Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2553
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem do ensino de lógica matemática no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | An approach to teaching mathematical logic in high school |
Autor: | ORSANO, Diego Roberto Rodrigues |
Primeiro orientador: | SPÍNDOLA, Flausino Lucas Neves |
Primeiro membro da banca: | SPÍNDOLA, Flausino Lucas Neves |
Segundo membro da banca: | MOREIRA NETO, Sandra Imaculada |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Antônio José da |
Resumo: | O presente trabalho tem como o objetivo principal apresentar um ensino de Lógica Matemática para o ensino médio, tendo como foco principal a abordagem da teoria do assunto e a resolução de questões de vestibulares e concursos públicos. Foi apresentada inicialmente uma breve história do nascimento da Lógica, em seguida abordamos a Lógica matemá- tica explorando a definição de proposições, os princípios básicos da lógica, construções de tabelas verdades, os conectivos lógicos, as equivalências lógicas, os diagramas lógicos e argumentos. Finalizamos nosso estudo buscando uma aplicação da Lógica Matemática no ensino de algoritmos na computação. |
Abstract: | The purpose of this work is to present a teaching approach of Mathematical Logic for high school, focusing on theoretical knowledge and resolution of tests for brazilian public and entrance exams. We first present a brief history of Logic and Philosophy, since Ancient Greece. From this, we present Mathematical Logic, exploring the definition of propositions, the basic principles of logic, constructions of truth tables, logical connectives, logical equivalences, logical diagrams and arguments. We finish our study looking for an application of Mathematical Logic in the teaching of computational algorithms. |
Palavras-chave: | Lógica matemática Fundamentos de matemática Tabelas verdade Exercícios de lógica Lógica computacional Mathematical logic Fundamentals of mathematics Truth tables Logic tests Computational logic |
Área(s) do CNPq: | Lógica Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | ORSANO, Diego Roberto Rodrigues. Uma abordagem do ensino de lógica matemática no ensino médio. 2018. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2553 |
Data de defesa: | 28-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiegoOrsano.pdf | Dissertação de Mestrado | 650,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.