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Tipo do documento: Dissertação
Título: Assistência estudantil: uma análise do processo de monitoramento e avaliação acadêmica dos bolsistas do Programa Permanência – UFMA/Campus Dom Delgado
Título(s) alternativo(s): Student assistance: an analysis of the monitoring process and academic evaluation of the Permanence Program Fellows - UFMA / Campus Dom Delgado
Autor: MENDES, Ezenilde Rocha 
Primeiro orientador: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Primeiro coorientador: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Terceiro membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Quarto membro da banca: FONSECA, Ana Silvina Ferreira
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar a assistência estudantil da UFMA, a partir do processo de monitoramento e avaliação do desempenho acadêmico de discentes/bolsistas do Programa Permanência-UFMA. Fundamentou-se na concepção do gestor e implementadores do Programa Permanência-UFMA sobre assistência estudantil, nas técnicas, mecanismos e/ou estratégias de monitoramento e avaliação do desempenho acadêmico de discentes/bolsistas do Programa Permanência-UFMA, adotados pela PROAES-UFMA e nas contribuições para a promoção da permanência de discentes/bolsistas em vulnerabilidade socioeconômica no Campus Dom Delgado, baseadas na avaliação da Planilha de Bolsistas/Aprimoramento Acadêmico do Programa Permanência-UFMA, conforme recorte temporal nos semestres de 2016-2, 2017-1 e 2017-2. O Programa Permanência-UFMA é vinculado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e implementado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES-UFMA) (BRASIL, 2007; VIEIRA, 2008; TEIXEIRA, 2011; CARVALHO, 2013). A metodologia adotada foi um estudo de caso do tipo avaliativo-descritivo de natureza qualitativa e quantitativa, fundamentada em leituras e revisões bibliográficas sistemáticas sobre a política de educação superior, de forma interdisciplinar com a política de assistência estudantil e em conteúdos inerentes à temática (LAVILLE, 1999; FREITAG, 2005; FERREIRA, 2009; BALDIJÃO, 2011; DIAS SOBRINHO, 2013). Contou-se com análises documentais da política de assistência estudantil da UFMA, especialmente, do Programa Permanência-UFMA (BRASIL, 2013; UFMA, 2017; 2018). As técnicas e instrumento de coleta de dados pautaram-se na elaboração de um questionário semiestruturado para aplicação de entrevistas com gestor e equipe técnica e/ou técnicos implementadores do Programa Permanência-UFMA, lotados na PROAES-UFMA. Ressalta-se que a prioridade do estudo se deu acerca de uma avaliação técnica do Programa Permanência-UFMA, motivo principal pela não participação do público alvo do programa nas entrevistas. A interpretação e a avaliação dos documentos, das entrevistas e dos resultados dos dados coletados da pesquisa basearam-se em uma análise de conteúdo, conforme a teoria de Bardin (2011). Visou-se, assim, identificar as contribuições propositivas do Programa Permanência-UFMA, adotadas pela PROAES para a promoção da permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica da UFMA, pautada na democratização e promoção da justiça social. Conforme resultados do estudo, constatou-se que houve uma elevação no percentual do índice de rendimento acadêmico dos discentes/bolsistas, a partir da diminuição no percentual de reprovação por média e por falta nas disciplinas em que eles/estes alunos eram matriculados semestralmente, durante o período 2016-2 a 2017-2. Portanto, a partir dos resultados da pesquisa identificou-se que a assistência estudantil, na modalidade Permanência-UFMA, contribui para a permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica no Campus Dom Delgado. Concluiu-se enfatizando a importância pela continuidade e fortalecimento do PNAES, enquanto política pública, por possibilitar a promoção da permanência, a conclusão do curso de graduação e a redução da evasão e retenção de discentes em vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior e por proporcionar, pela educação, a redução das disparidades no desempenho acadêmico decorrente de diferenças socioeconômicas dos discentes no Campus Dom Delgado.
Abstract: This master's dissertation was aimed analyze the student welfare of UFMA, from monitoring process and performance of academic of learnners (Scholars in in a Permanence Program – UFMA). The research was based in the conception of manager and implementing of Permanence Program- UFMA about student walfare. In the technical, mechanisms and/or evaluation approach and performance evaluation of learners/scholarship students of Permanece Program – UFMA, adopted by PROAES- UFMA. And in the contributions of the program for the promotion of permanence of learners/scholarship in economic vulnerability on Campus Dom Delgado, based on spreadsheet evaluation of scholarship/ Academic Improvement of Permanence Program-UFMA during periods of 2016.2, 2017.1 e 2017.2. The Permanence Program UFMA is bound to the National Program of Student Walfare (PNAES) and implemented by the Rectory of Student Assistance (PROAES – UFMA). The methodology adopted was a case study evaluative- descriptive of a qualitative nature based on readings and systematics bibliographic reviews about higher policies education in interdisciplinary way with policy of student assistance and in inherent contents to the theme. This work was based also in desk reviews of the policies of Student Assistance of UFMA. The techniques and tools for data collection was made as of in the elaboration of a questionnaire semi-structered to the application of interview with manager technical team and/ or implementing of Permanence Program – UFMA, that work in PROAES- UFMA. The interpretation and evaluation of the documents, interview and result data collected of the research were based in content analysis according to Bardin theory (2011). This work aimed for thus, identify proactive contributions of the Permanence Program – UFMA, adopted for PROAES for the promotion of residence time of learners in socio-economic vulnerability of UFMA, guided in democratization and promotion of social justice. According to survey results, work results, it was verifield that there was an increase in the percentage of students’ academic achievement index due to the decrease in the percentage of failure per grade and the lack of subjects enrolled semesterly during the period 2016- 2 to 2017-2. Therefore, from the results of the research it was identified that the student assistance, in the Permanence UFMA, contributes to the permanence of learners in socio- economic vulnerability on Dom Delgado Campus. It was concluded emphasizing the importance for the continuity and strengthening of the PNAES, as a public policy, as it allows the promotion of permanence, the completion of the graduate course and the reduction of learners’ evasion and retention in socio-economic vulnerability in higher education. And for providing education with reducing the disparities in academic performance due to the socio-economic differences of the learners on Campus Dom Delgado.
Palavras-chave: Assistência Estudantil
Avaliação
Monitoramento
Permanência
Programa Permanência-UFMA
Student Assistance
Program Permanence -UFMA
Monitoring
Evaluation
Permanence
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MENDES, Ezenilde Rocha. Assistência estudantil: uma análise do processo de monitoramento e avaliação acadêmica dos bolsistas do Programa Permanência – UFMA/Campus Dom Delgado. 2019. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2544
Data de defesa: 21-Jan-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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