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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2527
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de professores de Química sobre proposições de atividades experimentais na direção da alfabetização científica |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of teachers of Chemistry on propositions of experimental activities in the direction of scientific literacy |
Autor: | PINTO, Luizelio Veloso |
Primeiro orientador: | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira |
Primeiro membro da banca: | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira |
Segundo membro da banca: | OLIVEIRA, Marcelo Moizinho |
Terceiro membro da banca: | LIMA, Joacy Batista de |
Resumo: | A presente pesquisa visou analisar os discursos dos professores de Química, sobre suas concepções de planejamento e práticas experimentais nas aulas de química do ensino médio, tendo como alicerce de interesse à vista sobre o processo de construção de conhecimentos e do alcance da aprendizagem significativa no processo de ensinoaprendizagem. Buscou-se identificar a presença das práticas experimentais dentro de um contexto de planejamento dos professores de química, além de caracterizar essas atividades experimentais e reconhecer como se dá o processo avaliativo diante dos princípios de aprendizagem significativa e alfabetização científica. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, utilizando-se análise documental (planejamentos dos professores de química) e análise de conteúdo dos discursos dos professores de química, que foram organizados sob o esquema da metodologia de redes sistêmicas. O universo da pesquisa direcionou-se para uma amostragem de professores de química da rede pública estadual de ensino médio do município de Itapecuru-Mirim. O material de análise foi composto por planos pedagógicos e entrevistas a uma amostragem de professores durante o desenvolvimento da pesquisa. Identificou-se no perfil sócio profissional que estes personagens atuam em condições semelhantes em sua prática educacional. Observou-se, ainda que, no discurso dos professores há compreensão de que a atividade experimental é um excelente recurso metodológico, contudo a abordagem demonstrativa e verificacionista são a mais abordada pelos docentes em suas rotinas educativas e de acordo com os autores embasados, não é a mais recomendada, visto que esses autores concordam que a abordagem investigativa seria a mais adequada às aulas de química. Portanto diante do que foi estudado nesta pesquisa, existe uma longa jornada a ser galgada para as visões sobre a implementação das atividades experimentais e que se defende a necessidade de novas pesquisa sobre as inovações metodológicas na intenção de se alcançar a aprendizagem significativa. |
Abstract: | The present research aimed to analyze the discourses of chemistry teachers about their conceptions of planning and experimental practices in high school chemistry classes, based on interest in the process of knowledge construction and the scope of meaningful learning in the process of teaching and learning. The aim was to identify the presence of experimental practices within a context of planning of chemistry teachers, as well as to characterize these experimental activities and to recognize how the evaluation process takes place before the principles of meaningful learning and scientific literacy. The research followed the qualitative approach, using documentary analysis (teachers 'chemistry planning) and content analysis of the chemistry teachers' discourses, which were organized under the scheme of the systemic networks methodology. The research universe was directed to a sample of chemistry professors from the state public high school in the municipality of Itapecuru-Mirim. The analysis material was composed of pedagogical plans and interviews with a sample of teachers during the research development. It was identified in the socio-professional profile that these characters act in similar conditions in their educational practice. It was observed that, in the teachers' discourse, there is an understanding that experimental activity is an excellent methodological resource, yet the demonstrative and verifying approach is the most approached by teachers in their educational routines and according to the authors, it is not the most recommended, since these authors agree that the investigative approach would be the most appropriate for chemistry classes. Therefore, in light of what has been studied in this research, there is a long journey to be reached for the visions about the implementation of the experimental activities and that the need for new research on methodological innovations is defended in order to achieve meaningful learning. |
Palavras-chave: | Experimentação Concepções de professores Ensino de Química Experimentation Conceptions of teachers Chemistry education |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem Química |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | PINTO, Luizelio Veloso. Concepções de professores de Química sobre proposições de atividades experimentais na direção da alfabetização científica. 2018. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2527 |
Data de defesa: | 17-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LUIZELIOPINTO.pdf | Dissertação de Mestrado | 658,74 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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