Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Elanny Roma Pereira da-
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Arlane Manoel Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1464284231438653por
dc.contributor.referee1VIEIRA, Arlane Manoel Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1464284231438653por
dc.contributor.referee2MARÃO, José Antônio Pires Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4501761863997440por
dc.contributor.referee3SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.date.accessioned2019-02-27T18:52:33Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.identifier.citationSILVA, Elanny Roma Pereira da. A utilização do aplicativo Geogebra para smartphone como recurso didático nas aulas de matemática do Ensino Fundamental São Luís. 2018. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional / CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2555-
dc.description.resumoDiante de uma sociedade que está em constantes mudanças devido aos avanços tecnológicos, é importante investigar, discutir ideias e estabelecer estratégias que reflitam em melhorias futuras na educação com o intuito de utilizá-los como recurso didático, principalmente com relação às mídias digitais móveis que já ocupam os espaços escolares. A princípio é realizado um levantamento histórico do desenvolvimento de algumas tecnologias e suas influências no meio social, e de como essas tecnologias evoluíram dentro das escolas públicas. Em seguida desenvolve-se um aprofundamento no conceito de M-learning, que refere-se ao uso de dispositivos móveis para a aprendizagem, e um breve tutorial do aplicativo Geogebra Graphing Calculator com versão para smartphones. Por fim, é detalhado a metodologia do trabalho e os resultados obtidos através de uma pesquisa realizada com dois focos: averiguar o perfil dos professores quanto ao uso do computador e de smartphones; a perspectiva dos alunos de uma escola pública que realizaram atividades com o app Geogebra. Os resultados mostram que os aparelhos smartphones têm conquistado espaço dentro das escolas e que podem ser utizados como recurso para aprendizagem, desde que acompanhado pelo docente baseado em um planejamento estratégico.por
dc.description.abstractFaced with a society that is constantly changing due to advances in it is important to investigate, discuss ideas and establish strategies that reflect future improvements in education in order to use them as a didactic resource, especially with regard to mobile digital media that already occupy school spaces. At the outset, a historical survey of the development of some technologies and their influence on the social environment, and how these technologies evolved within public schools, is carried out. Next, we develop a deepening of the concept of M-learning, which refers to the use of mobile devices for learning, and a brief tutorial of the application Geogebra Graphing Calculator with version for smartphones. Finally, the methodology of the work and the results obtained through a research carried out with two focuses: to ascertain the profile of the teachers regarding the use of the computer and smartphones; the prospect students of a public school who have carried out activities with the Geogebra app. The results show that smartphone devices have gained space within schools and that can be used as a resource for learning, as long as accompanied by the teacher based on strategic planning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2019-02-27T18:52:33Z No. of bitstreams: 1 ELANNYSILVA.pdf: 4058147 bytes, checksum: d38a2759093ae3409d49b0e3e0133c41 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T18:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELANNYSILVA.pdf: 4058147 bytes, checksum: d38a2759093ae3409d49b0e3e0133c41 (MD5) Previous issue date: 2018-10-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAplicativos matemáticospor
dc.subjectM-learningpor
dc.subjectGeogegra graphing calculatorpor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectMathematical applicationseng
dc.subjectM-learningeng
dc.subjectGeogegra graphing calculatoreng
dc.subjectEducational technologieseng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleA utilização do aplicativo Geogebra para smartphone como recurso didático nas aulas de matemática do Ensino Fundamental São Luíspor
dc.title.alternativeUsing the Geogebra application for your smartphone as Didactic resource in Teaching mathematics classes Fundamental São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELANNYSILVA.pdfDissertação de Mestrado3,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.