Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Antonio Carlos Borges da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7965454116859460por
dc.contributor.advisor1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee2FREITAS, Flávio Luiz de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128304906555701por
dc.contributor.referee3RODRIGUES JÚNIOR, Edward-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153662922203936por
dc.date.accessioned2019-03-01T17:30:11Z-
dc.date.issued2019-01-28-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio Carlos Borges da. Natureza e Sociedade: esboços para uma antropologia em Rousseau. 2019. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2563-
dc.description.resumoPara o filósofo Jean-Jacques Rousseau, o conhecimento antropológico deve embasar a reflexão sobre a realidade do homem, notadamente no que concerne aos seus aspectos sociais, políticos, morais, jurídicos, pedagógicos, estéticos e religiosos. Rousseau refutou alguns dos principais pressupostos antropológicos do Iluminismo do século XVIII, como o universalismo e o racionalismo, que consideravam o homem como um ser abstrato e racional, contribuindo para o desenvolvimento de novos campos teóricos para as ciências do homem. Rousseau sustentou a unicidade da natureza humana, todavia, reconheceu que o homem pode ser modificado pelas circunstâncias históricas e geográficas. A natureza humana pode assim ser apreendida em sua existência ontológica e histórica. Por conseguinte, a análise do homem natural, em contraposição ao homem social, nos permite afirmar que o fenômeno humano se compreende nessa perspectiva dicotômica. Ao adentrar no universo da cultura, a qual se constituiu como uma espécie de segunda natureza, o homem modificou-se a si mesmo, transmutando sua natureza primitiva ou originária. Passou assim da condição de animalidade para a condição de humanidade. Essa perspectiva abre espaço para importantes reflexões sobre o homem do ponto de vista de uma antropologia filosófica e empírica. Pode-se afirmar ainda que, para Rousseau, existe uma relação intrínseca entre o progresso histórico, produto da civilização, e a corrupção da natureza humana. Ao se entregar ao devir histórico, o homem construiu os mecanismos pelos quais perdeu sua liberdade e tornou-se escravo das aparências sociais, que são o simulacro da natureza. Essa condição se mostrou predominante em decorrência da instauração da sociedade civil, do trabalho e da propriedade privada, mediados pela linguagem. As concepções de Rousseau sobre o homem como um ser histórico, dotado de liberdade e perfectibilidade, tornaram-se um dos maiores legados ao pensamento moderno no âmbito das ciências humanas. Assim, o presente estudo visa contribuir com as discussões acerca do pensamento de Rousseau mediante alguns esboços de caráter antropológico, considerando a análise do postulado do estado de natureza formulado pelo autor.por
dc.description.abstractAccording to the philosopher Jean-Jacques Rousseau, anthropological knowledge must base the reflection on the reality of man, especially with regard to its social, political, moral, legal, pedagogical, aesthetic and religious aspects. Rousseau refuted some of the major anthropological assumptions of the eighteenth-century Enlightenment, such as universalism and rationalism, which regarded man as an abstract and rational being, contributing to the development of new theoretical fields for the sciences of man. Rousseau sustained the oneness of human nature, yet he recognized that man can be modified by historical and geographical circumstances. Human nature can thus be apprehended in its ontological and historical existence. Therefore, the analysis of the natural man, as opposed to the social man, allows us to affirm that the human phenomenon is understood in this dichotomous perspective. In entering the universe of culture, which was constituted as a kind of second nature, man changed himself, transmuting his primitive or original nature. He passed from the condition of animality to the condition of humanity. This perspective opens space for important reflections on man from the point of view of a philosophical and empirical anthropology. It may be further argued that for Rousseau there is an intrinsic relationship between historical progress, the product of civilization, and the corruption of human nature. By surrendering to historical becoming, man has built the mechanisms by which he has lost his freedom and has become a slave to social appearances, which are the simulacrum of nature. This condition was predominant as result of the establishment of civil society, labor and private property, mediated by language. Rousseau's conceptions of man as an historical being, endowed with freedom and perfectibility, have become one of the greatest legacies of modern thought in the human sciences. Thus, the present study aims to contribute to the discussions about Rousseau's thought through some anthropological sketches, considering the postulate analysis of the state of nature formulated by the author.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-03-01T17:30:11Z No. of bitstreams: 1 AntonioCarlosSilva.pdf: 706816 bytes, checksum: 0be1a98032317f408c09757f3ec9d741 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-01T17:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AntonioCarlosSilva.pdf: 706816 bytes, checksum: 0be1a98032317f408c09757f3ec9d741 (MD5) Previous issue date: 2019-01-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectCivilizaçãopor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectRousseaueng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectSocietyeng
dc.subjectCivilizationeng
dc.subjectAnthropologyeng
dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.titleNatureza e Sociedade: esboços para uma antropologia em Rousseaupor
dc.title.alternativeNature and Society: sketches for an anthropology in Rousseaueng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioCarlosSilva.pdfDissertação de Mestrado690,25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.