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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero e educação infantil: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Gender and early childhood education: a study of the activities carried out by teachers in the school context
Autor: SOUSA, Thalita de Fátima Aranha Barbosa 
Primeiro orientador: MOTTA, Diomar das Graças
Primeiro membro da banca: MOTTA, Diomar das Graças
Segundo membro da banca: AMORIM, Elisângela Santos de
Terceiro membro da banca: CORREIA, Joelma Reis
Quarto membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Resumo: Neste estudo procuramos investigar as percepções das professoras sobre a categoria gênero, a fim de identificar como tem sido trabalhada e sua relação na educação de crianças de 3 a 5 anos, em uma escola pública de Educação Infantil, na cidade de São Luís (MA). Para tanto, temos como objetivos identificar as percepções de gênero das professoras, de forma aanalisar se tais saberes foram trabalhados na formação docente; investigar como as professoras inserem as questões de gênero em suas práticas; e averiguar como as referidas questões são trabalhadas no contexto escolar, buscando sua relação na educação das crianças deste estudo. Assim, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma creche escola na cidade de São Luís (MA). Para análise de conteúdo, conforme sugerido por Bardin (2011), foi utilizada para organização das entrevistas semiestruturadas e dos registros de campo. As análises mostraram que diferentes saberes sobre gênero foram produzidos e legitimados pelas professoras. Inferimos que estes se constituíram com base nas naturalizações dos significados do que é ser feminino ou masculino, contribuindo para que os trabalhos sobre gênero, na maioria das vezes, não sejam percebidas. A pesquisa possibilitou compreender que a prática pedagógica nesta etapa de ensino, a Educação Infantil, ainda é permeada pelas concepções pré-determinadas do ser feminino ou ser masculino. Contudo, considera-se que na Educação Infantil é possível desenvolver ações que problematizem e contribuam para as desconstruções e posteriores transformações da temática, superando, sobretudo os binarismo. Para tanto, consideramos relevante melhorias, quer na formação docente, quanto na formação continuada, de modo que ofereçam suporte e conhecimento favoráveis para novas posturas.
Abstract: In this study we seek to investigate the teachers' perceptions about the gender category, in order to identify how they work in the school context and what is the relationship in children’s education, between 3 and 5 years, in an Early Childhood school, in the city of São Luis (MA). Therefore, we have as objectives identify the gender perceptions of the teachers, in order to verify if such knowledge was worked in the teacher training; investigate how teachers insert gender issues in their practices; and to verify how these questions are practised in the school context, looking for their relation in the education of children from this study. Thus, we peform a qualitative research in an Early Childhood school in São Luis – MA. For the content analysis, as suggested by Bardin (2011), were used in the organization of the semi-structured interviews, and the field record. With the research it was able to understand that the pedagogical practice in this stage of education, Early Childhood, is still full by the pre-determined conceptions of being female or being male. However, it is considered that in Early Childhood Education it is possible to develop actions that problematize and contribute to the deconstruction and subsequent transformations in this theme, overcome, above all, binarism. Therefore, we consider relevant improvements in both teacher training and continuous education, so that they offer support and knowledge favorable to new positions.
Palavras-chave: Gênero
Educação infantil
Professoras
Práticas pedagógicas
Gender
Early childhood
Teachers
Pedagogical practice
Área(s) do CNPq: Sociologia da Educação
Educação Pré-Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SOUSA, Thalita de Fátima Aranha Barbosa. Gênero e educação infantil: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar. 2018. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2537
Data de defesa: 15-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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