Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2570
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cosmo: Um ambiente virtual de aprendizado com foco na introdução de algoritmos |
Título(s) alternativo(s): | Cosmo: A virtual learning environment with a focus on introduction of algorithms |
Autor: | RABÊLO JÚNIOR, Dilson José Lins |
Primeiro orientador: | SOARES NETO, Carlos de Salles |
Primeiro membro da banca: | SOARES NETO, Carlos de Salles |
Segundo membro da banca: | VALE, Samyr Béliche |
Terceiro membro da banca: | FRANÇA, Rômulo Martins |
Resumo: | O Cosmo é uma plataforma de ensino multitarefa extensível por plugins, focada em atividades voltadas ao estudo de algoritmos. Esta plataforma possui uma camada de gerenciamento de Logs, que armazena diversas informações. A proposta deste trabalho é de analisar os Logs do Cosmo em busca de fatores que possam auxiliar melhorias de requisitos da plataforma e identificar a curva de aprendizagem diferenciada de alunos. No experimento é analisado o progresso de uma turma de 45 alunos de graduação de uma disciplina de Introdução a Algoritmos. Uma avaliação qualitativa individualizada e uma análise na turma foram efetuadas, mostrando que a coleta dos dados do Cosmo podem apoiar uma avaliação bem detalhada do progresso de aprendizes. |
Abstract: | The Cosmo is a multitasking teaching platform extensible by plugins, focused in activities related to the study of algorithms. This platform has a layer of Logs management, which stores various information. The proposal of this work is to analyze the Logs of the Cosmo in search of factors that may help platform requirements and identify the differentiated student learning curve. In the experiment it is analyzed the progress of a class of 45 undergraduate students in a course of Introduction to Algorithms. An individualized qualitative assessment and a class analysis were carried out, showing that the collection of the Cosmo data can support the progress evaluation of learners. |
Palavras-chave: | Cosmo Algoritmos Plataforma de ensino Cosmo Algorithms Teaching platform |
Área(s) do CNPq: | Ciência da Computação Teoria da Computação Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET |
Citação: | RABÊLO JÚNIOR, Dilson José Lins. Cosmo: Um ambiente virtual de aprendizado com foco na introdução de algoritmos. 2018. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação / CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2570 |
Data de defesa: | 31-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DILSON-RABELO.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.