Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2582
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Professoras iniciantes: relações entre a formação inicial e a prática do planejamento curricular |
Título(s) alternativo(s): | Beginning teachers: relations between initial formation and the practice of curricular planning |
Autor: | ROCHA, Érika D’Ávila de Sá |
Primeiro orientador: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Primeiro membro da banca: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Segundo membro da banca: | MELO, Maria Alice |
Terceiro membro da banca: | ALBUQUERQUE, Severino Vilar de |
Resumo: | Esta pesquisa tem como finalidade, analisar as relações entre a formação inicial e a prática de planejamento curricular utilizado por professores iniciantes, adotando como fonte principal suas narrativas orais. A pesquisa teve como ponto de partida a seguinte questão de investigação: Que relações existem entre a formação inicial e a prática do planejamento curricular realizado por professores iniciantes? Os objetivos principais da pesquisa são: investigar aspectos da formação inicial dos professores iniciantes que se relacionem com a prática por eles desenvolvida no planejamento curricular; verificar o acolhimento e o acompanhamento da escola no planejamento curricular, e mais, identificar os documentos de referência curricular que os professores iniciantes utilizam na realização do planejamento. Participaram da pesquisa cinco professoras iniciantes da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental de quatro escolas municipais de Imperatriz - MA. Utilizamos contribuições teóricas e metodológicas de Hurberman (2000), Cavaco (1999), Veenman (1984), Silva (2003), Tanuri (2000), Vigotsky (2001) entre outros. Para a produção dos dados, utilizamos questionários às coordenadoras e gestoras, uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, um diário de campo para os momentos de observação, e a principal fonte de dados: as entrevistas narrativas das professoras iniciantes, na tentativa de revisitar as suas trajetórias de formação e alcançar os objetivos propostos. As entrevistas narrativas foram analisadas a partir da proposta de Schütze (2011), e resultaram em três eixos: a) trajetórias da formação inicial das professoras iniciantes; b) o início: o choque com a realidade; c) o planejamento curricular das professoras iniciantes e as manifestações de apoio. Os resultados evidenciaram que as professoras iniciantes tem a sensação de que a formação inicial não foi o suficiente para auxiliá-las em suas práticas de planejamento curricular. Verificamos ainda, que as dúvidas e esclarecimentos quanto à organização dos planos são atendidas por colegas professores mais experientes, e nem sempre pela gestão e coordenação da escola. Para selecionar os conteúdos e temáticas nos momentos do planejamento, a maioria das professoras utilizam os livros didáticos da escola ou coleções compradas e pesquisas na internet. Através das narrativas, apresentamos com detalhe, trechos da trajetória formativa de cada professora, suas dificuldades no início da profissão e a construção da sua identidade docente. |
Abstract: | This research purpouse to analyze the relationships between initial training and curricular planning practice, by newly teachers adopting as main source their oral narratives. This work had as a starting point the following question: What are the relationships between initial training and the practice of curricular planning by new teachers? The main objectives of this research was: Investigate aspects of the initial formation of the beginning teachers that relate to the practice developed by them in the curricular planning; to verify the reception and the accompaniment of the school in the curricular planning, and more, to identify the curricular reference documents that the beginning teachers use in the accomplishment of the planning. We chose five female primary and elementary teachers from four municipal schools in Imperatriz, state of Maranhão participated in this study. We use theoretical and methodological contributions by Hurberman (2000), Cavaco (1999), Veenman (1984), Silva (2003), Tanuri (2000) and Vigotsky (2001) among others. For the production of the data, we used questionnaires to the coordinators and managers, a semistructured interview with the coordinator of the pedagogical advice of the Municipal Department of Education - SEMED, a field note for the moments of observation, and the main source of data: narrative interviews of the newly teachers, in an attempt to revisit their training paths and achieve the proposed objectives. Narrative interviews were analyzed from the Schütze proposal (2011) come in three axes: a) trajectories of the initial training of the beginning teachers; b) the beginning: the clash with reality; c) the curricular planning of the beginning teachers and the manifestations of support. The results denote that the beginning teachers have the sensation that the initial formation was not enough to assist them in their curricular planning practices. We also verified that the doubts and clarifications regarding the organization of the plans are attended by colleagues who are more experienced teachers, and not always by the management and coordination of the school. To select content and themes at the planning stage, most teachers use school textbooks or purchased collections and research on the internet. Through the narratives, we present in detail, excerpts from the formative trajectory of each teacher, their difficulties at the beginning of the profession and the construction of their teaching identity. |
Palavras-chave: | Formação inicial Professor iniciante Planejamento curricular Entrevista narrativa Initial formation Newly teacher Curricular planning Narrative interview |
Área(s) do CNPq: | Currículo Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | ROCHA, Érika D’Ávila de Sá. Professoras iniciantes: relações entre a formação inicial e a prática do planejamento curricular. 2019. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação / CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2582 |
Data de defesa: | 29-Jan-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÉRIKA-ROCHA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.