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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAGUIAR, Diêgo Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973215080542142por
dc.contributor.advisor1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee2SILVA, Eder Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122802210339152por
dc.contributor.referee3REGO, Henio Henrique Aragão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002951945786094por
dc.date.accessioned2019-02-11T14:32:05Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationAGUIAR, Diêgo Marques. Produção e utilização do jogo de computador no âmbito do ensino de óptica geométrica. 2018. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2515-
dc.description.resumoComo o ensino de óptica geométrica no Ensino Médio é um pouco defasado devido aulas expositivas que não estimulam interesse dos alunos, o presente trabalho, tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos e estimular o interesse e o aprendizado através do jogo de computador como auxílio para aulas expositivas. Visando analisar as possíveis potencialidades do jogo de computador produzido no Scratch, software utilizado para produção de animações e jogos, esta dissertação está fundamentada na teoria de Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação de Tizuko Morchida Kishimoto, na teoria da educação de Jorge Fernando Hermida, e também em algumas citações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S). Foi aplicado um questionário inicial, uma aula expositiva, um jogo de computador produzido no software Scratch, e um questionário final. Como resultado observamos que os alunos tiveram uma melhor compreensão sobre Óptica Geométrica, e o quanto ela é importante para sua formação científica. É importante observar que o uso desse tipo de jogo educativo não se restringe apenas a Óptica Geométrica, ele pode abranger diversos temas da Física, e também outras disciplinas como Química, Biologia etc.por
dc.description.abstractAs the teaching of Geometric Optics in Secondary School is a little out of date due to lectures that do not stimulate interest for students, the present work aims to analyze the teachinglearning process of students and stimulate interest and learning through computer game as an aid to the lectures. In order to analyze the potential of the computer game produced in Scratch, software used to produce animations and games, this dissertation is based on the theory of Play, Toy, Play and Education of Tizuko Morchida Kishimoto, in the theory of the infantile education of Jorge Fernando Hermida, and also in some citations of the National Curricular Parameters (NCPs). An initial survey, an expository class, a computer game produced in Scratch software, and a final survey were applied. As a result it was obtained that students had a better understanding about Geometric Optics, and how important it is to their scientific background. It is important to note that the use of this type of educational game is not only restricted to Geometric Optics, it can cover various subjects of Physics, as well as other disciplines such as Chemistry, Biology, etc.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-02-11T14:32:05Z No. of bitstreams: 1 DiêgoAguiar.pdf: 3939365 bytes, checksum: d5c311a10fe9fc9c4f1d84632b01c593 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-11T14:32:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DiêgoAguiar.pdf: 3939365 bytes, checksum: d5c311a10fe9fc9c4f1d84632b01c593 (MD5) Previous issue date: 2018-11-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogopor
dc.subjectScratchpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectÓptica geométricapor
dc.subjectGameeng
dc.subjectScratcheng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectGeometric opticseng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqÓticapor
dc.titleProdução e utilização do jogo de computador no âmbito do ensino de óptica geométricapor
dc.title.alternativeProduction and use of computer game within the scope of geometric optics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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