Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2547
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetórias escolares, condições de ingresso, permanência e conclusão dos egressos da educação de jovens e adultos na educação superior
Título(s) alternativo(s): School trajectories, conditions of entry, permanence and completion of graduates of youth and adult education in higher education
Autor: PEREIRA, Diego Rodrigo 
Primeiro orientador: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Segundo membro da banca: MOURA, Maria da Gloria Carvalho
Terceiro membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Quarto membro da banca: LIMA, Lucinete Marques
Resumo: Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, teve como objetivo analisar as trajetórias escolares, condições de ingresso, permanência e conclusão dos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Superior. A pesquisa foi realizada sob a referência teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, que subsidiou o desenvolvimento do estudo de caráter quanti-qualitativo que envolveu alunos dos Cursos de Tecnologia de Alimentos e Licenciatura em Ciências Agrárias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) / Campus São Luís-Maracanã. Na intenção de ampliar a compreensão sobre o objeto de pesquisa e tentar responder às questões norteadoras, foi realizada a revisão bibliográfica que parte das contribuições de HADDAD e DI PIERRO (2000), CAPUCHO (2012), COULON (2017), FEITOSA (2012), LEITE (2013), RIOS (2011), SILVA (2015) entre outros. A pesquisa documental recorre a leis, decretos, resoluções, portarias e pareceres além de dados do Censo Escolar dos anos de 2014 a 2017, no que se referem às matrículas, turmas, estabelecimentos de ensino e docentes na EJA no Brasil, Maranhão e São Luís, além de análise da ficha individual dos alunos matriculados no Ifma com o registro da sua vida escolar. Na pesquisa de campo, utilizou-se instrumentos de coleta de dados como questionários e entrevistas aplicados junto a 6 alunos na faixa etária 28 a 42 anos e entrevistas semiestruturadas aplicadas a 3 coordenadores de curso. A análise dos dados da pesquisa permitiu identificar que os problemas relacionados à qualidade das escolas de Educação Básica que oferecem a EJA aliados às condições socioeconômicas do público-alvo dessa modalidade têm dificultado o ingresso na Educação Superior, através dos concorridos exames de acesso às universidades. Sobre a permanência, a aprendizagem básica revela-se insatisfatória, há insuficiência de políticas institucionais para adoção de estratégias que possibilitem identificar o perfil desses alunos ingressantes nos cursos de graduação, em posterior acompanhamento das suas vivências acadêmicas, e a implementação de ações de assistência estudantil que garantam sua frequência à instituição até a conclusão do curso. Nas considerações finais, julgou-se ser necessário maior investimento na EJA, para que as camadas populares possam vislumbrar possibilidades de ingresso, permanência e conclusão dos estudos na Educação Superior, atribuindo novos significados às suas experiências de vida, possibilidades para o exercício da cidadania e plena participação na sociedade.
Abstract: This work is linked to the Policy, Educational Management and Human Training Research Line of the Graduate Program in Education of Federal University of Maranhão, had as objective of analyzing the school trajectories, admission conditions, permanence and completion of the graduates of the Education of Youth and Adults (EJA) in Higher Education. The research was carried out under the theoretical-methodological reference of historical-dialectical materialism, which subsidized the development of the quantitative-qualitative study that involved students of the Food Technology and Degree in Agricultural Sciences courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (Ifma) / São Luís-Maracanã Campus. In order to broaden the understanding about the research object and try to answer the guiding questions, a bibliographical review was carried out, based on the contributions of HADDAD & DI PIERRO (2000), CAPUCHO (2012), COULON (2017), FEITOSA, LEITE (2013), RIOS (2011), SILVA (2015), among others. The documentary research is based on laws, decrees, resolutions, ordinances and opinions and data from the School Census for the years 2014 to 2017 regarding to enrollments, classes, educational institutions and teachers at the EJA in Brazil, Maranhão and São Luís, as well as an analysis of the individual record of the students enrolled in Ifma with the record of their school life. In the field research, we used data collection instruments such as questionnaires and interviews applied to 6 students in the age group 28 to 42 years and semi-structured interviews applied to 3 course coordinators. The data analysis allowed to identify that the problems related to the quality of the Basic Education schools offered by the EJA also considering the socioeconomic conditions of the target public of this modality have made difficult the admission in Higher Education through the concurred examinations of access to the universities. Regarding the permanence, basic learning proves to be unsatisfactory, there are insufficient institutional policies to adopt strategies that make it possible to identify the profile of these incoming students in undergraduate courses, follow-up of their academic experiences, and the implementation of student assistance actions that guarantee their attendance to the institution until the conclusion of the course. In the final considerations, it was shown necessary to invest more in the EJA, so that the popular social classes can glimpse possibilities of entrance, permanence and conclusion of studies in Higher Education, attributing new meanings to their life experiences, possibilities for the exercise of citizenship and fully participation in society.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação superior
Ingresso
Permanência
Conclusão
Youth and adult education
Higher education
Admission
Permanence
Conclusion
Área(s) do CNPq: Educação
Educação de adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PEREIRA, Diego Rodrigo. Trajetórias escolares, condições de ingresso, permanência e conclusão dos egressos da educação de jovens e adultos na educação superior. 2018. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação / CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2547
Data de defesa: 27-Nov-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGOPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado744,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.