1992), Kosik (1978), Lück (1994), Ramos (2005), Saviani (1990), Silva (2003), entre outros que nos deram suporte teórico fundamental para a realização deste trabalho. Baseia-se também nos documentos do Modelo da Escola da Escolha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que são norteadores da Proposta Pedagógica do IEMA. Após a análise dos diálogos dos alunos aliada ao referencial teórico estudado concluímos que: a percepção do currículo integrado em tempo integral no Ensino Médio do IEMA aponta um currículo que proporciona a profissionalização ligada a uma formação humana integral materializado no Projeto de vida; o entusiasmo dos alunos em estudar em uma escola de Tempo Integral com uma boa infraestrutura; os alunos visualizam a formação superior como uma possibilidade de ascensão social, cultural, e pessoal, bem como de inserção imediata no mercado de trabalho para ajudar a família a melhorar suas condições financeiras e sociais. Entretanto, compreendemos que a proposta de currículo integrado em tempo integral do IEMA se desenvolve em uma sociedade capitalista em que o currículo pode desempenhar sua função emancipadora, mas também o papel de controle social articulado às práticas escolares expressas no discurso e concretizadas nas interações comunicativas.
Abstract: This research focus on integrated curriculum of a high school technical education from a professional school – the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA), the principal unit of IEMA located on Bacabeira city – and as the starting point the pursue of answers about the contribution of the curricular proposal of this Institute to the human formation and professional of its students. Besides that, it wants to analyze the curricular integration stipulated on the legal and pedagogical documents and how this integration materialize at school. The perception of the third year high school technical education students – individuals of this research – constitute a crucial issue to obtain the answers of the intended objectives obtained by the application of surveys and the focus group technique. This technique of research, split in four dimensions (perception of integrated curriculum; full time high school; sequence of studies; job market) allow to understand different perception of the students about integrated curriculum and its contribution to human formation and professional of those individuals. This is a qualitative research because it allow to seize the relation between social processes that not always show by immediate the perception of the individuals involved. The individuals participants of this research by filled the surveys were 96 students of third year high school technical education from IEMA, from Logistic, Administration and Mining technical course. The focus group was held with 10 students, also from third year high school technical education from IEMA and from the same course also mentioned. This research is based on studies of curriculum from the following authors: Bersntein (1996), Silva (2003), Frigotto (2004) e (2005), Santomé (1998), Lopes e Macedo (2011), Althusser (1980), Apple (2011), Ciavatta (2005), Lessard-Hébert, Goyette e Boutin (1990), Gadotti (2009), Giroux (1992), Kosik (1978), Lück (1994), Ramos (2005), Savianni (1990), besides others that gives us the theoretical support to made this research. Others documents that we based was on Modelo da Escola da Escolha of Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), that are guiding of the Pedagogical Proposal of IEMA. After the analysis of the students dialogues with the theoretical reference study by us, we conclude that: the perception of the integrated curriculum on full time high school of IEMA, shows a curriculum that provide the professionalization related to a human integrated formation materialize on Life Project; the enthusiasm of the students on study in a full time school with a good infrastructure; the students visualize the university education as a possibility of social growth, cultural and personal, as well a possibility to enter in the job market to help the family to improve their financial and social conditions. However, we understand that the proposal of integrated curriculum on full time school at IEMA, develop on a capitalist society which the curriculum can perform its emancipatory function, but as well, it control function articulate to the school practices express on the speech and materialize on communicative interactions.
Palavras-chave: Currículo integrado
Ensino médio
Instituto de educação
Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)
Intgrated curriculum
High school
Institute of education
Science and Technology of Maranhão (IEMA)
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Ensino Profissionalizante
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ROSA, Karyanne Moreira da Silva Nogueira. Currículo integrado no ensino médio: a percepção dos alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA. 2019. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação / CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2583
Data de defesa: 28-Jan-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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