Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2564
Tipo do documento: Dissertação
Título: Software Geogebrano ensino da trigonometria: proposta metodológica e revisão da literatura a partir das produções discentes nas dissertações do PROFMAT
Título(s) alternativo(s): Geogebra software in the teaching of trigonometry: proposal methodology and literature review from the student productions in the dissertations of the PROFMAT
Autor: SOUSA, Francisco Deilson Rodrigues Barbosa de 
Primeiro orientador: SILVA, Antônio José da
Primeiro membro da banca: SILVA, Antônio José da
Segundo membro da banca: SOUZA, Valeska Martins de
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Adecarlos Costa
Resumo: Na busca por compreender qual o impacto do uso do software Geogebra no ensino da trigonometria como ferramenta para melhorar o aprendizado, esse trabalho propõe realizar uma revisão das literaturas a partir das dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT desenvolvidas nos últimos cinco anos. Para isso, foi proposta uma pesquisa no banco de dados do PROFMAT com o uso das palavras trigonometria, funções trigonométricas, função seno e radiano, resultando em 134 registros, onde foram selecionados 20 trabalhos de acordo com os seguintes critérios de seleção adotados: estudos completos disponíveis, o auxílio do Geogebra, trabalhos direcionados ao Ensino Médio regular e arquivos executáveis. Verificou-se que as dissertações, em sua maioria defendida em 2013 (30,0%), apresentaram objetivos diversificados, como atividades presenciais com professores ou alunos e a proposta de atividades didática sobre o uso do software. Detectou-se que a Bahia foi o estado com o maior número de estudos (15,0%), onde o tema mais frequente foi funções trigonométricas, representado por 29,0% dos trabalhos. Em sua maioria, as dissertações apresentaram 45,0% de estudos com base em delineamentos metodológicos. Conclui-se que o Geogebra é uma importante metodologia ativa que auxilia o ensino de trigonometria dos alunos de Ensino Médio regular, reconhecida pelos professores de Matemática, mas ainda considerada por parte de uma parcela desses profissionais, uma barreira na utilização da ferramenta em sala, em virtude das limitações em seu manuseio. É imprescindível refletir sobre a importância das metodologias ativas em sala de aula, em especial o Geogebra, visto que são de grande relevância para a construção do conhecimento matemático, contribuindo para que os alunos desenvolvam um pensamento criativo e potencializando a sua compreensão, minimizando suas dificuldades e, assim, aumentando seu interesse pela Trigonometria.
Abstract: In order to understand the impact of the use of Geogebra software in the teaching of trigonometry as a tool to improve learning, this work proposes to carry out a literature review based on the dissertations of the Professional Master in Mathematics in National Network - PROFMAT developed in the last five years . For this, a research was proposed in the PROFMAT database with the use of the words trigonometry, trigonometric functions, sine and radian function, resulting in 134 registers, where 20 papers were selected according to the following selection criteria: complete studies Geogebra assistance, regular high school assignments, and executable files. It was verified that the dissertations, most of which were defended in 2013 (30.0%), presented diverse objectives, such as face-to-face activities with teachers or students and the proposal of didactic activities on the use of software. It was found that Bahia was the state with the highest number of studies (15.0%), where the most frequent theme was trigonometric functions, represented by 29.0% of the studies. For the most part, the dissertations presented 45.0% of studies based on methodological delineations. It is concluded that Geogebra is an important active methodology that assists the teaching of trigonometry of regular high school students, recognized by mathematics teachers, but still considered by a portion of these professionals, a barrier in the use of the tool in the classroom, due to the limitations in its handling. It is essential to reflect on the importance of active methodologies in the classroom, especially Geogebra, since they are of great relevance for the construction of mathematical knowledge, contributing for students to develop a creative thinking and potentializing their understanding, minimizing their difficulties and thus increasing their interest in Trigonometry.
Palavras-chave: Geogebra
Trigonometria
Metodologias ativas
cc
Trigonometry
Active methodologies
Área(s) do CNPq: Matemática
Engenharia de Software
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SOUSA, Francisco Deilson Rodrigues Barbosa de. Software Geogebra no ensino da trigonometria: proposta metodológica e revisão da literatura a partir das produções discentes nas dissertações do PROFMAT. 2018. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2564
Data de defesa: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoDeilsonSousa.pdfDissertação de Mestrado3,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.