Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2537
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gênero e educação infantil: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar |
Título(s) alternativo(s): | Gender and early childhood education: a study of the activities carried out by teachers in the school context |
Autor: | SOUSA, Thalita de Fátima Aranha Barbosa |
Primeiro orientador: | MOTTA, Diomar das Graças |
Primeiro membro da banca: | MOTTA, Diomar das Graças |
Segundo membro da banca: | AMORIM, Elisângela Santos de |
Terceiro membro da banca: | CORREIA, Joelma Reis |
Quarto membro da banca: | LIMA, Francisca das Chagas Silva |
Resumo: | Neste estudo procuramos investigar as percepções das professoras sobre a categoria gênero, a fim de identificar como tem sido trabalhada e sua relação na educação de crianças de 3 a 5 anos, em uma escola pública de Educação Infantil, na cidade de São Luís (MA). Para tanto, temos como objetivos identificar as percepções de gênero das professoras, de forma aanalisar se tais saberes foram trabalhados na formação docente; investigar como as professoras inserem as questões de gênero em suas práticas; e averiguar como as referidas questões são trabalhadas no contexto escolar, buscando sua relação na educação das crianças deste estudo. Assim, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma creche escola na cidade de São Luís (MA). Para análise de conteúdo, conforme sugerido por Bardin (2011), foi utilizada para organização das entrevistas semiestruturadas e dos registros de campo. As análises mostraram que diferentes saberes sobre gênero foram produzidos e legitimados pelas professoras. Inferimos que estes se constituíram com base nas naturalizações dos significados do que é ser feminino ou masculino, contribuindo para que os trabalhos sobre gênero, na maioria das vezes, não sejam percebidas. A pesquisa possibilitou compreender que a prática pedagógica nesta etapa de ensino, a Educação Infantil, ainda é permeada pelas concepções pré-determinadas do ser feminino ou ser masculino. Contudo, considera-se que na Educação Infantil é possível desenvolver ações que problematizem e contribuam para as desconstruções e posteriores transformações da temática, superando, sobretudo os binarismo. Para tanto, consideramos relevante melhorias, quer na formação docente, quanto na formação continuada, de modo que ofereçam suporte e conhecimento favoráveis para novas posturas. |
Abstract: | In this study we seek to investigate the teachers' perceptions about the gender category, in order to identify how they work in the school context and what is the relationship in children’s education, between 3 and 5 years, in an Early Childhood school, in the city of São Luis (MA). Therefore, we have as objectives identify the gender perceptions of the teachers, in order to verify if such knowledge was worked in the teacher training; investigate how teachers insert gender issues in their practices; and to verify how these questions are practised in the school context, looking for their relation in the education of children from this study. Thus, we peform a qualitative research in an Early Childhood school in São Luis – MA. For the content analysis, as suggested by Bardin (2011), were used in the organization of the semi-structured interviews, and the field record. With the research it was able to understand that the pedagogical practice in this stage of education, Early Childhood, is still full by the pre-determined conceptions of being female or being male. However, it is considered that in Early Childhood Education it is possible to develop actions that problematize and contribute to the deconstruction and subsequent transformations in this theme, overcome, above all, binarism. Therefore, we consider relevant improvements in both teacher training and continuous education, so that they offer support and knowledge favorable to new positions. |
Palavras-chave: | Gênero Educação infantil Professoras Práticas pedagógicas Gender Early childhood Teachers Pedagogical practice |
Área(s) do CNPq: | Sociologia da Educação Educação Pré-Escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SOUSA, Thalita de Fátima Aranha Barbosa. Gênero e educação infantil: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar. 2018. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2537 |
Data de defesa: | 15-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THALITASOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 786,84 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.