Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Alvimar de Jesus Schalcher-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206070820841773por
dc.contributor.advisor1SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee1SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee2SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Carlos André Borges-
dc.date.accessioned2019-02-26T19:46:07Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alvimar de Jesus Schalcher. Software Geogebra no ensino de funcões: revisão da literatura a partir das produções discentes nas dissertações do PROFMAT. 2018.70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2549-
dc.description.resumoO presente estudo faz uma revisão de literatura nas produções dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Mestrado de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT no período de 2016 a 2018, com o objetivo de relacionar o software GEOGEBRA com o estudo das Funções Elementares. O conteúdo selecionado para a análise compõe-se de dezoitos dissertações publicadas no site do Programa PROFMAT, cujo título de GeoGebra e posteriormente filtrada somente que estava relacionada com o tema de função. Apresentamos aqui um confronto do material selecionado em que evidenciamos seus objetivos, resultados, referenciais teóricos, questão de pesquisa, sujeitos de pesquisa e metodologia utilizada. Com isso, o presente estudo indica resultados que podem subsidiar futuras investigações, destacando a carência em alguns pontos ainda a serem pesquisados dentro do tema aqui tratado. Assim como, recomendações para o uso e adequação do GeoGebra para professores em suas práticas pedagógicas de sala de aula e de modo especial para o ensino das funções elementares. Espera-se com essa pesquisa direcionar o leitor para as possíveis discussões a respeito do papel da docência na disciplina matemática, bem como, a necessidade de inserir novas tecnologias, atentando para uma atualização no ensino frente às transformações que vêm ocorrendo na sociedade.por
dc.description.abstractThis study aims at reviewing the literature of the graduated students from the Post-graduation Program of Mathematics in National Network ? PROFMAT from 2016 to 2018, in order to relate the GEOGEBRA software to the study of Elementary Functions. The selected contend for this analysis is composed by eighteen dissertations published on PROFMAT website, firstly the titled as GeoGebra, than the ones filtered by the related to the functions themed. In this is presented a comparison of the selected material in which their objectives, results, theorical references, research questions, research subjects, methodology used are shown. Therefore, this survey presents indicates that may support future investigations, highlighting the lack in some points that still need to be searched within the discussed theme. As well, recommendations to the use and improvement of GeoGebra to teacher and their pedagogical work in the classroom, in special the elementary functions teaching. It is hoped this study will lead the reader to possible discussions to the teacher?s role in mathematics teaching, as well, the needing of adding new technologies, aware of updatings in the teaching methods to come in the future based on the changings that there have been in our society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-02-26T19:46:07Z No. of bitstreams: 1 AlvimarPereira.pdf: 1340351 bytes, checksum: 76190b10bef44c2bd15a384b44c0f921 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-26T19:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlvimarPereira.pdf: 1340351 bytes, checksum: 76190b10bef44c2bd15a384b44c0f921 (MD5) Previous issue date: 2018-11-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFunções elementarespor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectElementary functionseng
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEngenharia de Softwarepor
dc.titleSoftware Geogebra no ensino de funcões: revisão da literatura a partir das produções discentes nas dissertações do PROFMATpor
dc.title.alternativeGeogebra software for job training: review of the literature based on student productions in the PROFMAT dissertationseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlvimarPereira.pdfDissertação de Mestrado1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.