Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2515
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Produção e utilização do jogo de computador no âmbito do ensino de óptica geométrica |
Título(s) alternativo(s): | Production and use of computer game within the scope of geometric optics teaching |
Autor: | AGUIAR, Diêgo Marques |
Primeiro orientador: | DINIZ, Eduardo Moraes |
Primeiro membro da banca: | DINIZ, Eduardo Moraes |
Segundo membro da banca: | SILVA, Eder Nascimento |
Terceiro membro da banca: | REGO, Henio Henrique Aragão |
Resumo: | Como o ensino de óptica geométrica no Ensino Médio é um pouco defasado devido aulas expositivas que não estimulam interesse dos alunos, o presente trabalho, tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos e estimular o interesse e o aprendizado através do jogo de computador como auxílio para aulas expositivas. Visando analisar as possíveis potencialidades do jogo de computador produzido no Scratch, software utilizado para produção de animações e jogos, esta dissertação está fundamentada na teoria de Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação de Tizuko Morchida Kishimoto, na teoria da educação de Jorge Fernando Hermida, e também em algumas citações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S). Foi aplicado um questionário inicial, uma aula expositiva, um jogo de computador produzido no software Scratch, e um questionário final. Como resultado observamos que os alunos tiveram uma melhor compreensão sobre Óptica Geométrica, e o quanto ela é importante para sua formação científica. É importante observar que o uso desse tipo de jogo educativo não se restringe apenas a Óptica Geométrica, ele pode abranger diversos temas da Física, e também outras disciplinas como Química, Biologia etc. |
Abstract: | As the teaching of Geometric Optics in Secondary School is a little out of date due to lectures that do not stimulate interest for students, the present work aims to analyze the teachinglearning process of students and stimulate interest and learning through computer game as an aid to the lectures. In order to analyze the potential of the computer game produced in Scratch, software used to produce animations and games, this dissertation is based on the theory of Play, Toy, Play and Education of Tizuko Morchida Kishimoto, in the theory of the infantile education of Jorge Fernando Hermida, and also in some citations of the National Curricular Parameters (NCPs). An initial survey, an expository class, a computer game produced in Scratch software, and a final survey were applied. As a result it was obtained that students had a better understanding about Geometric Optics, and how important it is to their scientific background. It is important to note that the use of this type of educational game is not only restricted to Geometric Optics, it can cover various subjects of Physics, as well as other disciplines such as Chemistry, Biology, etc. |
Palavras-chave: | Jogo Scratch Ensino e aprendizagem Óptica geométrica Game Scratch Teaching and learning Geometric optics |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem Ótica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA/CCET |
Citação: | AGUIAR, Diêgo Marques. Produção e utilização do jogo de computador no âmbito do ensino de óptica geométrica. 2018. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2515 |
Data de defesa: | 9-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiêgoAguiar.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.