Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2553
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem do ensino de lógica matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): An approach to teaching mathematical logic in high school
Autor: ORSANO, Diego Roberto Rodrigues 
Primeiro orientador: SPÍNDOLA, Flausino Lucas Neves
Primeiro membro da banca: SPÍNDOLA, Flausino Lucas Neves
Segundo membro da banca: MOREIRA NETO, Sandra Imaculada
Terceiro membro da banca: SILVA, Antônio José da
Resumo: O presente trabalho tem como o objetivo principal apresentar um ensino de Lógica Matemática para o ensino médio, tendo como foco principal a abordagem da teoria do assunto e a resolução de questões de vestibulares e concursos públicos. Foi apresentada inicialmente uma breve história do nascimento da Lógica, em seguida abordamos a Lógica matemá- tica explorando a definição de proposições, os princípios básicos da lógica, construções de tabelas verdades, os conectivos lógicos, as equivalências lógicas, os diagramas lógicos e argumentos. Finalizamos nosso estudo buscando uma aplicação da Lógica Matemática no ensino de algoritmos na computação.
Abstract: The purpose of this work is to present a teaching approach of Mathematical Logic for high school, focusing on theoretical knowledge and resolution of tests for brazilian public and entrance exams. We first present a brief history of Logic and Philosophy, since Ancient Greece. From this, we present Mathematical Logic, exploring the definition of propositions, the basic principles of logic, constructions of truth tables, logical connectives, logical equivalences, logical diagrams and arguments. We finish our study looking for an application of Mathematical Logic in the teaching of computational algorithms.
Palavras-chave: Lógica matemática
Fundamentos de matemática
Tabelas verdade
Exercícios de lógica
Lógica computacional
Mathematical logic
Fundamentals of mathematics
Truth tables
Logic tests
Computational logic
Área(s) do CNPq: Lógica Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: ORSANO, Diego Roberto Rodrigues. Uma abordagem do ensino de lógica matemática no ensino médio. 2018. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2553
Data de defesa: 28-Set-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiegoOrsano.pdfDissertação de Mestrado650,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.