Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, Cled Veloso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010120902733765por
dc.contributor.advisor1SILVA, João de Deus Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120123677696759por
dc.contributor.advisor-co1RAPOSO JÚNIOR, Anselmo Baganha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1897132155823007por
dc.contributor.referee1SILVA, João de Deus Mendes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120123677696759por
dc.contributor.referee2RAPOSO JÚNIOR, Anselmo Baganha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1897132155823007por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Renata de Farias Limeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3580580656850874por
dc.contributor.referee4MARÃO, José Antônio Pires Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4501761863997440por
dc.date.accessioned2019-03-01T12:48:29Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Cled Veloso. Uma proposta de ensino para a educação básica Usando o teorema de PICK. 2018. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2559-
dc.description.resumoConsiderando que os alunos da Educação Básica apresentam dificuldades para abstração do conteúdo de área de polígonos, pelo menos no que se refere ao método tradicional, neste trabalho apresentaremos uma proposta de estudo desse assunto utlizando o Teorema de Pick no Geoplano, que se trata da aplicação de uma fórmula simples em que se faz pela contagem de pontos da borda e pontos internos do polígono. _E uma fórmula que pode ser manipulada de forma objetiva por um aluno do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano). Para tanto, o Teorema de Pick é um recurso didático a ser usado pelo professor das séries iniciais para criar figuras e calcular suas respectivas áreas de forma dinâmica tornando o aprendizado mais concreto e duradouro, bem como apresentar o conteúdo de uma maneira mais palpável, o que facilita os conteúdos vindouros do Ensino Médio. A demonstração da fórmula é elementar, isso se faz necessário para embasar exemplos do cotidiano. Baseado no que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresenta-se o método de cubacão que _e uma maneira de calcular _área de regiões usada pelos campesinos, faz-se um paralelo deste método com a maneira usada no campo acadêmico, o que permite concluir que, por meio da Proposta Educacional, onde o docente seguindo cada etapa no ensino aprendizagem proporciona ao discente maior liberdade e autonomia para debater e participar ativamente no processo do conhecimento.por
dc.description.abstractConsidering that the students of Basic Education present difficulties to abstraction of the content of polygon area, at least as far as the traditional method is concerned, in this work we will present a proposal of study of this subject using the Pick Theorem in the Geoplane, which is the application of a simple formula in which it is done by the counting of points of the border and internal points of the polygon. It is a formula that can be objectively manipulated by a student of Elementary School II (6th to 9th grade). For that, Pick's Theorem is a didactic resource to be used by the teacher of the initial series to create figures and calculate their respective areas dynamically making the learning more concrete and lasting, as well as presenting the content in a more palpable way, the which facilitates the upcoming contents of High School. The demonstration of the formula is elementary, this is necessary to support examples of everyday life. Based on the recommendations of the Parametros Curriculares Nacionais, the method of cubing is presented, which is a way of calculating the area of regions used by peasants, a parallel of this method is made with the way used in the academic field, through the Educational Proposal, where the teacher following each step in teaching learning gives the student greater freedom and autonomy to debate and participate actively in the process of knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-03-01T12:48:29Z No. of bitstreams: 1 CledFreitas.pdf: 1478608 bytes, checksum: f15aa169e95d3b721a34610a66d3c6fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-01T12:48:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CledFreitas.pdf: 1478608 bytes, checksum: f15aa169e95d3b721a34610a66d3c6fa (MD5) Previous issue date: 2018-11-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁreapor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectGeoplanopor
dc.subjectTeorema de Pickpor
dc.subjectAreaeng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectGeoplaneeng
dc.subjectPick Theoremeng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleUma proposta de ensino para a educação básica Usando o teorema de PICKpor
dc.title.alternativeA teaching proposal for basic education Using the PICK theoremeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CledFreitas.pdfDissertação de Mestrado1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.