Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/252
Tipo do documento: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: os saberes pedagógicos em foco
Título(s) alternativo(s): TEACHER TRAINING OF PORTUGUESE LANGUAGE: the pedagogical knowledge in focus
Autor: Everton, Elizia Graziele Oliveira 
Primeiro orientador: BONFIM, Maria Núbia Barbosa
Primeiro membro da banca: Melo, Maria Alice
Resumo: Neste estudo, analisa-se a formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Maranhão, no campus do Bacanga, com sede em São Luís. Busca-se delinear a formação pedagógica do Curso a partir dos saberes pedagógicos mobilizados nas disciplinas pedagógicas. A tessitura desta pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, mais precisamente no estudo de caso, uma vez que se aborda um caso específico, inserido em realidade social, econômica e política. Para tanto, fez-se uso da entrevista semi-estruturada, enquanto instrumento metodológico, com estudantes dos dois últimos períodos e com professores das disciplinas pedagógicas. Como técnica de tratamento e análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo. Discutem-se as políticas públicas para a educação e como estas atingem a educação superior e, consequentemente, a formação de professores; modelos, tendências e configurações dessa formação no Curso de Letras. Conceituam-se saberes docentes e pedagógicos e reflete-se sobre as concepções de linguagem. Por fim, busca-se discutir e analisar a formação pedagógica à luz das representações dos formandos e professores, bem como suas sugestões que poderão apontar caminhos para a busca de melhorias no processo ensino-aprendizagem dos saberes pedagógicos. As representações dos sujeitos da pesquisa apontam algumas fragilidades na formação pedagógica, como o ensino essencialmente teórico, distante da realidade e com uma identidade de bacharelado. No entanto, é possível afirmar que existe uma perspectiva de mudança, alicerçada nos questionamentos dos estudantes e na luta diária dos professores das disciplinas pedagógicas que pertencem ao Departamento de Letras, para que o Curso se fortaleça enquanto Licenciatura e para que a formação pedagógica ganhe um lugar de destaque.
Abstract: This study analyzes the pedagogical training of Bachelor of Arts of the Federal University of Maranhão, on the campus of Bacanga, headquartered in St. Louis Search to outline the teacher training course from the pedagogical knowledge mobilized in pedagogical subjects. The fabric of this research is based on a qualitative approach, more precisely in the case study, since it addresses a specific case, inserted in the social, economic and political. To do so, use has been made of the semi-structured interview as a methodological tool, with students of the last two periods and teachers pedagogical disciplines. As treatment technique and data analysis, made use of content analysis. Discusses public policies for education and how these affect higher education and, consequently, the training of teachers, models, trends and settings such training course in Literature. Conceptualize themselves teaching knowledge and teaching and reflected on the concepts of language. Finally, we seek to discuss and analyze the pedagogical training in the light of representations of learners and teachers, as well as suggestions that may indicate ways to seek improvements in the teaching-learning pedagogical knowledge. The representations of the subjects of the research show some weaknesses in teacher training, teaching as essentially theoretical, detached from reality and identity with a bachelor's degree. However, it is clear that there is a change perspective, rooted in questions of students and teachers in the daily struggle of pedagogical disciplines belonging to the Department of Arts, so that the course be strengthened as Bachelor and the pedagogical win a prominent place.
Palavras-chave: Formação docente
Língua Portuguesa
Saberes pedagógicos
Formação pedagógica
Teacher training
Portuguese language
Pedagogical knowledge
Pedagogical training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: EVERTON, Elizia Graziele Oliveira. TEACHER TRAINING OF PORTUGUESE LANGUAGE: the pedagogical knowledge in focus. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/252
Data de defesa: 17-Jul-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Elizia.pdf798,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.