Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFONSÊCA, Margareth Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9321322158623058por
dc.contributor.advisor1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee1ZAQUEU, Livia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6507718848252634por
dc.date.accessioned2019-02-27T14:46:44Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.citationFONSÊCA, Margareth Santos. A classe hospitalar no contexto da educação de jovens e adultos: intervenções pedagógicas no ABC Nefro. 2018. 194 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2552-
dc.description.resumoEsta pesquisa sobre a Classe Hospitalar ABC Nefro teve por objetivo geral desenvolver estratégias de intervenção pedagógica para alunos em tratamento de hemodiálise, visando à construção de uma plataforma digital de gestão de ensino. Os objetivos específicos consistiram em: avaliar as competências de leitura e escrita dos alunos; identificar as concepções das professoras sobre o trabalho realizado e elaborar, conjuntamente com as professoras, estratégias de intervenção educacional com base na Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos adotada pela SEMED. O problema da investigação constitui-se no seguinte questionamento: Quais as necessidades de adaptação do currículo escolar, visando possibilitar intervenções educacionais para alunos de classe hospitalar? Em busca de caminhos para responder a esse questionamento construímos nossa base teórico-metodológica nos fundamentos legais dos direitos humanos subjetivos e nas legislações educacionais que tratam da temática em estudo, com abordagem na metodologia dialética freireana e estudos sobre o currículo na perspectiva crítica e pós-crítica. Do ponto de vista do corpus empírico, tratou-se de uma pesquisa-ação com estudo documental, observação participante e intervenção aplicada, alicerçada metodologicamente na abordagem quantiqualitativa e na Análise de Conteúdo, envolvendo um universo de 14 alunos em tratamento de hemodiálise, na faixa etária de 15 a 72 anos, com efetiva matrícula na Rede Municipal de Educação de São Luís, e 05 professoras. Como instrumentos de geração de dados foram utilizados: questionário sociodemográfico; Teste de Desempenho Escolar (TDE) adaptado; leitura de palavras do contexto hospitalar; relatórios, planejamentos didáticos e entrevista semiestruturada. Constituímos análise descritiva com base nos dados quantitativos obtidos por meio do Stastistical Package for the Social Sciences, versão portuguesa 22.0. Dentre os resultados das variáveis, além de outros, destacamos: faixa etária com desvio padrão de 50 anos de idade; predomínio do sexo feminino (70%); condição socioeconômica de baixa renda (100%); dificuldades de memória (92,8%); baixo desempenho em leitura e escrita (50%). O estudo indicou a necessidade de uma adaptação curricular, com uso de recurso pedagógico mais adequado às evidências relacionadas e à melhor adequação do aluno ao contexto de sua aprendizagem. Concluímos, portanto, que o uso de tecnologias digitais móveis, no contexto educacional em estudo, constituem recursos pedagógicos que ampliam a aprendizagem e a gestão de ensino.por
dc.description.abstractThis research on the Hospital Class “ABC Nefro” had the general objective to develop pedagogical intervention strategies for students in hemodialysis treatment, aiming at the construction of a digital platform of teaching management. The specific goals were: evaluating the reading and writing abilities of the students; identifying the views of the teachers about the work and creating, in collaboration with these teachers, strategies of educational intervention based on the curriculum of the Youth and Adult Education adopted by “SEMED”, the public entity responsible for the education in the state. The problem of the investigation was the following: Which are the needs for adaptation in the school curriculum to make possible interventions in the education of students in the hospital classroom? Seeking paths to answer this question we built our theoretical and methodological base on the legal grounds of the subjective human rights and on the educational legislations that deal on the topic of this study. We used the approach of the dialectical methodology of Paulo Freire and studies about the curriculum in the critical and post-critical perspective. From an empirical point of view this was an active research with document study, participant observation and applied intervention. It was founded on the methodology of a quantitative and qualitative approach and in content analysis in a group of 14 students going through hemodialysis treatment, between 15 and 72 years old, enrolled on the public system of education in the city of Sao Luis, as well as 5 teachers. The instruments for generation of data used were: a socialdemographic questionnaire; an adapted school performance test; the reading of words from the hospital context; reports, educational planning and semi-structured interview. We built a descriptive analysis based on the data using the Statistical Package for the Social Sciences, in its Portuguese version number 22.0. Among the results on the variables we highlight: age group standard deviation of 50 years old; prevalence of women (70%); low income socioeconomic status (100%); memory difficulties (92,8%); low performance on reading and writing (50%). The study indicated the need for a curriculum adaptation that includes the use of a pedagogical resource better suited to the evidences mentioned and to the learning context of the students. We reached the conclusion that digital mobile technology, in the educational context studied, constitute pedagogical resources that enhance the learning process as well as the learning management.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-02-27T14:46:44Z No. of bitstreams: 1 MargarethSantosFonseca.pdf: 7470557 bytes, checksum: 364e932f57138d924799f5834734c590 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T14:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MargarethSantosFonseca.pdf: 7470557 bytes, checksum: 364e932f57138d924799f5834734c590 (MD5) Previous issue date: 2018-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectClasse hospitalarpor
dc.subjectAluno em tratamento de hemodiálisepor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectHospital classroomeng
dc.subjectStudent in treatment for hemodialysiseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleA classe hospitalar no contexto da educação de jovens e adultos: intervenções pedagógicas no ABC Nefropor
dc.title.alternativeThe hospital class in the context of youth education and adults: pedagogical interventions at ABC Nefroeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MargarethSantosFonseca.pdfDissertação de Mestrado7,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.