Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFONSECA, Patrícia Gomes de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939527200067374por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Sandra Maria Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.contributor.referee1SOUZA, Sandra Maria Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.contributor.referee2SAMPAIO, Juciana de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822226441285255por
dc.contributor.referee3PEREZ, Allyson de Andrade-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989524917801201por
dc.date.accessioned2019-03-01T17:12:05Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.citationFONSECA, Patrícia Gomes de Oliveira. Feminismos em discurso: uma análise da produção de sentidos em Para Educar Crianças Feministas. 2019.98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2562-
dc.description.resumoEste trabalho toma a obra Para Educar Crianças Feministas (2017), de Chimamanda Adichie, como campo de estudo tendo como foco indagar qual sujeito feminista está sendo produzido no discurso da autora, analisando quais os processos que concorrem para o aparecimento dos enunciados, que formas de poder atuam no campo da literatura adicheana e que identidades são significadas a partir deste discurso. Guiadas pelos referenciais teóricos da análise do discurso, feministas e de gênero exploramos o texto da escritora buscando evidenciar as instabilidades, conflitos e rupturas que nele estão latentes, questionando como se configura essa dinâmica. Compreendendo que as práticas discursivas são sujeitas e interligadas a regras e contextos sócio-históricos que possibilitam as especificidades do texto, consideramos as identidades acionadas por Chimamanda como construções flexíveis e instáveis, atravessadas por um feixe de relações que intersecciona e impossibilita sua determinação. A partir destas observações consideramos que o projeto literário de Chimamanda Adichie configura um lugar emblemático onde categorias como identidade, raça, sexualidade e gênero podem ser problematizadas, exploradas e debatidas como contradições que permeiam e formam a heterogeneidade do discurso.por
dc.description.abstractThis work takes the book Para Educar Crianças Feministas (2017), by Chimamanda Adichie, as a field of study whose aim is to inquire which feminist subject is being produced in the author's discourse, analyzing which processes contribute to the appearance of the statements, which forms of power act in the field of adichean literature and that identities are signified from this discourse. Guided by the theoretical frameworks of discourse analysis, feminists and genders studies explore the writer's text seeking to highlight the latent instabilities, conflicts and ruptures, questioning how this dynamic is configured. Understanding that discursive practices are subject and interrelated to socio-historical rules and contexts that enable the specificities of the text, we consider the identities triggered by Chimamanda as flexible and unstable constructions, crossed by a bundle of relations that intersects and makes impossible its determination. From these observations we consider that the literary project of Chimamanda Adichie is an emblematic field where categories such as identity, race, sexuality and gender can be problematized, explored and debated as contradictions that permeate and form the heterogeneity of discourseeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-03-01T17:12:05Z No. of bitstreams: 1 PATRÍCIAFONSECA.pdf: 723076 bytes, checksum: ee645eb793454e6b3668834b749de6b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-01T17:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRÍCIAFONSECA.pdf: 723076 bytes, checksum: ee645eb793454e6b3668834b749de6b3 (MD5) Previous issue date: 2019-01-29eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectChimamanda Adichiepor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectChimamanda Adichieeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectIdentityeng
dc.subject.cnpqLiteratura Comparadapor
dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.titleFeminismos em discurso: uma análise da produção de sentidos em Para Educar Crianças Feministaspor
dc.title.alternativeFeminisms in discourse: an analysis of the production of meanings in To Educate Feminist Childreneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIAFONSECA.pdfDissertação de Mestrado706,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.