Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Gilvana Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee1Silva, Marilete Geralda dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943930212352880por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:37Z-
dc.date.available2013-11-18pt_BR
dc.date.issued2013-03-07pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gilvana Nascimento. TRAINING AND AUTONOMY TEACHER: challenges to inclusion in early childhood education. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/254-
dc.description.resumoA inclusão de crianças com deficiência na educação infantil tem se apresentado como um desafio aos professores que, por muitas vezes, se consideram despreparados para este momento. O trabalho solitário produz no professor uma sensação de desamparo impedindo-o de tomar decisões pedagógicas mais acertadas. Entra em cena a importância da formação docente, enquanto articuladora entre a inclusão na educação infantil e a construção da autonomia docente com vista a uma educação de mais qualidade. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral, analisar as contribuições da formação continuada para a inclusão de crianças de 4 e 5 anos com deficiência em escolas públicas municipais da cidade de São Luís/MA e, como objetivos específicos, conhecer qual o pensamento das professoras acerca da infância na educação infantil e como esta visão docente pode refletir sobre o processo de inclusão; identificar a concepção de educação inclusiva construída pelas professoras e sua relação com uma proposta de escola emancipatória e verificar se a formação continuada realizada no espaço da escola influencia o trabalho pedagógico das professoras. A pesquisa se fundamentou teoricamente nos seguintes autores: Imbernón (2009 e 2010) e Ramalho et.al (2003) e Adorno (1995) que foram autores indispensáveis para refletir sobre a formação de professores; Januzzi (2006), Mendes (2006) e Costa (2011), entre outros, foram sustentáculos das discussões acerca da inclusão de pessoas com deficiência. No que se refere à educação infantil, Kuhlmann (2011), Oliveira (2008) e Kramer (2011) permitiram-nos um melhor diálogo sobre o assunto. Como procedimento de coleta de dados, utilizou-se da entrevista semiestruturada feita a vinte e uma professoras de crianças de 4 e 5 anos pertencentes à rede pública municipal de São Luís/MA, na abordagem qualitativa. Nesta investigação foi possível constatar-se, através dos resultados obtidos, que a formação continuada contribui para o processo de inclusão de alunos com deficiência, à medida que possibilita um repensar sobre a temática, que desmistifica concepções preconceituosas arraigadas nos docentes como sendo verdades absolutas, e que propõe uma formação docente para a autonomia, em que o esclarecimento e a experiência são indispensáveis para a emancipação do sujeito.por
dc.description.abstractThe inclusion of children with disabilities in early childhood education has emerged as a challenge to teachers, who often consider themselves unprepared for this moment. The solitary work on the teacher produces a sense of helplessness preventing him from taking pedagogical decisions right ones. In comes the importance of teacher training, while articulating between inclusion in early childhood education and the construction of teaching autonomy towards a higher quality education. Thus , the present study aimed to analyze the contributions of continuing education to include children 4 and 5 years with disabilities in public schools of the city of São Luís / MA and specific objectives, knowing which thought the teachers about childhood in early childhood education and how this vision teacher can reflect on the inclusion process, identify the design of inclusive education built by teachers and their relation to a proposed school emancipatory and verify that the continuing education held in the school influences the pedagogical work of teachers. The research was based theoretically on the following authors: Imbernon (2009 and 2010) and Ramalho et.al (2003) and Adorno (1995) that authors were indispensable to reflect on the training of teachers; Januzzi (2006), Mendes (2006) and Costa (2011), among others, were supporters of the discussions about the inclusion of people with disabilities. With regard to early childhood education, Kuhlmann (2011), Oliveira (2008) and Kramer (2011) allowed us a better dialogue on the subject. As procedure for data collection, we used semi-structured interviews made twenty-one teachers of children aged 4 and 5 years belonging to the municipal public São Luís / MA, the qualitative approach. In this investigation it was established up by the results, continued education contributes to the process of inclusion of students with disabilities, as it enables a rethinking on the subject, which demystifies biased conceptions rooted in teachers as absolute truths, and proposes a teacher education for autonomy, in which clarification and experience are essential to the emancipation of the subject.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Gilvana.pdf: 912699 bytes, checksum: c336218a5e136335573007ecbc8a44bb (MD5) Previous issue date: 2013-03-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectFormação Continuada de Professorespor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectContinuing Education for Teacherseng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFORMAÇÃO E AUTONOMIA DOCENTE: desafios à inclusão na educação infantilpor
dc.title.alternativeTRAINING AND AUTONOMY TEACHER: challenges to inclusion in early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Gilvana.pdf891,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.