???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2559
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino para a educação básica Usando o teorema de PICK
Título(s) alternativo(s): A teaching proposal for basic education Using the PICK theorem
Autor: FREITAS, Cled Veloso 
Primeiro orientador: SILVA, João de Deus Mendes da
Primeiro coorientador: RAPOSO JÚNIOR, Anselmo Baganha
Primeiro membro da banca: SILVA, João de Deus Mendes da
Segundo membro da banca: RAPOSO JÚNIOR, Anselmo Baganha
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Renata de Farias Limeira
Quarto membro da banca: MARÃO, José Antônio Pires Ferreira
Resumo: Considerando que os alunos da Educação Básica apresentam dificuldades para abstração do conteúdo de área de polígonos, pelo menos no que se refere ao método tradicional, neste trabalho apresentaremos uma proposta de estudo desse assunto utlizando o Teorema de Pick no Geoplano, que se trata da aplicação de uma fórmula simples em que se faz pela contagem de pontos da borda e pontos internos do polígono. _E uma fórmula que pode ser manipulada de forma objetiva por um aluno do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano). Para tanto, o Teorema de Pick é um recurso didático a ser usado pelo professor das séries iniciais para criar figuras e calcular suas respectivas áreas de forma dinâmica tornando o aprendizado mais concreto e duradouro, bem como apresentar o conteúdo de uma maneira mais palpável, o que facilita os conteúdos vindouros do Ensino Médio. A demonstração da fórmula é elementar, isso se faz necessário para embasar exemplos do cotidiano. Baseado no que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresenta-se o método de cubacão que _e uma maneira de calcular _área de regiões usada pelos campesinos, faz-se um paralelo deste método com a maneira usada no campo acadêmico, o que permite concluir que, por meio da Proposta Educacional, onde o docente seguindo cada etapa no ensino aprendizagem proporciona ao discente maior liberdade e autonomia para debater e participar ativamente no processo do conhecimento.
Abstract: Considering that the students of Basic Education present difficulties to abstraction of the content of polygon area, at least as far as the traditional method is concerned, in this work we will present a proposal of study of this subject using the Pick Theorem in the Geoplane, which is the application of a simple formula in which it is done by the counting of points of the border and internal points of the polygon. It is a formula that can be objectively manipulated by a student of Elementary School II (6th to 9th grade). For that, Pick's Theorem is a didactic resource to be used by the teacher of the initial series to create figures and calculate their respective areas dynamically making the learning more concrete and lasting, as well as presenting the content in a more palpable way, the which facilitates the upcoming contents of High School. The demonstration of the formula is elementary, this is necessary to support examples of everyday life. Based on the recommendations of the Parametros Curriculares Nacionais, the method of cubing is presented, which is a way of calculating the area of regions used by peasants, a parallel of this method is made with the way used in the academic field, through the Educational Proposal, where the teacher following each step in teaching learning gives the student greater freedom and autonomy to debate and participate actively in the process of knowledge.
Palavras-chave: Área
Geometria
Geoplano
Teorema de Pick
Area
Geometry
Geoplane
Pick Theorem
Área(s) do CNPq: Matemática
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: FREITAS, Cled Veloso. Uma proposta de ensino para a educação básica Usando o teorema de PICK. 2018. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2559
Data de defesa: 26-Nov-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CledFreitas.pdfDissertação de Mestrado1,44 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.