Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2531
Tipo do documento: Dissertação
Título: Preservação do patrimônio cultural e práticas docentes: um estudo sobre o Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no estado do Maranhão no município de Alcântara
Título(s) alternativo(s): Preservation of cultural heritage and teaching practices: one study on the Program of Continuing Education in Patrimonial Education in the state of Maranhão in the municipality of Alcântara
Autor: SILVA, Luciana Mendonça da 
Primeiro orientador: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Segundo membro da banca: CUTRIM, Klautenys Dellene Guedes
Terceiro membro da banca: COSTA, Elen de Fátima Lago Barros
Resumo: A educação patrimonial é um processo imprescindível que conduz à preservação do patrimônio cultural, por isso faz-se necessária a formação docente no intuito de preparar os professores para o desenvolvimento de práticas de ensino referentes às questões patrimoniais. Assim, esta pesquisa visou investigar os impactos do Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão (PROFEPMA) nas práticas docentes voltadas para a preservação do patrimônio cultural de Alcântara. Para tanto, inicialmente, foi realizado um estudo teórico acerca do desenvolvimento do conceito de patrimônio num contexto histórico, político e social, bem como sobre as leis que amparam a sua proteção e ainda acerca das relações existentes entre cultura, identidade, patrimônio cultural e educação patrimonial. Algumas experiências, realizadas no Brasil, envolvendo a educação patrimonial, também foram citadas. Posteriormente, buscou-se um entendimento acerca das práticas de ensino e suas influências sobre a educação patrimonial, dando um enfoque para a formação docente. Em seguida, descreveu-se Alcântara e seu patrimônio cultural, assim como as fases de planejamento, organização, implantação, monitoramento e avaliação do PROFEPMA a fim de dar subsídios para a compressão acerca da metodologia de pesquisa escolhida. Esta se classifica em bibliográfica, documental e de campo quanto aos meios, exploratória e descritiva quanto aos fins, na perspectiva de Vergara (2013) e ainda em qualitativa quanto à abordagem, na perspectiva de Godoy (1995), utilizando-se a análise de conteúdos, proposta por Bardin (2011) para analisar as falas dos sujeitos entrevistados. Os mesmos correspondem a Professores Qualificados, Professores Formadores, Tutores e membros da Equipe Técnico-pedagógica do PROFEPMA, escolhidos pelos métodos de amostra por acessibilidade (VERGARA, 2013) e por saturação (MORSE, 2000 apud GIL, 2016). Dessa forma, este trabalho torna-se relevante, uma vez que traz contribuições, tanto teóricas quanto práticas, para o planejamento e a implantação de programas de formação continuada docente voltados para a educação patrimonial e a consequente preservação do patrimônio cultural. Para isso, são deixados registros, contendo os benefícios e as dificuldades encontrados quando da realização do PROFEPMA. Percebeu-se que, embora com alguns entraves, por meio do PROFEPMA foi possível trazer conhecimentos sobre o patrimônio cultural de Alcântara para professores e alunos da Rede Municipal de Educação, despertando nestes um sentimento de pertencimento e de zelo por esse patrimônio. Porém, a não continuidade deste programa fez com que as práticas de ensino de muitos professores não mais focassem esta tão rica temática, prejudicando assim o processo de preservação do patrimônio local.
Abstract: Patrimonial education is an essential process that leads to the preservation of cultural heritage; therefore, it is necessary to prepare instructors for the development of educational practices related to patrimonial issues. Thus, this research aimed to investigate the impacts PROFEPMA in teaching practices aimed at preserving the cultural heritage of Alcântara. Thus, this research aimed to investigate the impacts of the PROFEPMA in teaching practices focused on the preservation of the cultural heritage of Alcântara. Firstly, the referred student performed a theoretical study on the development of the concept of heritage in a social historical, political and social context, jointly with the laws that protect it and the relations between culture, identity, cultural heritage and patrimonial education. Some experiences in Brazil involving patrimonial education were also reported. Secondly, the student deepened on the educational practices and its influences on the patrimonial education focused on the preparing of instructors. Finally, Alcântara and its cultural heritage were described, as well as the planning, organization, implementation and evaluation phases of the PROFEPMA to provide support for the comprehension of the chosen research methodology. This research is classified in bibliographical, documentary and field in terms of the means, exploratory and descriptive in terms of the ends, from Vergara's perspective (2013) and qualitative from Godoy's (1995) perspective in terms of the approach, and using Bardin’s (2011) proposal of content analysis to interpret the speeches of the interviewed subjects. They correspond to Qualified Teachers, Teachers Trainers, Tutors and members of the Technical-Pedagogical Team of PROFEPMA, chosen by the methods of sample by accessibility (VERGARA, 2013) and by saturation (MORSE, 2000 apud GIL, 2016).Thus, this dissertation becomes relevant since it contributes theoretically and practically to the planning and implementation of continuing educational programs of instructors focused on patrimonial education and the consequent preservation of cultural heritage. Benefits and difficulties encountered when performing the PROFEPMA were recorded. Although some obstacles, one can conclude through the PROFEPMA that it was possible to give knowledge about Alcântara’s cultural heritage to the instructors and students of the Municipal Educational Schools, arousing a sense of belonging and zeal for their heritage. However, the non-continuity of this program meant the educational practices of teachers no longer were focused on this very rich theme, thus undermining the process of preserving local heritage.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Formação docente
Práticas docentes
Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão (PROFEPMA)
Cultural heritage
Patrimonial education
Instructor training
Teaching practices
. Continuing Educational Program in Patrimonial Education in State of Maranhão (PROFEPMA).
Área(s) do CNPq: Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SILVA, Luciana Mendonça da. Preservação do patrimônio cultural e práticas docentes: um estudo sobre o Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no estado do Maranhão no município de Alcântara. 2019. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2531
Data de defesa: 15-Jan-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANASILVA.pdfDissertação de Mestrado3,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.