Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FONSECA, Patrícia Gomes de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6939527200067374 | por |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Sandra Maria Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7413827589603410 | por |
dc.contributor.referee1 | SOUZA, Sandra Maria Nascimento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7413827589603410 | por |
dc.contributor.referee2 | SAMPAIO, Juciana de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0822226441285255 | por |
dc.contributor.referee3 | PEREZ, Allyson de Andrade | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0989524917801201 | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T17:12:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Patrícia Gomes de Oliveira. Feminismos em discurso: uma análise da produção de sentidos em Para Educar Crianças Feministas. 2019.98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2562 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho toma a obra Para Educar Crianças Feministas (2017), de Chimamanda Adichie, como campo de estudo tendo como foco indagar qual sujeito feminista está sendo produzido no discurso da autora, analisando quais os processos que concorrem para o aparecimento dos enunciados, que formas de poder atuam no campo da literatura adicheana e que identidades são significadas a partir deste discurso. Guiadas pelos referenciais teóricos da análise do discurso, feministas e de gênero exploramos o texto da escritora buscando evidenciar as instabilidades, conflitos e rupturas que nele estão latentes, questionando como se configura essa dinâmica. Compreendendo que as práticas discursivas são sujeitas e interligadas a regras e contextos sócio-históricos que possibilitam as especificidades do texto, consideramos as identidades acionadas por Chimamanda como construções flexíveis e instáveis, atravessadas por um feixe de relações que intersecciona e impossibilita sua determinação. A partir destas observações consideramos que o projeto literário de Chimamanda Adichie configura um lugar emblemático onde categorias como identidade, raça, sexualidade e gênero podem ser problematizadas, exploradas e debatidas como contradições que permeiam e formam a heterogeneidade do discurso. | por |
dc.description.abstract | This work takes the book Para Educar Crianças Feministas (2017), by Chimamanda Adichie, as a field of study whose aim is to inquire which feminist subject is being produced in the author's discourse, analyzing which processes contribute to the appearance of the statements, which forms of power act in the field of adichean literature and that identities are signified from this discourse. Guided by the theoretical frameworks of discourse analysis, feminists and genders studies explore the writer's text seeking to highlight the latent instabilities, conflicts and ruptures, questioning how this dynamic is configured. Understanding that discursive practices are subject and interrelated to socio-historical rules and contexts that enable the specificities of the text, we consider the identities triggered by Chimamanda as flexible and unstable constructions, crossed by a bundle of relations that intersects and makes impossible its determination. From these observations we consider that the literary project of Chimamanda Adichie is an emblematic field where categories such as identity, race, sexuality and gender can be problematized, explored and debated as contradictions that permeate and form the heterogeneity of discourse | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-03-01T17:12:05Z No. of bitstreams: 1 PATRÍCIAFONSECA.pdf: 723076 bytes, checksum: ee645eb793454e6b3668834b749de6b3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-01T17:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRÍCIAFONSECA.pdf: 723076 bytes, checksum: ee645eb793454e6b3668834b749de6b3 (MD5) Previous issue date: 2019-01-29 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Chimamanda Adichie | por |
dc.subject | Feminismo | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Chimamanda Adichie | eng |
dc.subject | Feminism | eng |
dc.subject | Discourse | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject.cnpq | Literatura Comparada | por |
dc.subject.cnpq | Antropologia | por |
dc.title | Feminismos em discurso: uma análise da produção de sentidos em Para Educar Crianças Feministas | por |
dc.title.alternative | Feminisms in discourse: an analysis of the production of meanings in To Educate Feminist Children | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIAFONSECA.pdf | Dissertação de Mestrado | 706,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.