Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRABÊLO JÚNIOR, Dilson José Lins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5837840435529780por
dc.contributor.advisor1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee2VALE, Samyr Béliche-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1531971102610447por
dc.contributor.referee3FRANÇA, Rômulo Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153351143565398por
dc.date.accessioned2019-03-19T17:22:59Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationRABÊLO JÚNIOR, Dilson José Lins. Cosmo: Um ambiente virtual de aprendizado com foco na introdução de algoritmos. 2018. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação / CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2570-
dc.description.resumoO Cosmo é uma plataforma de ensino multitarefa extensível por plugins, focada em atividades voltadas ao estudo de algoritmos. Esta plataforma possui uma camada de gerenciamento de Logs, que armazena diversas informações. A proposta deste trabalho é de analisar os Logs do Cosmo em busca de fatores que possam auxiliar melhorias de requisitos da plataforma e identificar a curva de aprendizagem diferenciada de alunos. No experimento é analisado o progresso de uma turma de 45 alunos de graduação de uma disciplina de Introdução a Algoritmos. Uma avaliação qualitativa individualizada e uma análise na turma foram efetuadas, mostrando que a coleta dos dados do Cosmo podem apoiar uma avaliação bem detalhada do progresso de aprendizes.por
dc.description.abstractThe Cosmo is a multitasking teaching platform extensible by plugins, focused in activities related to the study of algorithms. This platform has a layer of Logs management, which stores various information. The proposal of this work is to analyze the Logs of the Cosmo in search of factors that may help platform requirements and identify the differentiated student learning curve. In the experiment it is analyzed the progress of a class of 45 undergraduate students in a course of Introduction to Algorithms. An individualized qualitative assessment and a class analysis were carried out, showing that the collection of the Cosmo data can support the progress evaluation of learners.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-03-19T17:22:59Z No. of bitstreams: 1 DILSON-RABELO.pdf: 5058329 bytes, checksum: 50a183b86939bd30a3c635991b280212 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-19T17:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DILSON-RABELO.pdf: 5058329 bytes, checksum: 50a183b86939bd30a3c635991b280212 (MD5) Previous issue date: 2018-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCosmopor
dc.subjectAlgoritmospor
dc.subjectPlataforma de ensinopor
dc.subjectCosmoeng
dc.subjectAlgorithmseng
dc.subjectTeaching platformeng
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqTeoria da Computaçãopor
dc.subject.cnpqAnálise de Algoritmos e Complexidade de Computaçãopor
dc.titleCosmo: Um ambiente virtual de aprendizado com foco na introdução de algoritmospor
dc.title.alternativeCosmo: A virtual learning environment with a focus on introduction of algorithmseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DILSON-RABELO.pdfDissertação de Mestrado4,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.