Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Thalita de Fátima Aranha Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525831759745134por
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee1MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee2AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee3CORREIA, Joelma Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031852893254269por
dc.contributor.referee4LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.date.accessioned2019-02-25T18:00:06Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationSOUSA, Thalita de Fátima Aranha Barbosa. Gênero e educação infantil: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar. 2018. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2537-
dc.description.resumoNeste estudo procuramos investigar as percepções das professoras sobre a categoria gênero, a fim de identificar como tem sido trabalhada e sua relação na educação de crianças de 3 a 5 anos, em uma escola pública de Educação Infantil, na cidade de São Luís (MA). Para tanto, temos como objetivos identificar as percepções de gênero das professoras, de forma aanalisar se tais saberes foram trabalhados na formação docente; investigar como as professoras inserem as questões de gênero em suas práticas; e averiguar como as referidas questões são trabalhadas no contexto escolar, buscando sua relação na educação das crianças deste estudo. Assim, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma creche escola na cidade de São Luís (MA). Para análise de conteúdo, conforme sugerido por Bardin (2011), foi utilizada para organização das entrevistas semiestruturadas e dos registros de campo. As análises mostraram que diferentes saberes sobre gênero foram produzidos e legitimados pelas professoras. Inferimos que estes se constituíram com base nas naturalizações dos significados do que é ser feminino ou masculino, contribuindo para que os trabalhos sobre gênero, na maioria das vezes, não sejam percebidas. A pesquisa possibilitou compreender que a prática pedagógica nesta etapa de ensino, a Educação Infantil, ainda é permeada pelas concepções pré-determinadas do ser feminino ou ser masculino. Contudo, considera-se que na Educação Infantil é possível desenvolver ações que problematizem e contribuam para as desconstruções e posteriores transformações da temática, superando, sobretudo os binarismo. Para tanto, consideramos relevante melhorias, quer na formação docente, quanto na formação continuada, de modo que ofereçam suporte e conhecimento favoráveis para novas posturas.por
dc.description.abstractIn this study we seek to investigate the teachers' perceptions about the gender category, in order to identify how they work in the school context and what is the relationship in children’s education, between 3 and 5 years, in an Early Childhood school, in the city of São Luis (MA). Therefore, we have as objectives identify the gender perceptions of the teachers, in order to verify if such knowledge was worked in the teacher training; investigate how teachers insert gender issues in their practices; and to verify how these questions are practised in the school context, looking for their relation in the education of children from this study. Thus, we peform a qualitative research in an Early Childhood school in São Luis – MA. For the content analysis, as suggested by Bardin (2011), were used in the organization of the semi-structured interviews, and the field record. With the research it was able to understand that the pedagogical practice in this stage of education, Early Childhood, is still full by the pre-determined conceptions of being female or being male. However, it is considered that in Early Childhood Education it is possible to develop actions that problematize and contribute to the deconstruction and subsequent transformations in this theme, overcome, above all, binarism. Therefore, we consider relevant improvements in both teacher training and continuous education, so that they offer support and knowledge favorable to new positions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-02-25T18:00:06Z No. of bitstreams: 1 THALITASOUSA.pdf: 805728 bytes, checksum: d78cd86f8a91cbbc1b8c92d18b74ec07 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-25T18:00:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THALITASOUSA.pdf: 805728 bytes, checksum: d78cd86f8a91cbbc1b8c92d18b74ec07 (MD5) Previous issue date: 2018-08-15eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectGendereng
dc.subjectEarly childhoodeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpor
dc.titleGênero e educação infantil: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolarpor
dc.title.alternativeGender and early childhood education: a study of the activities carried out by teachers in the school contexteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THALITASOUSA.pdfDissertação de Mestrado786,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.