Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorORSANO, Diego Roberto Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631909856055233por
dc.contributor.advisor1SPÍNDOLA, Flausino Lucas Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3205347264595687por
dc.contributor.referee1SPÍNDOLA, Flausino Lucas Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3205347264595687por
dc.contributor.referee2MOREIRA NETO, Sandra Imaculada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1983605058147243por
dc.contributor.referee3SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.date.accessioned2019-02-27T16:50:13Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.identifier.citationORSANO, Diego Roberto Rodrigues. Uma abordagem do ensino de lógica matemática no ensino médio. 2018. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2553-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como o objetivo principal apresentar um ensino de Lógica Matemática para o ensino médio, tendo como foco principal a abordagem da teoria do assunto e a resolução de questões de vestibulares e concursos públicos. Foi apresentada inicialmente uma breve história do nascimento da Lógica, em seguida abordamos a Lógica matemá- tica explorando a definição de proposições, os princípios básicos da lógica, construções de tabelas verdades, os conectivos lógicos, as equivalências lógicas, os diagramas lógicos e argumentos. Finalizamos nosso estudo buscando uma aplicação da Lógica Matemática no ensino de algoritmos na computação.por
dc.description.abstractThe purpose of this work is to present a teaching approach of Mathematical Logic for high school, focusing on theoretical knowledge and resolution of tests for brazilian public and entrance exams. We first present a brief history of Logic and Philosophy, since Ancient Greece. From this, we present Mathematical Logic, exploring the definition of propositions, the basic principles of logic, constructions of truth tables, logical connectives, logical equivalences, logical diagrams and arguments. We finish our study looking for an application of Mathematical Logic in the teaching of computational algorithms.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-02-27T16:50:13Z No. of bitstreams: 1 DiegoOrsano.pdf: 665894 bytes, checksum: c7314d66f911d0f2f34f162ea3d8fae1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T16:50:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DiegoOrsano.pdf: 665894 bytes, checksum: c7314d66f911d0f2f34f162ea3d8fae1 (MD5) Previous issue date: 2018-09-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLógica matemáticapor
dc.subjectFundamentos de matemáticapor
dc.subjectTabelas verdadepor
dc.subjectExercícios de lógicapor
dc.subjectLógica computacionalpor
dc.subjectMathematical logiceng
dc.subjectFundamentals of mathematicseng
dc.subjectTruth tableseng
dc.subjectLogic testseng
dc.subjectComputational logiceng
dc.subject.cnpqLógica Matemáticapor
dc.titleUma abordagem do ensino de lógica matemática no ensino médiopor
dc.title.alternativeAn approach to teaching mathematical logic in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiegoOrsano.pdfDissertação de Mestrado650,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.